Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Recentemente a Microsoft liberou por engano uma compilação do Windows 10 para smartphones e PCs que nunca deveria ter saído dos aparelhos usados em testes internos. Usuários do programa Windows Insider e também muitos outros que usam a versão pública do sistema receberam o update, então, veja abaixo o que é preciso fazer em cada caso.

Se você recebeu esta compilação (de RS_EDGE_CASE) em seu PC: Esteja ciente de que essa compilação nunca deveria ter sido liberada para usuários de fora do programa Windows Insiders e ela pode causar problemas que impactem a usabilidade do seu PC mais do que as Builds normais que geralmente são oferecidas. Então, você tem duas opções: você pode sentar-se e esperar que eles publiquem uma compilação mais recente para que seja possível voltar para uma compilação anterior por meio das Configurações > Atualização e segurança > Recuperação. E verifique as configurações do programa Windows Insider; ou você pode usar a ferramenta de recuperação do sistema, no entanto, só será possível reverter isso se você não fizer a limpeza do disco para remover a instalação anterior do Windows. Você tem até o dia 10/07 para fazer isso.

Se você recebeu essa compilação (de RS_IoT) no seu smartphone: Esta compilação * não * será instalada no seu dispositivo. Se você instalou esta compilação, seu dispositivo ficará preso em um ciclo de reinicialização e a única maneira de recupera-lo é usar a Ferramenta de Recuperação de Dispositivos do Windows e dar re-flash nele. Estamos falando do Windows Device Recovery Tool. Depois de voltar do re-flash, você poderá ingressar no Programa Windows Insider novamente no seu dispositivo e escolher o anel que mais lhe apraz afim de retornar ao ciclo correto de atualizações do software.

Construção ruim

Se o seu dispositivo baixou essa compilação, mas não instalou a compilação (você vê um botão “Instalar” ou “Reiniciar agora” no botão “Atualização do telefone”) – você terá que fazer uma reinicialização do dispositivo por meio das Configurações > Sistema> Sobre > Restaurar os padrões de fábrica. Antes disso, o ideal é fazer um um backup através das Configurações > Atualização e segurança > Backup e, em seguida, verificar as configurações do Programa Windows Insider para garantir seu regresso ao ciclo regular de atualizações.

Se você não é um Windows Insider, seu dispositivo pode ter encontrado uma dessas compilações, no entanto, elas não serão instaladas em dispositivos que não estão associados ao Programa Windows Insider. Estamos falando de aparelhos que usam a versão estável e pública do sistema. Então, neste caso, não é necessário fazer nenhum procedimento. Outra atualizações futuras irão sobrepuja-la.

Nota da Microsoft sobre o ocorrido:

“Pedimos desculpas por este inconveniente e obrigado por ser um Windows Insider! Vamos mantê-los atualizados sobre quando planejamos lançar novas Builds para você na próxima semana. Não iremos lançar novas Build para nenhum dos anéis esta semana.”

Fonte: Microsoft