Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Silent Hill é uma das maiores franquias de jogos de terror de todos os tempos. Dessa forma, a franquia tem mais de 20 anos de sucesso e vários jogos. Um dos títulos mais conhecidos da franquia é Silent Hill 4: The Room da Konami, que foi lançado para PS2 e Xbox. Portanto, pensando nisso, hoje, vamos fazer um review desse clássico dos jogos de terror. Confira:

Veja também o review completo de Commandos 3!

O início da história

Silent Hill 4 The Room: confira o review do game! – Foto: Reprodução/ TM

Antes de mergulhar na análise de Silent Hill 4: The Room, gostaria de apontar que sou um fã da série Silent Hill, mas muitos títulos de terror (inclusive da própria franquia) simplesmente não estão correspondendo ao “hype”. Na época do lançamento desse jogo, muitos dos fãs desse tipo de game estavam começando a se cansar das câmeras desajeitadas e da ação deficiente do jogo. Muitos estavam lentamente começando a se desligar do próprio gênero. Então Silent Hill 4: The Room conseguiu dar aos fãs o que eles estão pedindo? Eu diria que na maior parte sim.

Em Silent Hill 4 você começa um pouco diferente das iterações anteriores. Desta vez, você passeará por South Ashfield. Você joga como Henry Townshend, um cara bastante típico que começa a ter alguns sonhos extremamente intensos, juntamente com algumas fortes dores de cabeça. Basicamente, você descobrirá que seu apartamento está mal-assombrado e que você está trancado. Dessa forma, você acaba dando uma olhada em seu apartamento e acaba encontrando um buraco de bom tamanho, sem outra opção ele rasteja e o que ele descobre ao entrar no portal é o que o levará em sua jornada pelo jogo. Silent Hill 4: The Room continua tão assustador como sempre. A história dá muitas voltas e mais voltas que o manterão acordado por algumas noites. A Konami fez um bom trabalho ao criar muitas voltas e reviravoltas assustadoras para tentar deixá-lo o mais assustador possível.

Modos de visualização e sequências de ação

Silent Hill 4 The Room: confira o review do game! - Foto: Reprodução/ Sirus Gaming
Silent Hill 4 The Room: confira o review do game! – Foto: Reprodução/ Sirus Gaming

Silent Hill 4: The Room tem dois modos de visualização diferentes dos quais você participará durante o jogo. Você tem o modo de primeira pessoa que é usado enquanto navega pelo apartamento e o modo de terceira pessoa quando você está passando por outros mundos. O modo de primeira pessoa permite que você realmente observe todo o apartamento, pois até os menores detalhes podem ter um impacto no jogo. A visão em primeira pessoa é perfeita para o que está tentando realizar, mas às vezes pode ser um pouco difícil de manobrar.

As sequências de ação na terceira pessoa do jogo são boas em sua maior parte, mas existem alguns contratempos menores. Na visão em terceira pessoa, você percorrerá os portais de seu apartamento em muitos mundos e ambientes diferentes. Você sabe o que isso significa, não é, muitos monstros malvados para matar ao longo do caminho. Um dos pequenos contratempos do jogo é o sistema de inventário, que poderia ter dado um pouco mais de trabalho se você me perguntar. Uma das maiores desvantagens do jogo é o fato de você não poder descartar nada. Então, digamos que você precise pegar um item, mas não tem nenhum espaço disponível, bem, isso pode ser um problema. Este não é um grande problema no início do jogo, mas quando você começa a carregar mais e mais nas partes posteriores do jogo, isso pode se tornar uma grande dor de cabeça.

No geral, não é um jogo tão difícil

Silent Hill 4 The Room: confira o review do game! - Foto: Reprodução/ Mod DB
Silent Hill 4 The Room: confira o review do game! – Foto: Reprodução/ Mod DB

É claro que, ao passar pelos níveis, os monstros malvados não ficam apenas parados e bonitos. Embora você possa muitas vezes contornar os inimigos e sair de lá, na maioria das vezes você terá que tirar esses “bandidos”. Henry irá apontar automaticamente para o que estiver mais próximo, de forma que apenas deixe você apertar o botão até que todos os inimigos estejam mortos.  Mas em vez de eles estarem mortos depois de matá-los, você terá que “pisar” neles apenas para ter certeza. Este recurso é ótimo no início, mas depois de um tempo, ele perde o seu talento e se torna mais um aborrecimento do que qualquer coisa.

No geral Silent Hill 4: The Room não é um jogo tão difícil, pois você levará apenas de dez a quinze horas para ser concluído. Mas o que é bom em fazer é permanecer interessante e assustador durante o jogo. O combate é bom, mas o sistema de inventário poderia ter sido melhor. Estamos olhando para um jogo de Silent Hill sólido com uma boa história e jogabilidade boa o suficiente para deixar muitos fãs da série felizes.

Gráficos

Silent Hill 4 The Room: confira o review do game! – Foto: Reprodução/ Evil Hazard

A série Silent Hill sempre foi uma série bonita. Principalmente se orgulham de muitos detalhes e de sua grande quantidade de sangue. Dessa forma, a Konami tentou manter o sangue “rodando na Sala” também.

O visual do jogo ainda é muito detalhado. O jogo, claro, fica melhor quando o sangue está espalhando por todo o lugar e a atmosfera está escura. Os ambientes do jogo carregam muitos detalhes e mantêm uma sensação assustadora muito agradável para eles o tempo todo. Os monstros do jogo são, de longe, a parte mais bonita do jogo. Todos eles têm muitos detalhes e parecem ainda mais assustadores, principalmente para a época.

A única desvantagem para o visual do jogo é a animação. Embora não seja ruim, não faz um ótimo trabalho em acompanhar o resto do jogo. No geral, estamos olhando para um jogo bonito que só precisava de alguns ajustes no departamento de animação.

Fator de diversão

Silent Hill 4 The Room: confira o review do game! - Foto: Reprodução/ Happy Gamer
Silent Hill 4 The Room: confira o review do game! – Foto: Reprodução/ Happy Gamer

Silent Hill 4: The Room foi criado de forma a garantir que você permaneça interessado no jogo o tempo todo. A história é assustadora o suficiente para mantê-lo interessado e os gráficos ajudam a criar pesadelos. A jogabilidade, embora com falhas, ainda se mantém. Eu diria que se você é fã da série, vai se divertir muito com ela.

No geral

Silent Hill 4 The Room: confira o review do game! – Foto: Reprodução/ YouTube

Você gosta de jogos assustadores? Você é fã da série Silent Hill? Se você responder sim a qualquer uma dessas perguntas, então este jogo é para você. Se você não respondeu sim, mas ainda está com vontade de jogar um jogo assustador, experimente esse jogo.

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!