Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Em mais um capítulo da serie “A Saga Surface Phone“, hoje, temos uma notícia não muito boa para os fãs que aguardam por um dispositivo tão inovador…

segundo fontes da já conhecida nossa, , o Andrômeda OS não estaria pronto para chegar junto com a Redstone 5 do Windows 10, que será lançado em meados de outubro deste ano, o que, consequentemente, também coloca em cheque o projeto do Surface Phone, ou, Dispositivo Andrômeda. Se este depende do Andrômeda OS para funcionar, obviamente podemos considerar que sem um o outro não existe, sendo assim, se o rumor estiver correto, o híbrido dobrável de bolso voltou para as pranchetas dos engenheiros da Microsoft, enquanto que a equipe da Dona Sarkar e demais trabalham no branch do Windows 10 conhecido como Andrômeda OS .

Renderização conceitual do Surface Phone baseada em rumores e patentes da Microsoft

Ainda segundo as mesmas fontes, o adiamento teria relação com dois pontos principais: agendamento, pois, o prazo até a Redstone 5 não seria suficiente para finalizar os dois projetos; e qualidade, pois, o Andrômeda OS ainda não teria a qualidade desejada para ser lançado no mercado. Outra razão, no entanto, é que alguns na Microsoft simplesmente não veem demanda suficiente para um dispositivo Surface dobrável de bolso que só pode rodar aplicativos da loja. 

Foley sugere que o constante fluxo de vazamentos nas últimas semanas foi de fãs internos do projeto que pretendia angariar apoio externo para o projeto. É notável que cada vazamento recente tenha ocorrido com a ressalva de que o projeto ainda poderia ser cancelado a qualquer momento.

Se pegarmos os comunicados oficiais da Microsoft sobre esse assunto veremos que eles nunca disseram que planejavam lançar esse tipo de dispositivo em 2018. Na verdade, eles nunca mencionaram o Andrômeda – o hardware ou o software – publicamente. O que temos sobre esse dispositivo e sobre essa versão do Windows são apenas rumores de fontes diversas e alguns documentos vazados além, é claro, da presença do nome Andrômeda em partes do código do Windows.

Também é bom lembrar que temos muitas patentes que falam de um dispositivo de tela dupla que poderia ser dobrado ao meio, temos conceitos razoavelmente possíveis de serem fabricados, temos centenas de milhares de entusiastas loucos por uma novidade como essa, mas, não adiantaria o aparelho chegar ao mercado cheio de bugs. Além do mais, ainda tem o problema da loja de aplicativo e jogos do Windows, que permanece defasada em comparação com a do iOS e do Android, mesmo sabendo que estamos falando de nichos diferentes.

Alguns mais enfurecidos com a notícia já reportam que muito desse cancelamento, ou adiamento, tem relação com a recente reorganização na estrutura administrativa da equipe do Windows dentro da Microsoft, porém, não temos nada conclusivo sobre isso. ,

E agora? O que será do Surface Phone?

De fato, não há como prever se um dispositivo assim alcançaria ou não o seu objetivo, que é o de criar uma nova categoria, que é causar uma ruptura com o modelo tradicional de Notebooks e smartphones, então, não tenho dúvidas que dentro da Microsoft existem pessoas responsáveis e competentes para compreender ou não a demanda do mercado e decidir qual projeto deve ou não seguir em frente. Mesmo assim, perceba que o projeto pode apenas ter voltado para o Departamento de planejamento, mas que não foi cancelado por completo.

Lembro ainda que esta informação também não passa de mais um rumor, então, tome isso apenas como mais um capítulo de uma complexa e intrigante série chamada por nós de “A saga Surface Phone”.