Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

No quesito integração entre outras plataformas e o Windows, a Microsoft vem surpreendendo a cada dia, prova disso é o aplicativo Seu Telefone que facilita e muito a vida dos usuários de outros SO’s. Após o fim do Windows Phone, as únicas alternativas em sistemas operacionais móveis disponíveis (mais usados) são o Android e  iOS, dado essas alternativas, ainda não conseguimos um integração tão natural como acontecia entre o Windows Phone e o Windows Desktop. Agora, se você optou pelo Android como o substituto oficial de seu antigo smartphone com o sistema operacional móvel da gigante de Redmond, você terá uma certa vantagem em conseguir uma melhor integração entre o Windows e o SO da Google com o APP Seu Telefone.

Semelhante às sinergias com iOS e macOS, com o Seu Telefone, você pode obter suas mensagens de texto, notificações e fotos recentes diretamente no seu PC sem sequer tocar no seu telefone. A novidade em questão aqui é para você que foi um pouco mais além e se aventurou como um usuário Windows Insider já que, em builds prévias, o aplicativo Seu Telefone pode ir um pouco mais longe.

Sendo você um usuário Insider do Windows, você pode espelhar e controlar ou digitar em seu telefone Android e nos aplicativos do Android diretamente do seu PC enquanto ele ainda está no seu bolso. A nova experiência denominada “Tela do telefone” ainda está em fase Beta, mas já pode ser considerada bem promissora.

Tela do telefone

Vamos mostrar, a seguir, um tutorial de como configurar o nova função do APP, lembrando que ela só funcionará com os dispositivos conectados pelo Wi-Fi.

Presumindo que você já tenha o aplicativo Seu Telefone instalado em seu dispositivo Android, será necessário emparelhar o seu smartphone com o seu PC via Bluetooth. Você pode fazer isso clicando no item “Tela do telefone” no APP Seu Telefone. Pela primeira vez, o aplicativo irá ajudar no processo e guiará você na execução da conexão entre os dispositivos ou você também pode emparelhar manualmente indo nas “Configurações” do Windows 10.

Pareamento dos dispositivos

Uma vez emparelhado, é necessário manter o Bluetooth ligado e seu telefone e PC conectados à mesma rede, seja ela com ou sem fio. Você também precisa conceder e concordar com algumas permissões, feito isto, pressione “Iniciar agora” na janela que aparece em seu smartphone Android. Este recurso de segurança irá alertar você que o aplicativo Seu Telefone irá capturar tudo o que é exibido na tela. Você pode impedir esse aviso clicando em “Não mostrar novamente“. Lembramos mais uma vez que o recurso Tela do telefone só funcionará se o seu PC e smartphone estiverem conectados na mesma rede e com o Bluetooth ativado.

Inicialmente, o novo recurso disponibilizado pela Microsoft ao seu aplicativo que visa uma maior integração entre dispositivos móveis de outros SO’s e o Windows 10 só é compatível com alguns smartphones e PC’s e é possível conferir a lista com os telefones compatíveis aqui. A limitação para os PC’s suportados também é grande, inicialmente, apenas os dispositivos da linha Surface (Surface Go, Surface Laptop, Surface Laptop 2, Surface Pro 4, Surface Pro 5, Surface Pro 6, Surface Book e Surface Book 2) podem executar o novo recurso. Ainda existe outra ressalva: os dispositivos Surface necessitam das atualizações mais recentes do Driver Bluetooth, o Marvell 15.68.17013.110, para executar o novo recurso.

A experiência do novo recurso Tela do telefone ainda está em fase de testes e a Microsoft tem muito trabalho pela frente para aprimorá-lo. Como a maioria dos smartphones são frequentemente usados na realização de chamadas, seria interessante ver a adição de um recurso que permitisse aos usuários efetuar chamadas usando o Tela do telefone e transmitir o áudio para o PC ao invés do telefone semelhante ao que acontece no Dell Mobile Connect, que permite usar seu PC como um alto-falante Bluetooth. Isso pode aumentar o uso potencial do recurso Tela do telefone. Como o uso e o feedback dos Windows Insiders é primordial nesse momento, é certo que, a Microsoft adicionará mais recursos futuramente.