Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Os Estados Unidos identificaram sinais estranhos vindo do satélite Amazônia-1.

WhatsApp está preparando recurso que permite mandar imagens temporárias

Lançado no último domingo (28), o satélite brasileiro pode estar girando fora de controle após os Estados Unidos rastrearam irregularidades no sinal da espaçonave.

Contudo, o ocorrido pode ser controlado através de tentativas de envios de comando aliado ao sistema de controle de altitude. Além disso, as informações veem do portal UOL.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ainda não se pronunciou à respeito do possível problema. Já a A Agência Espacial Brasileira (AEB) informou que espera uma posição da Inpe.

Através de mensagens, engenheiros que estiveram envolvidos no projeto do satélite alegaram não ter autorização para falar sobre o assunto, mas tentaram acalmar os ânimos.

Amazônia-1: a decolagem

O Amazônia-1 foi lançado à orbita pela agencia espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO), no Satish Dhawan Space Centre, em Sriharikota, Índia.

Pouco mais de 15 minutos após a decolar, o satélite se separou do foguete PSLV-C51 e entrou em órbita a 757 km de distância da Terra, perto da ilha de Madagascar rumo ao Pólo Sul.

Até aí o lançamento foi considerado um êxito, pois a abertura do painel solar já havia sido concluída, o que indicava que o satélite já estava em pleno funcionamento.

De acordo com a Inpe, o satélite vai possibilitar o monitoramento de regiões costeiras, de reservatórios de água e florestas. Também disse que o satélite pode ser usado para observar possíveis desastres ambientais, o que levaria a uma rápida ação coercitiva.

Por fim, o satélite foi construído com 6 Km de fio e 14 mil conexões, fazendo com que ele seja capaz de observar uma faixa de 850 km com 64 metros de resolução.

O que você achou do Amazônia-1? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!