Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Conforme anunciado meses atrás, a Microsoft retirou o suporte do seu APP do Skype para o Windows Phone 8.X. Usuários dessa versão do sistema que tentarem baixar a aplicação não conseguirão fazê-lo a partir de hoje. Você ainda será capaz de baixar o aplicativo por meio de uma ligação direta, como por meio de uma instalação via appx, mas isso não impedirá do APP de parar de funcionar nos próximos meses.

Versão do Skype para o Windows Phone que será descontinuado

Versão do Skype para o Windows Phone que será descontinuada

Atualmente o novo APP Universal do Skype está disponível para meia dúzia de usuários, que são aqueles que estão na versão 1607 do Windows 10 Mobile ou superior. Isso é menos de 13% do total de usuários da plataforma. Isto é, mais de 85% de todos que usam o Windows Phone ficarão sem o suporte a aplicação oficial de um dos principais serviços de vídeo chamadas do mundo, e que é da própria Microsoft, desenvolvedora do Windows Phone/Windows 10 Mobile.

Novo APP do Skype disponível apenas para o Windows 10 Mobile

Novo APP do Skype disponível apenas para o Windows 10 Mobile

Tudo bem que desses 85% que hoje não usam o Windows 10 Mobile, metade deles podem atualizar oficialmente para o Windows 10 sem qualquer dificuldade, bastando para isso basta baixar o aplicativo Supervisor de Atualização na Windows Store para quem o telefone seja habilitado para baixar o W10M, porém, não é algo que todos tenha conhecimento e também não há uma ampla divulgação desse requisito dentro da comunidade.

De qualquer forma, tal atitude é no mínimo absurda diante da atual situação do sistema. Já ficou mais do que claro que a Microsoft não tem qualquer plano para oferecer mais suporte ao Windows Phone (enquanto versão da plataforma) a mais do que já foi feito até sua versão 8.1, tudo agora é voltado para o Windows 10 Mobile, porém, não cremos que era necessário descontinuar sua aplicação do Skype dessa forma. Pelo menos não agora.

Os mais otimista podem afirmar que a ideia é forçar, de uma forma ou de outra, que usuários migrem para o Windows 10 Mobile ou adquiram um aparelho novo com o novo S.O., contudo, nem isso é suficiente para justificar tal atitude. Desta vez até nós devemos admitir que a Microsoft deu uma bola fora que foi parar no estacionamento do estádio.

Fontes: MSPoweruser Obg ao Rogerio Sarmento pela dica 😉