Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Microsoft agora quer comprar a Nokia? Não é bem assim a questão, não toda a empresa, mas, apenas uma parte, no caso a Unidade Móvel da Nokia (Nokia Mobile Unit), isso não seria toda a empresa?

O rumor é extremamente importante para todos os usuários de dispositivos móveis, ainda mais importantes para funcionários e empresas parceiras de ambas as companhias.  Todo esse boato foi divulgado por Eldar Murtazin, editor-in-chief Analyst e MRG do MobileReview.com @eldarmurtazin, segundo o próprio, na próxima semana a Microsoft e a Nokia terão um reunião a portas fechadas para tratar do assunto.

Exemplo de software OEM da microsoft

Hipoteticamente, se isso viesse realmente a acontecer, a parceria da Microsoft com a Nokia iria muito além de compartilhar seu sistema operacional, a Microsoft seria dona de um OEM de fabricação para seu Windows Phone 7, como assim? OEM, Original Equipment Manufacturer, segundo a Wikipédia, é uma modalidade diferenciada de distribuição de produtos na qual eles não são comercializados aos consumidores finais. Ou seja, são vendidos a outras empresas (chamadas de VAR, ou Value-Added Reseller) que montam os produtos finais (por ex., computadores) e os vendem ao consumidor final.

A nova parceria funcionaria “semelhantemente” como funciona a parceria da Microsoft com a Dell, por exemplo, em que computadores são vendidos com o Windows original pré-instalado, contudo, a Microsoft não é “dona” da Dell apenas utiliza-se da parceria para vender seu sistema operacional via Dell ao consumidor final, a Dell por sua vez, compra o Windows original para utilizar em seus equipamentos, esse é um exemplo de OEM. Contudo, no caso da Microsoft comprar a Unidade Móvel da Nokia, a Microsoft desta vez seria a “dona” do software e do produto manufaturado que posteriormente levaria o nome da Nokia para o usuário final. Por exemplo: Um Zune fabricado pela Nokia com o Windows Phone 7.

Seria incrível essa nova parceria da Microsoft, mesmo sabendo que a Unidade Móvel da gigante finlandesa é apenas uma parte da mesma, seria uma aquisição que custaria bem mais do que os 8,5 milhões que a empresa de Redmond utilizou para comprar o Skype e as consequências e repercussões ainda maiores a favor da Microsoft.

Fontes: Pocketnow, Eldar Murtazin, PhoneArena e Wikipedia