Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quem usava o Windows Phone 7 deve lembrar que a interface usada no sistema se chamava “metro”. Tempos depois essa UI passou a ser incorporada em todos os produtos e serviços Microsoft, inclusive no Windows. O Windows 8, por exemplo, tinha uma start screen que lembrava demais a versão mobile do Windows. Os mais velhos devem tê-la visto pela primeira vez no Windows XP Media Center Edition em 2002.

Esse design baseado em “Live Tiles”, “ícones planos” e “desenhos simples” evoluiu muito deste o Media Center Edition até o atual Windows 10 e deve evoluir ainda mais no ano que vem por meio de um novo projeto chamado de NEON. NEON seria um novo tipo de linguagem de design para o Windows 10.

neon-project-windows-10-ui

NEO não será lançada para substituir a MDL2, atual linguagem de design do Windows 10, isso porque a ideia não é forçar os desenvolvedores a migrarem de linguagem, mas sim, adicionar ainda mais recursos em suas criações. Ela não será o pivô de uma grande mudança gráfica no sistema, no máximo estamos falando de uma evolução para algo ainda mais refinado.

A ideia por trás do NEON é deixar a interface do sistema ainda mais simples, bonita e fluída, e ainda facilitar o trabalho dos desenvolvedores que atualmente ainda enfrentam alguns problemas de incongruências presentes na MDL2. Por fim, ela será alinhada a nova ideia da Microsoft em investir no 3D e na holografia, sendo assim, NEON deve oferecer algumas ferramentas que oferecerão profundidade 3D real a alguns elementos da interface.

Muito provavelmente veremos essas novidades sendo anunciadas junto com o pacote de atualizações conhecido como Redstone 3, que chegará em algum momento do segundo semestre de 2017.

Fonte: Windows Central e Baboo