Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Já se passaram quase três décadas desde que a Nintendo lançou seu amado console de 16 bits (o SNES), mas ainda não esquecemos suas contribuições para a era de ouro dos jogos. Não foi apenas a casa dos melhores jogadores de plataforma da época, mas também um console que trouxe os melhores RPGs que o Japão tinha a oferecer. Dessa forma, o SNES foi o berço do “Super Metroid” e também o primeiro console que nos permitiu correr de kart com Mario e amigos. 

Confira também os jogos mais viciantes para celular!

Existem tantos títulos clássicos no SNES que alguns foram deixados de lado ao longo dos anos. Além disso, vale lembrar que o console possui um dos maiores catálogos de jogos já lançados em uma plataforma e é hora de comemorar isso. Portanto, aqui estão os melhores jogos do SNES de todos os tempos:

Super Mario Kart

SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Nintendo

Uma curiosidade: Super Mario Kart começou como uma ideia vaga de criar um jogo de corrida para dois jogadores. Dessa forma, ele complementaria o F-Zero, que era apenas para um jogador. No entanto, no início do desenvolvimento, a Nintendo decidiu que Mario e sua turma se encaixariam no jogo. E assim a Nintendo tropeçou em uma de suas maiores franquias.

Embora os modos de corrida e batalha ainda sejam muito divertidos, Super Mario Kart é melhor vivenciado como um “pedaço de nostalgia”, em oposição ao seu piloto de corrida. Mas o legado do original é inegável, pois abriu o caminho para todos os seus sucessores que foram ainda melhores.

NBA Jam

Jogos SNES: confira a lista dos melhores! - Foto: Reprodução/ Midway
SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Midway

Houve um tempo em que os jogos de esportes não tentavam simular o esporte real enquanto arrancavam até o último centavo dos jogadores por meio de microtransações. Dessa forma, você costumava escolher apenas uma estrela da NBA (ou talvez um personagem do Mortal Kombat ou um presidente dos EUA), ir para a quadra e pular repetidamente para enterrar seus oponentes enquanto colocava a bola no aro. Foi um tempo mais simples.

NBA Jam é basquete apenas no sentido mais amplo da palavra. O motivo disso é que ele joga fora a maior parte do livro de regras e se concentrar na ação e na pura diversão. Dessa forma, ele se transformou em um jogo clássico que até jogadores que pouco se importam com esportes podem desfrutar.

Super Punch-Out!!

Jogos SNES: confira a lista dos melhores! - Foto: Reprodução/ Nintendo
SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Nintendo

O original Punch-Out!! ainda é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, e a Nintendo não mudou muito para a sequência. Isso ainda é um boxe misturado com luta livre profissional. Além disso, há personagens grandes e ridículos, exceto que eles parecem melhores do que nunca, graças ao poder do SNES.

Talvez seja a completa falta de Mike Tyson ou a música um pouco inferior, mas Super Punch-Out!! não é lembrado com tanto carinho quanto o original. As lutas baseadas se mantiveram bem, e você terá dificuldade em encontrar um jogo de boxe de arcade melhor.

Kirby Super Star

Jogos SNES: confira a lista dos melhores! - Foto: Reprodução/ Midway
SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Nintendo

Embora a franquia Kirby ainda seja muito popular, a crítica mais consistente a esses jogos é geralmente que eles são muito curtos e com pouco conteúdo. Kirby Super Star é a rara exceção a essa regra. Dessa forma, ele ostenta sete segmentos de jogo exclusivos, além de dois minijogos mais curtos que apresentam multiplayer. O resultado é um dos jogos mais diversos e profundos da série Kirby, senão toda a biblioteca do SNES.

Final Fantasy II

Jogos SNES: confira a lista dos melhores! - Foto: Reprodução/ Square
SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Square

Agora o chamamos de Final Fantasy IV, mas originalmente tinha um nome diferente pois o segundo e o terceiro jogos não foram lançados nos EUA até anos depois. Sem experimentar esses jogos, Final Fantasy II estava anos-luz à frente do original. Dessa forma, ele apresentava a estreia do sistema “Active Time Battle” que definiu a série por mais de uma década. Isso sem mencionar que está foi a primeira verdadeira narrativa cinematográfica da série.

Embora Final Fantasy II no SNES tenha envelhecido bem, as versões posteriores que melhoraram o som e os gráficos e, o mais importante, limparam a tradução, são realmente a melhor maneira de experimentar esta joia.

Super Mario RPG

Jogos SNES: confira a lista dos melhores! - Foto: Reprodução/ Midway
SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Square

A Square estava lançando RPGs clássicos em um ritmo tão ridículo nos anos 90 que até a Nintendo agarrou a chance de trabalhar com a empresa. As duas empresas agilizaram o processo, com desenvolvimento durando pouco mais de um ano, mas de alguma forma, naquela época, a Square surgiu com um dos jogos mais engraçados e mais bonitos do SNES. Dessa forma, Super Mario RPG se destaca como um dos melhores RPGs e jogos de Mario de todos os tempos.

Apesar de seu pedigree e forte recepção, a Square e Nintendo nunca trabalharam juntas em outro RPG de Mario.

Mega Man X

SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Capcom

Com seis jogos incríveis lançados no NES, a série Mega Man original estava ficando um pouco obsoleta no início dos anos 90. Mega Man X injetou uma nova vida na série com um protagonista mais maduro e jogabilidade mais rápida que lhe permitiu correr e subir. Ainda assim, o combate básico e a habilidade de escolher qual robô mestre enfrentar em seguida garantiu que Mega Man X não se afastasse muito de suas raízes.

Um número ridículo de sequências se seguiu na série X (e várias outras sub-séries Mega Man), e embora X2 e X3 no SNES também sejam bons jogos, há um bom argumento a ser feito de que a Capcom ainda não superou o original Mega Man X como o melhor jogo de toda a franquia.

EarthBound

SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Nintendo

Lançado em uma época em que RPGs de console significavam uma busca por um mundo de fantasia medieval, a maioria dos jogadores simplesmente não estava pronta para o EarthBound nos anos 90. Incomumente engraçado, inteligente, surreal e autorreferencial, a história de ficção científica de Ness é tanto sobre salvar o mundo quanto explorar a cultura ocidental de uma perspectiva de fora – algo que ainda raramente é visto em videogames.

Super Mario World 2: Ilha de Yoshi

SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Nintendo

A Ilha de Yoshi é um excelente exemplo de como a Nintendo prefere fazer sequências apenas quando tem novas ideias para justificá-las. Uma sequência de Super Mario World que apresentasse apenas a mesma jogabilidade em novos mundos teria vendido milhões, mas a Nintendo decidiu colocar o trabalho extra para criar um jogo centrado no amigo dinossauro de Mario, Yoshi, com mais quebra-cabeças e foco na habilidade de Yoshi para engolir itens e cuspi-los. Os novos gráficos desenhados à mão também o separavam de Super Mario World (e do resto do catálogo SNES). Na verdade, a Ilha de Yoshi pode muito bem ser o jogo mais bonito do SNES.

Enquanto desenvolvido e comercializado como uma sequência de Super Mario World, Ilha de Yoshi gerou sua própria série de jogos de plataforma com os amados dinossauros, embora nenhum seja tão bem visto quanto o original.

Final Fantasy III

SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Square

Não é exagero dizer que Final Fantasy III (ou VI, como é chamado agora) mudou para sempre os RPGs. O cenário, um mundo “steampunk” inspirado no final do século 19, mostrou aos jogadores que grandes RPGs não precisavam ser ambientados nos mundos de alta fantasia usuais. A história, que mostra o vilão atingir seu objetivo, brincou com as expectativas dos fãs do gênero e mudou os jogos de Final Fantasy. O que é realmente incrível sobre a história é como ela é contada. Mesmo com sprites de 16 bits, o jogo parece mais cinematográfico do que muitos lançamentos modernos cheios de vídeos longos. 

Super Mario World

SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Nintendo

Nos anos 80 e 90, a estreia de cada novo jogo do Mario pretendia mudar completamente nossa percepção dos videogames. Nós todos tínhamos jogado os jogos do Super Mario Bros no NES, neste ponto, e tão amado como eles eram, nada poderia nos preparar para o “World” com mapa interligados e os seus numerosos segredos. Embora o power-up da capa não fosse tão revolucionário quanto a “fantasia de guaxinim” de Mario, a adição de Yoshi criou toneladas de novas estratégias para jogar um jogo de Mario. E não se pode exagerar o quão alucinantes os gráficos e som eram, ainda mais se comparados com qualquer coisa no NES.

Há um bom argumento de que a Nintendo ainda não fez um jogo de Mario melhor desde Super Mario World. Mesmo os melhores gráficos e cooperação para quatro jogadores dos jogos “New Super Mario Bros.” não superaram este lendário jogo de plataformas.

Chrono Trigger

SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Square

A Square não teve problemas em lançar os sucessos dos anos 90, mas todos esses jogos foram apenas aperitivos para o que se destaca como o maior RPG da geração de 16 bits. Chrono Trigger apresenta sete períodos de tempo diferentes para explorar, mais de uma dúzia de finais e um sistema de combate profundo focado em combinar os ataques de seus personagens.

Todos esses recursos têm aparecido em jogos desde então, mas nenhum deles conseguiu executá-los tão bem. A Square passou a fazer muitos RPGs amados no PlayStation, mas olhando para trás, seu canto de cisne no SNES pode muito bem ser onde o desenvolvedor atingiu o pico. 

Jogos SNES: confira a lista dos melhores! - Foto: Reprodução/ Nintendo
SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Nintendo

O primeiro jogo de Legend of Zelda no NES foi anunciado como um clássico instantâneo, então é claro, a Nintendo o seguiu com um jogo de plataforma 2D bizarro que confunde os fãs até hoje. Felizmente, o terceiro jogo da série, que chegou ao SNES, voltou para a visão de cima para baixo e o rastreamento de masmorras que todos nós conhecemos e amamos.

A Link to the Past é cativante o suficiente por si só, mas o que realmente tornou o jogo tão amado é seu segundo mapa do Mundo das Trevas, que você usa para resolver muitos dos quebra-cabeças do jogo. Mesmo que os jogos de Zelda  tenham crescido muito em escopo desde A Link to the Past, ainda é fácil se perder em seu mundo por dezenas de horas.

Super Metroid

SNES: veja os melhores jogos do vídeo game clássico! – Foto: Nintendo

Super Metroid é quase perfeito. A atmosfera, influenciada por filmes de ficção científica como Aliens e habilmente aprimorada por sua trilha sonora agourenta, era incomparável para a época. Os gráficos e designs dos personagens ainda estão entre os melhores em jogos, e a jornada de Samus através do planeta Zebes para encontrar cada vez mais power-ups é habilmente ritmada.

Embora a série tenha visto seus altos e baixos, Super Metroid continua sendo um jogo que pode ser recomendado a todos os tipos de jogadores.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!