Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Você já conhece o Microsoft Teams? Ele é um concorrente do Slack. Sabe o que é o Slack? Não também (rsrsrs)? Vamos por partes…

O Slack é um aplicativo de comunicação que oferece uma plataforma na qual equipes podem se comunicar rapidamente com mensagens de texto e voz, além de permitir o envio de vídeos e documentos, mantendo tudo organizado e centralizado. O conteúdo das conversas fica disponível apenas entre os membros da equipe, e o aplicativo permite saber quem já visualizou sua publicação. Seu uso é muito mais voltado para o meio corporativo, porém, grandes grupos com interesses comuns pode usufruir dos benefícios da plataforma, como é o caso do #WindowsInsiderBrasil, que visa unir a comunidade Windows Insider no Brasil.

O Microsoft Teams é bem semelhante ao Slack, tanto que ambos são considerados concorrentes. Até a aparência é semelhante. A questão é que o Slack é gratuito, enquanto a solução da Microsoft requer uma assinatura do Office 365 Enterprise ou Business, então, estamos falando de algo pago.

Pensando nisso tudo a Microsoft parece ter planos para liberar uma versão gratuita do Microsoft Teams. Muito provavelmente tal versão poderia contar com aplicações para o Windows, Android, iOS, etc.

Ainda não está claro como essa tal versão Free do Microsoft Teams funcionará, mas se for semelhante ao Slack, provavelmente será limitado a um certo número de pessoas em um servidor até que os recursos pagos sejam necessários. O Slack teve o benefício de alcançar startups emergentes, pequenas empresas e outras empresas que não dependem do Windows ou do Office, e seu modelo freemium o ajudou a crescer e prosperar no negócio de bate-papo. Se a Microsoft lançar uma versão gratuita do Microsoft Teams, a Slack terá motivos suficientes para não dormir a noite…

O contraditório do lançamento seria o ligeiro afastamento do foco dado as assinaturas de serviços como o Office 365, tendo em vista que muitos dos principais serviços da Microsoft já são gratuitos em sua versões mais básicas, portanto, se um dia o Microsoft Teams ganhar uma versão gratuita, muito provavelmente terá várias limitações. Médias e grandes empresas ainda precisarão de soluções mais robustas e todo o plano poderia fazer mais sentido.

Atualmente o Microsoft Teams conta com aplicativos para o Windows 10 Mobile, Android, iOS, Windows Desktop (Para Windows 7 ou superior) e MacOS (Mac OS X 10 ou superior), porém, para usar o serviço é preciso entrar com uma conta do Office 365 Enterprise ou Business. A ideia é que seja possível fazer login usando uma conta Microsoft simples.

Fonte: The Verge