Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

As chamas Achievements da Xbox Live, ou Conquistas em nosso idioma, pode sofrer mudanças drásticas muito em breve e o principal motivos pode ser os eSports.

Para quem não sabe do que se trata, os Esportes eletrônicos, ciberesportes ou eSports, são alguns dos termos para as competições organizadas de jogos eletrônicos, especialmente entre os profissionais. Os gêneros de jogos mais comuns associados com esportes eletrônicos são os de estratégia em tempo real, luta, tiro em primeira pessoa, e MOBA. Embora os esportes eletrônicos tenham sido uma parte da cultura de jogos eletrônicos, as competições têm visto um grande aumento de popularidade nos últimos anos. Enquanto as competições antes do ano 2000 foram em grande parte entre amadores, a proliferação de competições profissionais e crescente audiência agora apoia um número significativo de jogadores profissionais e equipes,e muitos desenvolvedores de jogos agora implementam recursos em seus jogos projetados para facilitar modos competitivos.

Só para exemplificar como a coisa está séria, abaixo temos um vídeo da Final do CBLoL 2016, que é um campeonato focado no game League of Legends, comumente chamado de LoL. Observe a super produção em torno do evento e tire suas próprias conclusões (veja a partir dos 01:00:01).

Já de olho nesse mercado, a Microsoft deve promover mudanças no sistema de conquistas da Live afim de adentrar nesse segmento. Sobre isso, veja o que Mike Ybarra falou. Ele é o vice-presidente corporativo do Xbox.

“Nós temos em mente mudanças mais profundas. Não é algo que eu possa revelar agora, mas será uma mudança de conceito sobre como demonstrar o que o jogador conseguiu enquanto jogava.”

Como exemplo ele falou de uma gamer que joga Halo 5 em nível profissional e acaba tendo um gamerscore (pontuação atribui pela conquistas desbloqueada em cada jogo) baixo justamente por focar apenas em um único game. Então, ele complementou:

“Nós podemos fazer muito mais para mostrar o histórico de alguém. Se alguém joga apenas o multiplayer de Halo 5 em nível profissional, nós queremos celebrar essa pessoa. Nós vamos nos dedicar bastante nessa área para permitir que as pessoas exibam seus feitos e consigam realmente mostrar o tipo de jogadores que eles são”.

Usuário brasileiro que conseguiu 1 milhão de gamerscore na Xbox Live

Note que em nenhum momento ele falou sobre como e quando essas mudanças chegarão, muito menos quais serão elas, porém, como sabemos que o mercado global de eSports gerou um lucro de mais de US$450 milhões em 2016, sem dúvida, a Microsoft, que não é boba nem nada, deve correr atrás de ter sua parcela de lucro nessa “onda”.

Vale lembrar que o sistema de conquistas da Xbox Live foi tão bem sucedido que a Sony seguiu esse mesmo caminho na PSN e tempos depois até a Steam entrou nada onda. Se e quando a MS implementar um sistema voltado para gamers profissionais, sem dúvida suas concorrentes também devem ir atrás.

Fonte: Uol Jogos