Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Segundo relatórios do jornal Financial Times (FT), o grupo chinês Telecon Huawei, para nós, apenas Huawei, teria planos para comprar a Nokia.

Richard Yu, Presidente da consumer business group na Huawei, falou com o pessoal do FT e afirmou que a Huawei tinha sim interesse em comprar a Nokia, contudo, isso dependeria da vontade da Nokia. Ele ainda disse que a Huawei estava aberta quanto a isso e disposta a negociar.

Yu aproveitou toda a badalação do lançamento do Huawei Ascend P6, o mais novo smartphone mais fino do mundo, que será em Londres, para fazer esses comentários sobre essa possível, e até o momento, desconhecida negociação.

Huawei Ascend p6 smartphone android

O representando da Huawei ainda falou mais coisas do tipo: “Se o Windows Phone será um sucesso, ainda temos dúvidas… o maior problema seria a taxa de licença do software exigida das fabricantes, enquanto o Android é livre (ou de graça)”. E ainda “… a quota de mercado do Windows Phone ainda é fraca e pequena…”

Para quem pensa que isso é um absurdo, como pode a Huawei comprar a “gigante” Nokia. Na verdade HOJE, a Huawei vende mais do que a Nokia no mercado de smartphones. Ela é a terceira maior em volume de vendas de smartphones do mundo, perdendo apenas para a líder Samsung e depois para a Apple, logo, não seria demasiadamente estranho se algo dessa magnitude acontece. Além disso, não esqueçam que a Huawei também tem aparelhos que rodam o WP.

Huawei HTC-Huawei-Nokia-WP8-China

Mas enfim, a Nokia ainda não se pronunciou sobre os comentários de Yu e nem sabemos se o fará. A possibilidade dessa negociação se concretizar é bem pequena, o que parece ter acontecido de verdade foi o presidente Yu ter se empolgado com o atual sucesso da cia e ter comentado que seria muito bom uma fusão entre as empresa ou mesmo a compra da finlandesa pela Huawei. Essa é a nossa opinião, qual a sua?

[Atualizado em 18.06.2013 as 21:00h] A Huawei mudou um pouco o discurso e diz que não tem planos para comprar a Nokia. Ao que parece nós estávamos certos ao dizer que o presidente Yu se empolgou com o lançamento do Ascendo P6 e terminou falando mais do que devia. Além disso, não se pode comprar uma coisa que não está à venda. Essa mudança no discurso possivelmente se deu ao fato da grande recursão da notícia na mídia especializada ou até mesmo pela falta de uma resposta da Nokia. Sendo assim, fim do rumor.

Obg ao Marco Octávio pela dica 😉

Fontes: WMPoweruser e FT