Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Para quem não lembra, tempos atrás a Nokia encerrou a divisão que cuidava do Meego e basicamente “matou” o S.O. junto com o Nokia N9. Sua equipe foi praticamente reduzida a zero, contudo, muitos desses funcionários acreditavam tanto no Meego, que resolveram unir forças e continuar desenvolvendo o sistema operacional sem o suporte da Nokia. Foi então que eles criaram uma empresa chamada Jolla.

Muito se ouviu sobre a nova versão do Meego que eles lançariam, contudo, ainda não tínhamos visto nada do sistema a não ser poucas imagens e rascunhos de projetos. Pois bem, o pessoal da Jolla resolveu dar uma canjinha do que está por vir e diga-se de passagem, é bom que a Microsoft, a Apple e até mesmo a Google se cuidem, pois, o Sailfish está chegando (antigo Meego).

Como podemos ver no vídeo acima, o sistema parece ser muito bonito e fluido. Ele mais parece uma fusão do Meego + Android + Windows Phone. Obviamente, se ele parece com Android em alguns casos, logo, lembra a tela cheia de ícones pequenos do iPhone. A fonte do sistema e a forma dos “quadros” da UI lembram e muito as Live Tiles do WP. Até a tela de bloqueio lembra o WP. O menu de apps foi claramente inspirado no Meego, este que recebeu influência direta do Android, que recebeu influência do iOS.

No outro vídeo abaixo podemos ver um hands-on de uma prévia do sistema rodando no que parece ser um Nokia 950 dev. Sua navegação na UI é baseada em telas sobrepostas que podem ser alternadas entre si através de movimentos horizontais e verticais na tela do aparelho. Sua tela de bloqueio parece ser cheia de atalhos para vários apps que possuem notificações. E o mais interessante, ao menos para alguns, é que ele rodará muitos apps do Android sem a necessidade de qualquer adaptação além dos seus próprios.

Ele por enquanto é apenas uma promessa, mas, já possui parcerias fortes, como o acordo feito com a ST-Ericsson, fabricantes de processadores para smartphones. Além disso, seus idealizadores dizem já ter firmado parcerias com algumas operadoras europeias.

Enfim, o Sailfish possivelmente chegará ao mercado em meados do segundo semestre de 2013. Até lá já devemos ter disponíveis o Blackberry OS 10 e o FireFox OS (da Mozilla). Então, ele vai ter de correr atrás do prejuízo. Dentre todas as novidades, creio que o Sailfish seja o mais preocupante para as três maiores do segmento. Quem acha o mesmo? Será que a Nokia vai ser engolida pela sua própria criação?

Fontes: The Verge