Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Segundo rumores do site espanhol OneWindows, a HP estaria testando um novo dispositivo que rodaria o Windows 10 Andrômeda, que como já explicamos anteriormente, não seria um novo Windows, mas sim, um branch do Windows 10 e nada mais. Seria algo parecido com o nome Redstone, que é o codinome para um pacote de atualizações do Windows.

O tal dispositivo ainda não teve nenhuma de suas características vazadas, porém, supomos que seu processador seja o Snapdragon 835, baseado no fato de que este seria, por enquanto, o único processador capaz de rodar o Windows 10 ARM, como vimos aqui. Esse Windows 10 ARM nada mais é que do o Windows 10 para processador com arquitetura ARM. Aqui estamos falando de um sistema de 64 bits.

Windows 10 ARM rodando em um Qualcomm Snapdragon 835 em um protótipo de smartphone da própria Qualcomm

Agora, como o Andrômeda poderá ser um denominador comum para o Windows que funcione em plataforma cruzada e em qualquer tipo de dispositivo ou arquitetura, que pode ser aprimorada com extensões modulares que forneçam características e experiências de dispositivos, quando necessário, acreditamos que o somatório do Windows 10 ARM mais o Project Andromeda resultem em dispositivos poderosos, mas que também serão ultraportáteis, como um smartphone. Pensando dessa maneira, o tal novo dispositivo da HP não seria bem um sucessor para o HP Elite X3 com Windows 10 Mobile, ele seria algo novo e diferente. Até porque já sabemos que o Windows 10 Mobile que vem no Elite X3 não vai receber mais grandes novidades.

Como ainda não temos a menor ideia de quando as novidades do Andrômeda virão a tona, também não podemos confirmar se esse rumor é verdadeiro, muito menos quais os testes a HP está fazendo em parceria com a Microsoft, mas uma coisa é certa: se a HP vai entrar na onda, sem dúvida veremos outras grandes OEMs também, especialmente a Alcatel, ASUS, Dell, Lenovo e muitas outras parceiras de longas data da Microsoft.