Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Mobile World Congress 2018… palco do lançamento de vários novos modelos de smartphones que chegam com novos conjuntos óticos, novas telas, mais e mais câmeras pra todo lado, melhorias no design dos modelos, mais poder de processamento, mais RAM, mais armazenamento interno, enfim, mais do mesmo, só que melhorado. Parece que a Samsung é uma das únicas que já começou a pensar na “próxima grande coisa…”, tanto que mais uma vez a coreana deu bastante ênfase ao Samsung Dex, que é um tipo de versão androidiana do Modo Continuum do Windows que ficou mundialmente famoso com os Lumias 950 e 950 XL em 2015.

https://www.youtube.com/watch?v=DQBpW-zWMXY&feature=youtu.be

O vídeo da Samsung acima é simplesmente fantástico, muito bem elaborado, mas o que mais chamou nossa atenção não foi a beleza do clipe, mas sim, algumas frases de impacto que nos levaram a perceber que a líder do mercado de smartphones sabe que o atual modelo de comercialização de telefones inteligentes precisa evoluir, tanto que ele falaram que o Samsung Galaxy S9 é um ” O Telefone. Reimaginado”. Porque? Por que ele está deixando de ser apenas um smartphone para ser algo além…

A ideia é que o Samsung Dex ofereça uma experiência de PC usando seu telefone. São mais de 2 bilhões de usuários conectados pelos smartphones, que os usam dia e noite para fazer quase tudo em suas vidas, porém, essa realidade mobile está evoluindo e deve ir para algo além do já temos hoje. Sabendo disso, a Samsung parece estar disposta a investir no Samsung Dex e no potencial dos PCs de bolso.

Eles enfatizaram bastante a capacidade de multitarefas do aparelho e o Samsung Dex. É impossível não perceber que ao falar que o telefone pode funcionar em uma tela maior, eles querem mostrar que o aparelho também serve para o trabalho e não apenas como ferramenta de uso para coisas pessoais. Tanto que eles mostram um funcionário usando seu Galaxy S9 para exibir uma apresentação completa num monitor secundário.

Resultado de imagem para Samsung Galaxy S9 Dex

Assim como o conceito introduzido pelos Lumias 950 e 950 XL com o Modo Continuum em 2015, o Samsung Dex pode ser usado de duas formas: mais completo, com periféricos e tudo mais conectados por meio de uma Dock Station, ou usando apenas o telefone conectado diretamente a segunda tela, assim o smartphone funcionará como um touch pad aprimorado

Engraçado eles terem colocado justamente essas duas funcionalidades logo no começo do vídeo. O restante também tem ênfase no mundo corporativo, mas continua sendo funcionalidades de um bom smartphone empresarial. O destaque fica mesmo por conta do que vai além do convencional. Inclusive o S9 deve entrar para a lista dos chamado Telefones Android Enterprise Recommended (leia mais sobre isso aqui). 

Todos nós sabemos que a Microsoft tem planos para quem sabe um dia lançar um dispositivo que hora possa funcionar como smartphone, hora como PC, mas será que a Samsung vai conseguir emplacar sua ideia via Dex antes de algo realmente incrível sair das entranhas de Redmond? Ou o fato do Dex ter muitas limitações deve mantê-lo dentro de um mercado de nicho? Ou ainda… sendo o Windows 10, atualmente, o único sistema operacional realmente capaz de rodar e distribuir aplicações universais, será que o Android da Samsung pode suprir as reais necessidades do mercado consumidor e corporativo e nível mundial com sua solução desktop/mobile? O Dex?