Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Não é novidade que a Blackberry anda mal das pernas já tem algum tempo, porém, mesmo estando neste estado, a empresa nunca disse oficialmente que iria abandonar o mercado mobile ou que estaria colocando a empresa a venda. Mesmo assim, surgiu um novo rumor de que a Samsung tem planos para comprar a Blackberry e fez uma proposta de 7,5 bilhões de dólares.

samsung-blackberry

Recentemente eles lançaram alguns modelos novos, inclusive um que traz de volta o clássico modelo candy bar e um teclado físico do tipo Qwerty completo, com o Blackberry Classic. Teve também o lançamento de outro modelo nos mesmos moldes, que foi o Blackberry Passport. Eles não são lá essas coisas toda nem por dentro nem por fora, mas devem agradar os usuários mais conservadores e que prezam pela segurança dos seus dados acima de tudo, este que é o ponto mais forte da empresa, segurança… e é aqui que está o problema.

blackberry Passport

blackberry Passport

A Blackberry é uma empresa canadense e é responsável pela segurança da informação de equipes de governo e até de forças policiais em todo o mundo, e devido a questões como esta, o governo do seu país natal vai ter que aprovar a venda da companhia e isso não será fácil. Tanto que em 2013 quando rumores surgiram de que a LENOVO, uma empresa chinesa, tinha interesse em adquirira a Blackberry, o governo canadense sinalizou que tal proposta seria prontamente rejeitada devido a preocupações com segurança.

O primeiro-ministro canadense Stephen Harper não quis comentar o tal relatório da compra da Blackberry pela Samsung, mas, pessoas familiarizadas com o pensamento do governo afirmam que essas mesmas preocupações não existiriam se o negócio fosse feito com a Samsung.

Mas, se a Blackberry não anda muito bem das pernas, já perdeu milhares de usuários, está atrás do Windows Phone no markershare mundial, então, qual o interesse da Samsung com a comprar da empresa? Podemos citar um em especial: patentes. A Blackberry tem mais de 44.000 delas que são usadas por muita gente que valem milhões. Além do que, os segredos da “segurança” oferecido pelo Blackberry OS estão lá, entre essas patentes e documentos da empresa.

Com acesso a essas patentes e ao sistema de segurança corporativa da Blackberry, a Samsung ganharia o diferencial que ela tanto deseja sobre os modelos da Apple e Microsoft, que hoje disputam o mercado corporativo com a Blackberry.

smartphones-1

O fato é que se a Samsung comprar mesmo a Blackberry o impacto sobre o mercado mobile não será muito bom, ao menos não para as concorrentes da Samsung, as quais podemos incluir a LG, a Sony, Apple e especialmente a Microsoft. Com relação a Sony, por exemplo, já existem até rumores que eles pretendem “abandonar” o mercado mobile por que seus lucros não estão sendo relevantes, quem dirá com uma novidade dessas. Já com relação a Microsoft o problema está ligado ao markershare e ao seguimento corporativo.

Paralelo a isso temos o suposto acordo entre a Samsung e a Microsoft para que a coreana

Fontes: Reuters

Obg a Rafaela Marques pela dica 😉