Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Parece que o Xbox One X vai finalmente ganhar um concorrente a altura… ou será que será até mais “alto” que ele? Se depender das informações coletadas pelo pessoal da Wired, que teve acesso a informações privilegiadas coletadas diretamente com o arquiteto chefe do PlayStation, Mark Cerny, o One X da Microsoft ficaria de fato olhando para cima…

De acordo com a fonte, o novo Playstation 5 teria como processador um chipset da AMD da linha Ryzen de terceira geração, algo que muitos especialistas e entusiastas já previam desde o lançamento da arquitetura.

A GPU seria baseada no AMD Radeon Navi, que suportará a tecnologia de rastreamento de raios (Ray Tracing), que é uma técnica que modela o curso da luz para simular interações complexas em ambientes 3D.

Playstation

Conceito de um Playstation 5

Os benefícios imediatos do Ray Tracing são em grande parte visuais. Por imitar a maneira como a luz é refletida de um objeto para outro em uma cena, as superfícies refletoras e refrações através de vidro ou líquido podem ser reproduzidas com muito mais precisão, mesmo em tempo real, levando a um realismo elevado. Segundo Cerny, os aplicativos vão além das implicações gráficas.

“Se você quisesse executar testes para ver se o jogador pode ouvir certas fontes de áudio ou se os inimigos podem ouvir os passos dos jogadores, o traçado de raios é útil para isso”, diz ele. “É tudo a mesma coisa que pegar um raio no meio ambiente”. Teria dito ele a Wired.

Embora o traçado de raios seja um elemento básico dos efeitos visuais de Hollywood e esteja começando a chegar aos processadores de ponta e à recém-anunciada linha RTX da Nvidia , nenhum console de jogos conseguiu gerenciá-lo.

Ainda segundo as informações publicadas da entrevista em questão, a Sony estaria preparando o PS5 para que ele seja capaz de rodar boa parte do catálogo de jogos hoje disponíveis para o PS4. Quem sabe role até uma retrocompatibilidade com jogos do PSVR, já que a empresa vendeu milhões de unidades nesse promissor mercado.

Outra grande novidade seria o fato do console de jogos oferecer suporte a display/monitores com resolução 8K. Por fim, eles podem trocar o tradicional disco rígio mecânico por um SSD (Disco rígido em estado sólido). Esse último sem dúvida alguma pode proporcionar uma considerável melhora na performance dos jogos e aplicativos, tanto que segundo os dados vazados o jogo Spider-Man para PS4 carregou em apenas 0,8 segundos num tipo de protótipo do PS5, enquanto que no PS4 ela leva 15 segundos para carregar a mesma tela.

Xbox One X

Principais vantagens do Xbox One X… mais conhecido como “The Monster”

Nada foi dito sobre a capacidade em teraflops do novo console da Sony, mas o esperado é que ele supere os atuais 6 teraflops do Xbox One X. Não muito, mas supere.

Fonte > Wired