Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

O Roblox pode não ser um jogo infantil tão famoso quanto o Fortnite ou o Minecraft, mas recentemente anunciou que possui mais de 100 milhões de jogadores mensais ativos.

Veja também os jogos mais jogados do mundo!

Dessa forma, ele cresceu mais sob o radar da mídia do que os rivais, deixando os pais cujos filhos agora estão pedindo para jogar o game (ou jogando sem pedir) precisando de uma “cartilha” sobre a febre do momento.

Portanto, nessa matéria você verá tudo o que você precisa saber sobre o jogo Roblox. Confira:

O que é o Roblox?

Roblox jogo: veja tudo o que você precisa saber sobre o game! - Foto: Reprodução/Roblox
Roblox jogo: veja tudo o que você precisa saber sobre o game! – Foto: Reprodução/Roblox

Na verdade, Roblox não é um jogo único, mas uma coleção de mais de 50 milhões de jogos, todos criados por sua comunidade de jogadores. A comparação mais simples é com o YouTube: uma enorme biblioteca de “conteúdo gerado pelo usuário”, mas nesse caso o conteúdo é de jogos, e não de vídeos.

Crianças (e adultos) fazem o download do aplicativo Roblox para computadores, consoles de jogos, smartphones ou tablets e o utilizam para navegar e jogar seu catálogo de jogos. Além disso, os recursos sociais também são essenciais para seu apelo, incluindo a capacidade de adicionar amigos e conversar com eles enquanto estiver jogando.

O Roblox não é uma novidade, já que foi lançado oficialmente em 2006 e tem crescido constantemente desde então.

Por fim, atualmente o Roblox possui aproximadamente 100 milhões de jogadores entre crianças e adultos. Além disso, tudo indica que 40% dos jogadores são pessoas do sexo feminino.

Por que o Roblox é popular?

Roblox jogo: veja tudo o que você precisa saber sobre o game! - Foto: Reprodução/Roblox
Roblox jogo: veja tudo o que você precisa saber sobre o game! – Foto: Reprodução/Roblox

“Não somos uma empresa que faz muito marketing. A melhor maneira de alguém descobrir sobre nossa plataforma é ser convidado a jogar por um amigo. E a segunda maneira é ver as pessoas jogando o Roblox no YouTube”, disse Craig Donato, diretor comercial da Roblox para o jornal britânico The Guardian. Dessa forma, podemos concluir que o game é um “fenômeno orgânico.”

Além disso, o diretor também sugere que um dos motivos da popularidade do jogo Roblox é a ênfase nas “brincadeiras não estruturadas” em uma época em que muitas crianças são mais restritas em suas atividades do mundo físico do que as gerações anteriores.

“Quando chegava em casa da escola, pegava minha bicicleta, saía na floresta, jogava beisebol. Mas hoje vivemos em um mundo onde é difícil para as crianças sair e brincar com os amigos ”, disse ele. “A maioria das experiências em nossa plataforma não tem apenas o objetivo de vencer. É uma experiência que você tem com outras pessoas: uma experiência compartilhada. ”

Como as pessoas fazem jogos para Roblox?

Roblox jogo: veja tudo o que você precisa saber sobre o game! – Foto: Reprodução/Roblox

Qualquer um pode fazer um jogo ou “experiência” para o Roblox baixando seu software separado do Roblox Studio. A empresa diz que possui mais de 2 milhões de “criadores”. Portanto, cerca de 2% de seus jogadores criam novas “experiências”. Além disso, os jogos mais populares são jogados por até 100.000 pessoas de foram simultânea.

Para muitas crianças, a criação de um jogo simples ou de uma sala virtual onde eles podem sair com os amigos é o limite de suas ambições, mas outras criam jogos maiores e mais complexos e até começam a ganhar dinheiro através da moeda virtual do Roblox, o Robux. Dessa forma, a empresa espera pagar mais de US$ 100 milhões em 2019 apenas para eles.

Além disso, o Roblox deseja promover esta comunidade: em 2018, lançou seu próprio “currículo”, disponível sob uma licença Creative Commons, para uso dos educadores.

As pessoas estão realmente fazendo negócios com esse jogo?

Roblox jogo: veja tudo o que você precisa saber sobre o game! – Foto: Reprodução/Roblox

Sim elas estão. Josh Wood é um dos criadores de jogos britânicos do Roblox. Agora ele tem 18 anos, mas descobriu o Roblox em 2013 e começou a criar seus próprios jogos um ano depois.

“A partir daí, continuei aprendendo e colaborando com outras pessoas em projetos até o lançamento do meu jogo de maior sucesso até agora, o Game Dev Life, que até agora já teve mais de um milhão de sessões de jogo”, disse ele para o jornal The Guardian.

Wood agora montou sua própria empresa para fazer jogos para o Roblox, contratando outros desenvolvedores, artistas e testadores e até mesmo lançando uma linha de brinquedos baseados no Game Dev Life, em parceria com a Roblox.

“Com o dinheiro dos meus jogos, pude pagar pela minha educação universitária e continuar reinvestindo nos meus negócios”, completo ele para o jornal britânico.

O Roblox é seguro para crianças?

Roblox jogo: veja tudo o que você precisa saber sobre o game! – Foto: Reprodução/Roblox

Quando o Roblox ganhou as manchetes na grande mídia, eles foram um pouco negativos: desde relatos de adultos tentando roubar crianças na plataforma em 2017 até, mais infame, um ataque sexual virtual em junho de 2018, quando o avatar de um jogador de sete anos de idade foi atacado por dois avatares masculinos, cujos jogadores invadiram o código do jogo para mostrar imagens explícitas.

No mês seguinte, foi publicada uma investigação alegando que o Roblox era “um paraíso para pessoas como jihadistas, líderes nazistas e membros do Ku Klux Klan”. Dessa forma, a empresa disse que tem trabalhado duro para combater os transgressores e corrigir eventuais brechas em sua plataforma.

“Não estamos na defensiva se alguma coisa der errado. Erguemos as mãos e dizemos: ‘Foi o que fizemos para corrigi-lo, e é o que estamos fazendo para garantir que isso nunca aconteça novamente’ ”, disse Laura Higgins para o The Guardian, veterana britânica em segurança infantil contratada por Roblox em janeiro de 2019 como sua ‘diretora de civilidade digital’. Dessa forma, o seu trabalho é aprender com esses problemas e impedir atividades que possam prejudicar jovens jogadores.

“Nós realmente começamos com a segurança como nossa prioridade número 1. Reconhecemos que temos jogadores mais jovens, então você deve estar o mais adiantado possível em termos de segurança ”, disse ela.

“É uma coisa milenar: se as pessoas têm más intenções em relação às crianças, elas vão em direção a onde elas estão. Portanto, estamos constantemente revisando as ferramentas que temos e procurando maneiras de melhorá-las. ” completou Laura

Como os pais podem se manter informados sobre o jogo?

Outra medida adotada pela Roblox é o lançamento de uma seção do site chamada For Parents, que explica suas ferramentas de segurança – desde algoritmos que bloqueiam palavrões, nomes e endereços em chats de texto até o sistema de denúncia de conteúdo ou bate-papo inadequado. Existe até um algoritmo que detecta se os avatares dos jogadores estão usando “traje apropriado”.

Higgins admite que os pais podem ficar “muito frustrados” quando há uma história sobre segurança em uma plataforma infantil como o Roblox: “Você pensa, quão difícil pode ser? [para impedir que essas coisas aconteçam]”, disse ela para o jornal britânico. “A resposta é: muito difícil. Quando as coisas dão errado, é porque alguém está tentando arduamente quebrar seus sistemas.”

Ela deseja garantir que os pais também vejam o lado positivo dos jogos que as crianças estão criando no Roblox, citando o exemplo de um jogo feito por uma adolescente cujo pai morreu recentemente.

“Ele desenvolveu um jogo em torno do gerenciamento do bem-estar mental e da saúde mental, como uma jornada para outros jovens que enfrentam esse tipo de problema”, disse ela. “Foi uma saída incrível para ele, mas também ajudou muitos jovens que jogaram e foram capazes de explorar suas emoções”.

Esse é um aspecto também destacado pela desenvolvedora Abbie Leigh em entrevista para o The Guardian. “Eu absolutamente amo a comunidade de desenvolvedores como um todo. Todos ficamos juntos, apoiamos as criações um do outro e ajudamos um ao outro quando mais precisamos ”, disse ela. “De comentários sobre jogos a questões pessoais”.

Fonte: The Guardian

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!