Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Rumor dos bons… a Dell estaria trabalhando em seu próprio Surface Phone. Ao menos é o que afirma o pessoal do Winfuture.de e que foi reforçado pelo @WalkingCat no Twitter.

O rumor teria sido fundamentado em documentos que remetem a um protótipo de um dispositivo com tela dupla que são interligadas e que roda o Windows 10 ARM64.

Renderização conceitual

O pessoal do Winfuture.de parece ter colocado as mãos em um documento interno que remete a tal dispositivo. De acordo com esses documentos, a Dell está trabalhando em um novo dispositivo baseado em ARM com o Windows 10 de codinome Dell “Januss“, desde pelo menos o verão de 2017. Aparentemente o projeto já estava na fase de protótipo e, desde então, foi interrompido várias vezes. No momento, não está claro se ele avançou desde então.

Tal como os rumores sobre o Surface Phone, o Dell Januss seria um dispositivo de tela dupla que juntas podem forma uma grande tela, mas que também podem funcionar de forma independente, tal como apontam as diversas patentes que a Microsoft registrou nos últimos meses.

Conceito baseado em rumores recentes

Além disso, diante da atual conjuntura do mercado, ele seria equipado com um Qualcomm Snapdragon 845, que é o mais recente chip da Qualcomm, o que faria com que tal dispositivo pudesse contar com funcionalidades de celular, além de poder rodar o Windows 10 ARM64. Seria mais um dispositivo da linha “PCs sempre conectados“, como o ASUS NovaGo, ou inauguraria uma nova categoria de devices? Vai saber…

O Dell Januss também contaria com pelo menos uma porta USB-C com fornecimento de energia e várias câmeras. Além disso, ele seria equipado com alguns sensores, como uma bússola eletrônica e um acelerômetro ou giroscópio. Isso é muito importante, haja vista que normalmente os Notebooks não possuem um giroscópio, o que poderia sugerir que o dispositivo da Dell não se encaixaria nessa categoria de dispositivos.

A título de curiosidade, Janus era um deus da antiga religião romana conhecido por ter duas faces e podia olhar para o passado e para o futuro ao mesmo tempo. Seria um deus que comandava grandes transições (sugestivo, não?).

Esse conceito aqui parece ter sido arrancado das estranhas das patentes da Microsoft

Diante de tudo isso, poderíamos afirma que seu lançamento é iminente? Não! pois, se tal dispositivo vier mesmo a existir, ele precisaria da versão Andromeda do Windows 10, que ainda não foi divulgada oficialmente. Na verdade, há pouquíssimas informações sobre o Andromeda, então, como um dos focos do Andromeda é o CShell, ou seja, a capacidade do Windows adaptar sua UI de forma automática a qualquer formato e tamanho de tela, não adiantaria lançar um dispositivo com um hardware tão avançado sem um S.O. para comanda-lo.

De qualquer maneira, podemos especular que o Andromeda pode ser apresentado já com hardwares compatíveis a disposição, com o Dell Januss. Será?

Fonte: winfuture