Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Seu roteador pode estar cheio de problemas de segurança: Em meio a uma pandemia, vários problemas de segurança já foram relatados nos últimos meses. Seja baseada em hardware ou software, qualquer violação no mundo online resulta em reparo ou malware usado para roubar informações pessoais, como cartões de crédito ou senhas de mídias sociais. Se você acha que está seguro, pense novamente. Seu roteador de Internet pode ser o único a roubar suas informações! Aqui está um aviso para todos.

Melhores roteadores: confira o ranking dos melhores!

Seu roteador pode apresentar problemas de segurança

Na quarta-feira, 8 de julho, o TechRadar informou sobre um problema de segurança específico que poderia estar roubando suas informações através do seu roteador. Além disso, novas pesquisas descobriram que muitos dos roteadores vendidos na Internet atualmente não possuem nenhuma atualização de firmware de segurança desde a sua produção.

O Instituto Fraunhofer de Comunicação da Alemanha (FKIE) estudou 127 roteadores domésticos de sete marcas bem conhecidas no mercado, envolvendo Netgear, ASUS, AVM, D-Link, Linksys, TP-Link e Zyxel. O estudo mostra que 46 dos 127 roteadores domésticos totais não possuem nenhum patch de atualização de segurança.

Seu roteador pode estar cheio de problemas de segurança
Seu roteador pode estar cheio de problemas de segurança – Foto: Divulgação/Buscapé

Isso significa que milhões de usuários da Internet podem ser vítimas de uma violação de segurança quando os hackers tentarem abrir o acesso por meio de roteadores desprotegidos.

O FKIE direcionou cinco perguntas importantes sobre o estudo de firmware. Primeiro, eles avaliam a abordagem de cada fabricante à segurança cibernética. Isso incluiu a data desde o lançamento da última atualização de firmware; qual a idade das versões do SO executando esses roteadores; o uso de técnicas de mitigação de exploração; se o material da chave criptográfica privada não é privado; e a presença de credenciais de login codificadas.

“A política atualizada dos fornecedores de roteadores está muito atrás dos padrões, como os conhecemos nos sistemas operacionais de desktop ou servidor”, observou o FKIE em seu relatório. “Vários roteadores têm senhas conhecidas ou simples de decifrar – ou possuem credenciais codificadas que os usuários não podem alterar”.

Linux não atualizado na maioria dos roteadores domésticos

Seu roteador pode estar cheio de problemas de segurança
Seu roteador pode estar cheio de problemas de segurança – Foto: Reprodução/Tech Times

Além disso, outra coisa perigosa que o FKIE encontrou durante a investigação é o fato de 90% de todas as marcas de roteadores domésticos não atualizarem seus patches de segurança do Linux há mais de cinco anos.

O Linux é um sistema operacional de código aberto usado principalmente para proteger os roteadores domésticos de qualquer distúrbio fora do sistema de acesso.

“O Linux trabalha continuamente para fechar as vulnerabilidades de segurança em seu sistema operacional e desenvolver novas funcionalidades. Realmente, tudo que os fabricantes precisariam fazer é instalar o software mais recente, mas eles não o integram na medida em que poderiam e deveriam”, afirmou. Johannes vom Dorp, cientista do departamento de Análise e Defesa Cibernética do FKIE.

Além disso, as empresas mencionadas ainda não comentaram os problemas.

Fonte: Techtimes

O que você achou do seu roteador poder apresentar problemas de segurança? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo da página.