Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Canonical, a empresa por trás do Ubuntu, anunciou hoje que o Skype agora está disponível como um Snap, o formato de empacotamento de aplicativo universal do Linux. Disponível a partir de hoje, o lançamento significa que o Skype pode oferecer seu serviço de comunicação a mais ampla gama de usuários Linux, incluindo milhões no Ubuntu.

O Skype é usado por milhões de usuários globalmente para fazer chamadas de voz e vídeo gratuitas, enviar arquivos, vídeo e mensagens instantâneas e compartilhar tanto ocasiões especiais e momentos diários com as pessoas que mais importam.

O Skype virou-se para os snaps para garantir aos seus usuários no Linux que  automaticamente serão entregues a versão mais recente após a liberação. E com o recurso de reversão dos snaps, pelo qual, aplicativos podem reverter para a versão anterior de trabalho no caso de um bug, os desenvolvedores do Skype podem garantir uma experiência perfeita para o usuário.

O Snap do Skype irá funcionar nativamente em todas as distribuições Linux suportadas, incluindo o Linux Mint, Manjaro, Debian, Arch Linux, OpenSUSE, Solus e Ubuntu. Este aplicativo de desktop do Skype é compatível com toda a ampla plataforma Linux, abrindo-o a um maior número de dispositivos e para milhões de usuários.

“Skype vem permitindo conversas no mundo por mais de dez anos,” disse Jonáš Tajrych, Engenheiro Sênior de Software no Skype na Microsoft . “Queremos poder entregar a mesma experiência de alta qualidade no Linux, como fazemos nas outras plataformas. Snaps nos permitem fazer extamente isso, dando-nos a capacidade de empurrar os recursos mais mais recentes diretamente para nossos usuários, independentemente do dispositivo ou distribuição que eles usem.”

“Estamos muito satisfeitos em receber o Skype no ecossistema “snaps,” disse Jamie Bennett, vice-presidente de engenharia, dispositivos e IoT na Canonical. “O Skype e o número cada vez maior de Snaps que ele se junta, parece colocar o usuário Linux em primeiro lugar, permitindo-lhes desfrutar as versões mais recentes após a liberação e oferecem uma gama mais ampla de aplicativos para os usuários escolherem.”

Snaps são pacotes de software em contentores (containers), projetados para trabalhar com segurança dentro de qualquer ambiente Linux em desktop, nuvem e dispositivos IoT. Milhares de Snaps foram lançadas desde 2016, com o seu recurso proveniente das atualizações automáticas e recursos de reversão, além de benefícios de segurança, permitindo uma maior flexibilidade para os desenvolvedores, por um lado e uma experiência mais integrada para os usuários do outro.

Skype está disponível para download como Snap, clicando aqui ou executando snap install – classic Skype.

Fonte: Ubuntu