Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Skype, o aplicativo pioneiro que popularizou a ascensão das chamadas de voz e vídeo através da internet, está matando uma das características que ele acrescentou em anos posteriores, para tentar tornar o serviço mais onipresente, especialmente entre os usuários móveis. Em 31 de março, a companhia está desativando o serviço Skype Wi-Fi, que permite aos usuários comprar acesso Wi-Fi em hotspots públicos pagos, por uma taxa tipicamente menor.

A empresa começou a enviar avisos para usuários e também está no site do Skype:

Skype WiFi está sendo descontinuado?

Sim. Dia 31 de março de 2017, o Skype WiFi já não estará disponível. Você não será capaz de baixar o aplicativo Skype WiFi, e se você ainda tem o Skype WiFi instalado após 31 de março, o aplicativo já não será capaz de encontrar e usar pontos de acesso.

Você ainda pode usar seus créditos do Skype para desfrutar outros recursos do Skype, como ligar para celulares e telefones fixos em muitos destinos mais barato.

Por que o Skype WiFi está sendo descontinuado?

Nós estamos retirando o Skype WiFi globalmente, assim podemos concentrar nossos esforços em trazer-lhe a melhor experiência possível através de nossos principais recursos do Skype.

E se eu não quiser usar meu crédito do Skype para comprar outros produtos?

Se tiver alguma dúvida sobre o saldo restante dos seus créditos do Skype, por favor, entre em contato com atendimento ao cliente Skype.

Um porta-voz da Microsoft, quando consultado, indicou está mesma página para dúvidas, informações ou qualquer comentário.

Hoje, os principais recursos parecem basear-se em torno do serviço  Skype for Business; integrações com outros serviços da Microsoft; e uma app para rivalizar com o Slack (que originalmente era chamado de “Skype Teams” mas, quando lançado, virou Microsoft Teams), juntamente com serviços como uma plataforma de desenvolvimento de bots.

Isto não é uma grande surpresa. Originalmente chamado Skype Access e lançado em 2009, a ideia era sempre ter acesso à internet sem fios (wireless), o mesmo princípio que o Skype aplicou ao mundo de chamadas e textos: oferecer o mesmo serviço que as operadoras oferecem, mas gratuitamente ou a um preço muito mais barato e com um sistema de pagamento mais suave. O serviço abrange, atualmente, mais de 2 milhões de pontos de acesso global.

Mas, nos últimos anos, parece que o serviço Skype WiFi não obteve o mesmo sucesso, sendo pouco utilizado e nenhuma palavra sobre quantas pessoas usam ativamente esse serviço. Ele provavelmente, também não ajudou já que em setembro do ano passado, a Microsoft fechou o escritório em Londres do Skype, sua HQ e o principal local de engenharia antes da aquisição da Microsoft, que afetou 400 postos de trabalho. Depois de uma redução de pessoal assim, você deve esperar algum fechamento de serviços e consolidação.

Além disso, também houve a mudança geral no mercado, e Skype WiFi não é tão necessário como pode ter sido no passado. Hoje em dia, se você está em seu país de origem, você pode utilizar o Hotspot Móvel e compartilhar do seu telefone para o laptop se você precisa de acesso à internet em algum lugar que não há acesso Wi-Fi; ou no seu telefone, você pode simplesmente usar os dados da rede celular, que pode ser mais rápido ou até mais barato, se comparado quando foi criado o Skype WiFi.

Curiosamente, em 2015, a Microsoft estava planejando lançar seu próprio serviço de Wi-Fi no mundo todo — mas se você visitar a página, receberá um aviso de “em breve”. Enquanto isso, a Microsoft tem um app Microsoft Wi-Fi para pesquisar e pagar para usar hotspots públicos sob plano de dados, embora ao que parece, está disponível apenas para PCs com o Windows 10.

Lembrando, que a Microsoft adicionou suporte nativo a  eSIM no Windows 10, na WinHec 2016, quando combinado com solução de gestão de assinatura de conectividade On-Demand da Gemalto, possibilitando aos consumidores, gerenciar facilmente a experiência de conectividade de seus dispositivos.

Para aqueles que eram usuários de Skype WiFi e em determinadas circunstâncias, quando necessário ou não gostariam de pagar alguma taxa louca para acesso ao Wi-Fi, o recurso no app vai parar de localizar e utilizar pontos de acesso após 31 de março e se você for um usuário do Skype que comprou o crédito para usar o serviço de Wi-Fi , você poderá usá-lo em outros serviços do Skype, como chamadas para números não Skype, por exemplo, ligações para outras operadoras.

Se você não usa o Skype para fazer outros tipos de chamadas e a única razão que você tinha crédito na sua conta foi por causa do Skype Wi-Fi, você precisa entrar em contato com o serviço ao cliente Skype, para falar sobre seu saldo de créditos restante.

Fonte: TechCrunch