Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A empresa precisa se antecipar à necessidade insaciável de Elon Musk por atenção antes que os reguladores dos EUA o façam

O Instagram está trabalhando em lojas e um “mercado de conteúdo de marca” para influenciadores

Incompetente não é uma palavra que você normalmente usaria para descrever um dos seres humanos mais bem-sucedidos financeiramente na história, mas aqui estamos. Sim, estou falando sobre o magnata bilionário Elon Musk.

Por um lado, Musk tem um intelecto brilhante único em uma geração. Ele é o arquiteto e a força motriz por trás de várias empresas de tecnologia incrivelmente bem-sucedidas, como PayPal e SpaceX. Musk é o epítome de uma pessoa de visão ampla, com visão e coragem para pegar ideias rebuscadas e fantásticas e torná-las realidade.

Open AI, uma empresa que ele ajudou a fundar, é responsável pelo GPT-3, o gerador de texto mais avançado do mundo. Neuralink, outro negócio baseado em ciência, está tentando fazer interfaces cérebro-computador. E Tesla, bem, todos nós sabemos como Tesla está fazendo:

Será que Tesla sobreviverá à liderança desastrada de Elon Musk?

Visto através das lentes do mercado de ações e do massivo culto de Musk que segue os bajuladores nas redes sociais, alguém seria perdoado por pensar que ele é a segunda vinda de Henry Ford misturada com Albert Einstein e, bem, Nikolai Tesla.

Mas aqui está o problema: todas as três comparações são ridículas. Henry Ford concentrou sua energia e paixão em seu propósito singular. A atenção de Musk está dividida entre suas inúmeras empresas, mantendo sua imagem de Bro Leader One nas redes sociais e nos círculos de celebridades, e gastando o que parece ser a maior parte de seu tempo trollando aqueles que discordam de qualquer uma de suas decisões de negócios, idéias políticas incendiárias ou opiniões sociais.

Albert Einstein era um cientista educado e um dos principais especialistas em seu domínio (física), enquanto Musk é um engenheiro e um pau para toda obra quando se trata de tecnologia. E, Tesla, bem, até Musk diz que prefere Edison. Tesla devido à falta de habilidade de marketing de Nikolai tem menor popularidade aos olhos do público.

Os interesses de Musk parecem estar gradualmente além da ciência, tecnologia e engenharia. Seu discurso se tornou tão desequilibrado nos últimos anos que Grimes, sua parceira e mãe de seu filho, declarou oficialmente para informar às pessoas que ela não acredita em Musk quando ele diz que é um “ativista da direita dos homens”, mas que ele é apenas “realmente imaturo”.

No entanto, realisticamente, quem se importa se os comentários de Elon Musk o levaram a se apresentar como um vendedor de desinformação anticientífica, ideólogo radical de direita e misógino? Mesmo quando ele vai ao fundo do poço e acusa alguém de pedofilia, sem Provas e, eventualmente, admitindo não ter outra base para a acusação além do desejo de prejudicar a reputação de alguém que discordou dele, os investidores de Musk e os conselhos das empresas que ele dirige não se importam.

Até que eles façam.

Os comentários de Musk muitas vezes o colocam em problemas regulatórios. Sua rivalidade de longa data com a SEC ameaçou Tesla em mais de uma ocasião, e comentários recentes sobre tudo, de Gamestop a Bitcoin, causaram confusão nos mercados que deixaram especialistas financeiros preocupados com a formação de bolhas criadas por Musk em uma frágil economia pós-COVID.

Mas, novamente, os apoiadores de Musk podem facilmente ignorar isso. Dê uma olhada naquela imagem de estoque da Tesla. Se isso te faz sorrir, você já está convencido. Não há nada que eu, ou qualquer outra pessoa, possamos dizer para abalar sua fé na magia de Musk.

Para todos os outros, no entanto, convido você a lançar sua visão para a frente.

A Tesla é a única montadora de automóveis que ainda aposta que a visão pura do computador resolverá a direção autônoma. Especialistas em inteligência artificial – especialistas que, como Einstein, se especializam em soluções baseadas na ciência, em vez de exageros baseados no mercado – acreditam que Musk e Tesla estão latindo na árvore errada.

Em resposta, Musk frequentemente afirma que seus concorrentes estão “confiando” no LIDAR e, portanto, “condenados ao fracasso”. No entanto, até onde sei, a única empresa de veículos autônomos que conta com uma abordagem de ponta única é a Tesla e seu método somente de visão.

Pior, a Tesla é a única empresa de veículos que força o público em geral a participar de experimentos não regulamentados com seus clientes no controle de sua tecnologia.

Pior, os apoiadores de Musk acreditam que ele conquistou o mercado de carros autônomos voltados para o consumidor ao inovar e desenvolver soluções para chegar primeiro. Mas, aqui está o problema com isso: há uma dúzia de empresas lá fora que poderiam facilmente implementar um sistema comparável ao “piloto automático” e “direção autônoma” da Tesla.

Essas tecnologias estão bem dentro do alcance do Google e da Apple (todos nós esquecemos que Google e Waymo são empresas irmãs e que o GANfather, Ian Goodfellow, trabalha na Apple agora?). Eu estaria disposto a apostar que a Nvidia poderia lançar junto um sistema de veículo autônomo equivalente ao Tesla em questão de meses, se ela também quisesse. O aprendizado profundo e a visão computacional não são novos ou particularmente difíceis em 2021.

Então, por que não são? A resposta curta: porque o Autopilot e Full Self Driving não funcionam. Nenhum outro fabricante de veículos está disposto a colocar um produto potencialmente mortal nas ruas antes da regulamentação que nem mesmo funciona corretamente. As razões para isso são inúmeras, mas aqui estão duas muito importantes:

Pessoas continuam morrendo em veículos Tesla porque não seguem as instruções claras para sempre manter as mãos no volante e os olhos na estrada. Ainda assim, Elon Musk foi visto várias vezes na câmera tirando sua atenção da estrada e suas mãos do volante para provar o quão “seguro” eles são.

Os reguladores não consideram esse comportamento cativante; na verdade, pode ser considerado propaganda enganosa que coloca em risco o público em geral. Lembre-se: ninguém, a não ser a pessoa que compra um Tesla, concorda em participar dos experimentos de direção autônoma de Musk, mas todos na estrada devem fazê-lo.

E, em segundo lugar, a regulamentação está chegando. Veículos autônomos reais, como o tipo em que Waymo está trabalhando, provavelmente chegarão aqui em questão de anos. Provavelmente não serão voltados para o consumidor (serão robôsáxis, não carros que você compra) e não funcionarão em todos os lugares no início. Eles trabalharão em ambientes em que foram testados até que a infraestrutura possa ser construída para apoiá-los em outros lugares.

O que isso significa, quer você adore Musk ou não, é que Tesla está em uma corrida contra o tempo. Ele tem que dobrar para baixo e vencer por insistência de Musk de que a visão computacional por si só pode resolver a direção autônoma antes que Waymo, Apple ou alguma outra empresa descubra um sistema híbrido funcional. Perder, para Tesla, significa perder todo o tempo e dinheiro que é investido em um sistema somente de visão.

A Tesla também vinculou seu futuro ao Bitcoin, à contracultura anti-woke, à política de direita e a um CEO que castiga e rixa abertamente com as autoridades regulatórias dos EUA. Esse é um roteiro difícil para uma empresa trabalhar.

Talvez a Apple e o Waymo fracassem. Talvez a SEC e outros órgãos governamentais mudem sua postura sobre a interferência no mercado e comecem a gostar da confusão de Musk. Mas, eu não apostaria nisso.

É mais provável que a Tesla não consiga produzir um carro autônomo (Musk disse que teria um milhão na estrada antes do final de 2020, é quase meados de 2021 e a contagem é: 0). É possível que a trapalhada de Elon no Twitter e a insistência em se intrometer no mercado de ações eventualmente traga sérias consequências para o governo dos EUA e a Tesla pode ser a empresa que mais sofre. Sem mencionar o sucesso de marketing que a Tesla levará por não corresponder ao seu próprio hype.

E tudo isso seria uma grande vergonha. Porque, na minha opinião, a Tesla é a maior fabricante de automóveis do planeta. Ele estabeleceu o padrão para veículos elétricos e mudou a maneira como os carros são feitos. No entanto, a manipulação de mercado de Musk e a insistência em uma solução de uma via para a direção autônoma não fazem nada além de colocar em risco o futuro da empresa.

É hora de Musk levar seu ato PT Barnum para outra startup e deixar a Tesla para cabeças mais frias. Parece que ele está em uma busca pessoal para provar que está certo, mostrando que a tecnologia de IA de 2014 é o futuro da direção autônoma e que ele é mais poderoso do que a SEC.

Não é assim que você dirige uma empresa de sucesso, é assim que você a arruína.

Fonte: thenextweb

O que você achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Clique em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!