Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Recentemente (de novo) muitos sites de tecnologia resolveram decretar a nova morte do Windows Mobile quando a Microsoft resolveu tirar a aba “Microsoft Lumia” do seu site oficial para os Estados Unidos. A dificuldade está em entender que a ideia da Microsoft é desvincular o nome Lumia do Windows 10 Mobile. Lumia é sinônimo de Windows Phone 8.1 e até mesmo de Nokia, e esse seria um dos principais motivos da Microsoft desejar por um fim a essa linha de smartphones.

A retirada da aba que tinha esse nome do site foi só a primeira “bomba” que a Microsoft jogou sobre os Lumias. Novas informações afirmam que a empresa deve parar de vender qualquer Lumia até o final deste ano. Até lá os Lumias existente devem cair ainda mais de preço.

Queda nas vendas de Lumias já era prevista e foi planejada pela própria Microsoft

Queda nas vendas de Lumias já era prevista pela própria Microsoft

O porquê disso é simples: o foco é o Windows 10 Mobile e não os Lumias, em outras palavras, neste momento o foco é o software e não o hardware. Sendo ainda mais preciso, o foco é o WINDOWS 10, já que o Mobile do nome é apenas uma referência a mais uma tela na qual roda o Windows 10.

Para Microsoft o Windows 10 que roda no seu atual Lumia é o mesmo que roda no seu PC, no seu tablet, na geladeira da LG, no Surface Hub, no HoloLens ou mesmo no Xbox One. Tudo é Windows 10. Pode ter certeza também que é o fim do Windows Phone como o conhecemos, isso porque ele deu lugar ao Windows 10 Mobile.

A título de curiosidade, exceto pelos Lumias, os demais hardwares da Microsoft são sucesso de vendas e de aceitação, então, não haveria motivos para insistir na marca.

Conceito de um Surface Phone

Conceito de um Surface Phone

Sem dúvida já ficou mais do que claro que a ideia é “abandonar” (no sentido de não lançar mais aparelhos com esse nome) a linha Lumia afim de abrir espaço para as OEMs do sistema (fabricantes), e também para uma nova linha de smartphones próprios sob a marca Surface, e é dai que vem a expressão Surface Phone.  Não sabemos se essa linha será assim chamada, ou se será apenas Surface também, mas de fato teremos uma nova linha de smartphones com Windows 10, só não sabemos ainda exatamente quando eles serão anunciados. O que não falta são rumores sobre isso, mas nenhum deles foi confirmado. No palpite é que eles sejam revelados até no final deste ano, e suas vendas iniciem apenas no começo de 2017.

Então, sim! devemos estar diante do fim da era Lumia, mas não do Windows Mobile, muito pelo contrário, a ideia é fazer tudo novo. Isso também não quer dizer que os modelos já existente serão literalmente abandonados, especialmente com relação aos Lumias 950, 950 XL, 650, etc. Eles continuarão com suporte garantido, também receberão atualizações de software até onde seus hardwares suportem. A descontinuação e finalização das vendas de aparelhos dessa linha não significa fim do suporte ou de updates, que isso fique bem claro. Na verdade será uma boa oportunidade de comprar um excelente hardware por um bom preço. O mesmo vale para quem já tem um aparelho que roda o Windows 10 Mobile oficial.

Fontes: MSPoweruser 1 e 2