Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Todo mundo já ouviu falar do Azure e como as receitas da Microsoft estão crescendo exponencialmente a cada trimestre e com enormes lucros alcançados com a nuvem e serviços.

Curioso é que, em minhas pesquisas sobre os produtos da Microsoft, me deparei com o acesso liberado ao portal do Azure para qualquer pessoa, com apenas uma simples conta da Microsoft.

Por que a Microsoft liberou o acesso ao portal do Azure com uma simples Microsoft Account?

Para quem não sabe, uma conta da Microsoft é, geralmente, um e-mail terminado em outlook.com, Hotmail ou uma conta de estudante ou corporativa.

Veja o print abaixo, direto do site da Microsoft, que mostra o acesso a todos os recursos digitais que uma conta gratuita da Microsoft oferece:

 

Não tem Azure nesta imagem. Então, por que foi liberado o acesso do Azure, um serviço poderoso na nuvem, para qualquer simples mortal? Qual é o sentido?

Não acredita, então acesse do seu navegador: portal.azure.com, entre com sua conta da Microsoft e senha e veja com seus próprios olhos. Abaixo está o meu:

 

Depois de entrar, perceba que não dá para fazer praticamente nada, porque eu não tenho uma assinatura do Azure e não coloquei o meu cartão de crédito ou informação alguma, já que para utilizar os serviços do Azure, normalmente, é necessário apresentar uma forma de cobrança, porque, claramente, o acesso aos serviços e espaço na nuvem do Azure é pago e terá custos.

Então, repito a minha pergunta? Se o Azure é pago, o que é normal, devido a sua robustez e imensidão de serviços e armazenamento, por que a Microsoft liberou o acesso ao portal do Azure para qualquer usuário? É um bug? Qual é o sentido?

Tenho algumas suspeitas e daqui pra frente, apesar de conter informações oficiais da Microsoft, o que você irá ler a seguir, é apenas a minha opinião, sem nenhum tipo de confirmação da Microsoft.

Direto do documento oficial no site da Microsoft, reproduzo a seguinte pergunta:

Por que juntar o Windows 10 Mobile ao Azure AD?

Quando um dispositivo com Windows 10 Mobile junta-se ao Azure Active Directory (Azure AD), o dispositivo pode usar exclusivamente uma credencial de propriedade da sua organização, e você pode garantir a entrada de usuários no uso dos requisitos de entrada da sua organização. Juntando um dispositivo Windows 10 Mobile no Azure AD, irá fornecer muitos dos mesmos benefícios que dispositivos de desktop dispõem, tais como:

  • Logon único (SSO) em aplicativos como Mail, Word e OneDrive usando recursos apoiados pela Azure AD.
  • Logon único (SSO) no navegador Microsoft Edge para o Azure AD conectado a aplicações da web como o Portal do Office 365, Visual Studio e mais de 2500 aplicativos não-Microsoft.
  • SSO para recursos no local.
  • Automaticamente se inscreva no serviço de gestão (MDM) do seu dispositivo móvel.
  • Habilite a empresa a configurações de roaming. (Não é atualmente suportado, mas está no roteiro).
  • Usar a Windows Store for Business como alvo de aplicações para os usuários.

Se você quiser saber tudo sobre Azure Active Directory no Windows 10 Mobile, acesse aqui.

Um item me chamou atenção nesta lista:

  • Logon único (SSO) no navegador Microsoft Edge para o Azure AD conectado a aplicações da web como o Portal do Office 365, Visual Studio e mais de 2500 aplicativos não-Microsoft.

 Mais de 2500 Aplicativos não-Microsoft? O que seria?

Eu pesquisei e dentre as inúmeras opções e serviços que o Azure oferece, encontrei a Google Play e o Youtube, por exemplo:

 

Agora, finalizo a minha suspeita com uma pergunta:

Será que a Microsoft liberou o acesso ao portal do Azure para que possamos nos autenticar na Google Play e usar qualquer App daquela loja, através do Edge?

Será que o Azure irá rodar um ambiente Android by Microsoft, controlado, com todo o acesso e segurança para empresas e usuários? Talvez seja essa, uma boa explicação para o Samsung S8 Microsoft Edition à venda nas lojas da empresa?

Em minhas pesquisas, aprendi que posso fazer um App, colocar no Azure e disponibilizar para todas as plataformas e talvez, seja apenas isso, uma forma de autenticar usuários do Google no meu App via Azure AD. Mas, ainda é estranho o acesso liberado ao portal do Azure.

Não estranhe um ambiente Android by Microsoft, já que a empresa deixou bem claro na Build 2017, que smartphone é iOS e Android e que ela ama todos os dispositivos e atende todo mundo.

Vamos aguardar algum pronunciamento oficial da Microsoft, já que a pergunta permanece: Por que a Microsoft liberou o acesso ao portal do Azure com uma simples conta da Microsoft?

E aqui tem outra: Será que o Azure é o novo Windows?