Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Já pensou poder fazer login no seu PC com Windows 10 usando suas credencias do Google? Sua conta Google? Pois bem…  De acordo com um relatório do ChromeStory, eles detectaram um  commit de código massivo no Chromium Gerrit, que se refere a um tal de “Google Credential Provider for Windows“.

A seguir temos a tradução de parte da documentação encontrada:

Os provedores de credenciais são o principal mecanismo de autenticação do usuário – atualmente, eles são o único método para os usuários comprovarem sua identidade, o que é  necessário para os cenários de logon e de autenticação do sistema. Com o Windows 10 e a introdução do Microsoft Passport, os provedores de credenciais são mais importantes do que nunca; eles serão usados ??para autenticação em aplicativos, sites e muito mais.

Provedores de credenciais são registrados em uma máquina Windows e são responsáveis ??pelo seguinte:

  • Descrever as informações de credenciais necessárias para autenticação manipulando a comunicação e a lógica com qualquer autoridade de autenticação externa e empacotando as credenciais para logon interativo e de rede.

Com isso temos dois caminhos que a Microsoft pode estar pensando em seguir:

Google Chrome como gerenciador de credenciais no Windows – o Chrome poderia funcionar como um gerenciador de senhas no futuro para o sistema.

Possibilidade de fazer login em um PC com Windows usando credenciais do Google – Se um provedor de credenciais estiver vinculado para login interativo ou de rede, você poderia usar essa conta para fazer login no próprio computador. Isso significa que, no futuro, você poderia fazer login no seu computador com Windows 10 com sua conta do Google.

Conceito de login usando uma conta Google

Como estamos falando de códigos sendo testados no Chromium Gerrit, é sabido que nem tudo passa por lá de fato se tornar disponível para uso geral, mas de qualquer forma é uma informação interessante para analisar. Até porque vindo de Satya Nadella e equipe, podemos esperar de tudo, já que ele escancarou as portas da empresa para receber tudo e todas.

Difícil mesmo é pensar se o usuário não desejasse usar uma conta Microsoft no seu PC, mas sim, apenas uma conta Google. Como ficaria a integração como um todo no One Core? Será que funcionaria como uma conta local, só que agora integrada a G Suite e outros serviços Google? Ou será que seria preciso estar logado em uma conta Microsoft e usar a Google só como conta secundária, porém, habilitada para autenticar o usuário? Não há dúvida que depois de vermos o Linux na Microsoft Store essa seria a maior “abertura” da Microsoft na última década.

Alguém ficou interessado na novidade? Acham útil?

Fonte: XDA-Developers obg ao Magotron pela dica 😉