Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Desde o início, a série Galaxy A foi projetada para atingir o segmento intermediário. Mas no ano passado, a Samsung diversificou a série para incluir também o segmento de orçamento, lançando a dispositivos como o Galaxy A10 e o A20. Dessa forma, a Samsung simplificou sua estratégia e a série Galaxy A passou a atender tanto às categorias de orçamento quanto de “nível de qualidade”. Inclusive, um dos melhores aparelhos da linha Glaxy A no ano passado foi o Galaxy A70, sendo o primeiro telefone da Samsung a oferecer carregamento com fio de 25W e ofereceu especificações decentes com o Snapdragon 675. O Samsung Galaxy A71 se baseia nessa fórmula com atualizações para a câmera e o chipset, além de apresentar um novo design interessante com um tamanho menor.

Veja também o Review do Samsung Galaxy A51!

A Samsung não mudou muito desde o ano passado, mas as atualizações tornam o Galaxy A71 uma opção atraente na categoria intermediária em 2020.

Design

Samsung Galaxy A71 – Fonte: Apoorva Bhardwaj / Android Central

A Samsung ofereceu designs de gradiente vibrantes no ano passado na série Galaxy A e, em 2020, está fazendo alguns ajustes no design. Agora existe um padrão cruzado embaixo da parte de trás que aparece quando a luz reflete na superfície do telefone e é dividida em quadrantes. Dessa forma, cada quadrante tem um tom ligeiramente diferente e o efeito geral é bastante impressionante.

O telefone ainda está com uma parte traseira de policarbonato, mas isso não é imediatamente evidente. O design do gradiente combinado com o revestimento brilhante faz com que as costas pareçam com vidro, mas como é feito de plástico, não adiciona muito peso ao dispositivo. Embora exista uma bateria de 4500mAh e uma tela de 6,7 polegadas, o Galaxy A71 chega a 179g. Há também o fato de que uma parte traseira de policarbonato torna o telefone um pouco mais durável.

Outra mudança de design na parte traseira é a caixa retangular da câmera. Como vimos no restante do portfólio da Samsung este ano, a empresa está adotando um tema de design unificado nessa área, e isso significa usar o mesmo compartimento de câmera da série Galaxy S20.

Samsung Galaxy A71 – Fonte: Apoorva Bhardwaj / Android Central

O Galaxy A71 tem molduras finas na frente e agora há também um recorte para a câmera frontal. Além disso, como a maioria dos telefones no mercado hoje, você tem um leitor de impressões digitais na tela.

A porta analógica ainda está intacta no Galaxy A71. Os botões liga/desliga e volume estão localizados no lado direito do telefone e o posicionamento não fica muito alto, permitindo fácil acesso. Há um único alto-falante na parte inferior do outro lado da porta de carregamento USB-C.

Exibição

Visualização prática do Samsung Galaxy A71
Samsung Galaxy A71 – Fonte: Apoorva Bhardwaj / Android Central

Dominando a frente do Galaxy A71 está um monitor Super AMOLED de 6,7 polegadas FHD + (2400 x 1080). O painel em si é praticamente inalterado em relação ao A70, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. Além disso, você ainda recebe uma tela com cores vibrantes, excelente visibilidade da luz solar e ótimos ângulos de visão. O painel é protegido por uma camada de Gorilla Glass 3, assim como o A70 do ano passado.

As curvas fluidas na parte de trás combinadas com os painéis finos facilitam o uso do Galaxy A71, já que você simplesmente não sente que está usando um telefone com uma tela de 6,7 polegadas. Vale mencionar que esta é a segunda maior tela que a Samsung oferece atualmente. Apenas o Galaxy S20 Ultra com seu painel de 6,9 ??polegadas possui uma tela maior.

A tela do Galaxy A71 possui excelentes cores prontas para uso. Além disso, também é possível ajustar o equilíbrio de cores alternando para o modo Vívido nas configurações do telefone. Como é o caso de todos os outros telefones Samsung, você pode personalizar bastante a escala de fontes e textos. Entretanto, não há LED de notificação aqui, mas você obtém um “Always On Display” com todos os recursos, oferecendo uma visão geral fácil das notificações pendentes sem precisar ativar a tela.

Como a estética do design, a tela do Galaxy A71 mantém-se bem em 2020. Inclusive, esta é uma das melhores telas que você encontrará na categoria intermediária. Claro, pode não ter uma alta taxa de atualização, mas a própria qualidade do painel compensa essa omissão.

Hardware

Avaliação do Samsung Galaxy A71
Samsung Galaxy A71 – Fonte: Apoorva Bhardwaj / Android Central

Uma das razões que destacou o Galaxy A70 do ano passado foi o chipset Snapdragon 675. O Galaxy A71 apresenta componentes internos atualizados na forma do Snapdragon 730. O chipset intermediário da Qualcomm é robusto nessa categoria e deve ser o chipset preferido para Pixel 4A do Google.

O Snapdragon 730 estreou há um ano e apresenta dois núcleos Cortex A76 com clock de 2,20GHz e seis núcleos Cortex A55 com eficiência energética que chegam a 1,8GHz. Ele também possui a GPU Adreno 618, o Hexagon 688 DSP e é construído no nó de 8nm. O encolhimento do nó para 8nm permite que o Galaxy A71 ofereça uma melhor duração da bateria do seu antecessor, e você também obtém um melhor desempenho, principalmente quando joga.

O Snapdragon 730 é uma quantidade conhecida neste momento, já que está presente em muitos celulares como o Mi 9T, POCO X2 , Mi Note 10 e vários outros. Ele oferece desempenho confiável nas tarefas do dia-a-dia e também funciona como um chipset decente para jogos.

O Galaxy A71 vem com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento UFS 2.1 como padrão, e há também uma outra versão com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Além disso, há um cartão MicroSD que pode encaixar em um cartão SD de até 1 TB de tamanho, e o modelo global vem com uma bandeja SIM dupla dedicada, além do slot MicroSD.

Uma área em que o A71 fica aquém é o sensor de impressão digital na tela. Embora o telefone use uma solução óptica, não é tão rápido ou confiável quanto outros dispositivos nesta categoria. Ele leva cerca de um segundo para desbloquear o telefone.

Bateria

Um recurso de destaque no Galaxy A71 é a duração da bateria. Com uma bateria de 4500mAh, o celular consegue facilmente fornecer mais de um dia de uso de forma consistente. E quando você precisa carregar o telefone, há um carregamento rápido de 25 W, com um carregador de 25 W incluído na caixa.

Não há carregamento sem fio ou resistência à água, mas se você estiver procurando um telefone confiável para o uso diário, o Galaxy A71 é uma ótima opção.

Conectividade

Em termos de conectividade, o Galaxy A71 possui Wi-Fi ac, Bluetooth 5.0 LE, A-GPS e NFC. O telefone possui um modem LTE categoria 15 com agregação de operadora 3x e a variante global possui as seguintes bandas LTE: 1/2/3/4/5/7/8/12/13/17/20/28/38/40 / 41/66. 

A sua conectividade por WiFi é muito sólida. Não existe motivos para sofre com problema nas chamadas e, quando se trata do básico, o Galaxy A71 tem zero problemas.

O fabricante está vendendo a versão habilitada para 5G do telefone, que é alimentada pelo chipset Exynos 980, que possui um modem 5G embutido. O Exynos 980 possui núcleos mais fortes do que o Cortex A77 e é um dos melhores chipsets intermediários que a Samsung lançou nos últimos anos. Ele deve se equiparar ao Snapdragon 730 em termos de desempenho, mas deve ser mais caro pela conectividade 5G.

Câmera

Samsung Galaxy A71 – Fonte: Apoorva Bhardwaj / Android Central

O Galaxy A71 possui uma lente primária de 64MP que é acompanhada por uma câmera de grande angular de 12MP, lente macro de 5MP e uma lente retrato de 5MP. Além da câmera de 64MP, o arranjo da lente é idêntico ao Galaxy A51. A câmera de 64MP conta com o binning de pixels para produzir fotos de 16MP por padrão, e há uma câmera de 32MP na frente para selfies.

A interface da câmera em si é idêntica à que você obtém na série Galaxy S20, com os modos de disparo dispostos em uma fita. Além disso, é possível adicionar mais modos à faixa de opções para facilitar o acesso e, por outro lado, alterna entre efeitos de timer, configurações, AR Doodle, flash e embelezamento.

As fotos tiradas em condições de luz do dia são fornecidas com muitos detalhes, oferecendo excelente faixa dinâmica e vibração de cores. Há pouco ruído, os destaques não são impressionantes e o HDR automático faz um ótimo trabalho. A câmera grande angular de 12MP também faz um trabalho decente, produzindo fotos com bons detalhes e cores precisas. O A71 também tira ótimas fotos de retrato no modo foco ao vivo.

O Galaxy A71 não se sai tão bem em condições de pouca luz, como é de costume nos celulares intermediários. Ele tira fotos decentes o suficiente, mas você encontrará muito problemas ao visualizar as fotos em um monitor. Além disso, o modo noturno dedicado faz pouco para corrigir esse problema específico, mas você obtém um melhor alcance dinâmico e mais detalhes.

Como o Galaxy A51, o A71 possui uma lente macro de 5MP que simplesmente não é utilizável. Como a distância focal é fixa, é quase impossível fazer com que ela se concentre em “algo”.

Software

Avaliação do Samsung Galaxy A71
Samsung Galaxy A71 – Fonte: Apoorva Bhardwaj / Android Central

O Galaxy A71 vem com o One UI 2.0 baseado no Android 10, e você obtém o mesmo conjunto de recursos da série Galaxy S20. Como geralmente acontece nos telefones Samsung, há mais do que suficiente de personalização, e geralmente leva uma hora ou mais para que tudo seja configurado da maneira que você deseja.

Você pode escolher entre os gestos de navegação do Android 10 e o próprio sistema da Samsung, há um gravador de tela embutido, modo escuro aprimorado em todo o sistema, tela Edge com painéis configuráveis, link para Windows, Samsung Pass, Game Booster e muito mais. Além disso, há também um desbloqueio facial assistido por software, mas, como o sensor na tela, ele não é tão confiável quanto o que você obtém em outros dispositivos.

O Galaxy A71 também oferece uma experiência completa do Samsung Pay. O serviço de pagamentos móveis da Samsung continua sendo o melhor, e o fato de funcionar com máquinas NFC e leitores de cartão MST mais antigos dá uma vantagem. O Galaxy A71 não seria um telefone Samsung se não tivesse bloatware, e você encontra os serviços usuais da Microsoft, uma rede social da qual você nunca ouviu falar chamado Helo, DailyHunt e outros. No entanto, a boa notícia aqui é que você pode desinstalar facilmente todos os bloatwares.

O telefone receberá duas atualizações de plataforma e a Samsung se comprometeu com três anos de atualizações de segurança. Mas ao contrário dos carros-chefe, os telefones Galaxy A de gama média recebem atualizações de segurança uma vez por trimestre, portanto, embora isso não seja o ideal, ainda é uma visão melhor do que a maioria dos fabricantes.

É uma boa escolha?

Samsung Galaxy A71 – Fonte: Apoorva Bhardwaj / Android Central

A Samsung não fez muitas alterações no A71, mas não precisou. O Galaxy A70 continua sendo um ótimo celular e, atualizando o hardware interno e adicionando uma câmera de 64MP, a empresa adicionou diferenciação suficiente para fazer com que o Galaxy A71 se destaque em 2020.

No geral, o Galaxy A71 oferece um valor fantástico pelo que você acaba pagando pelo telefone. Além disso,o Snapdragon 730 é um poderoso chipset de médio porte que proporcionará uma experiência de uso sem atrasos por vários anos, e o design deve se manter da mesma forma. Você também obtém uma excelente duração da bateria com carregamento rápido de 25W, One UI 2.0 com Android 10 e essa câmera de 64MP também não é tão ruim assim.

Claro, não faltam ótimos telefones de médio porte este ano. O iPhone SE se destaca pelo preço, ainda mais com o telefone apresentando o mesmo chipset A13 Bionic da série iPhone 11. Além disso, o OnePlus 7T agora está sendo vendido por um preço relativamente barato, tornando-o uma ótima alternativa ao A71. O Pixel 4A também está previsto para ser lançado em breve, com o telefone intermediário do Google mais uma vez programado para liderar o caminho para as melhores câmeras.

No entanto, se você está acostumado com os telefones da Samsung e não deseja mudar para uma marca diferente, o Galaxy A71 o ajudará por vários anos.

Fonte: Android Central

Gostou? Você tem um Samsung Galaxy A71? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar na imagem azul que está abaixo!