Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Um dia, a Microsoft pensou em lançar seu próprio Feature Phone… sabe aqueles telefones bem simples, tais como o Nokia 3310? que inclusive foi recentemente relançado no mercado? O da Microsoft não chegou a ganhar sequer um nome, então, vamos chamá-lo por seu código, RM-1182.

O Feature Phone da Microsoft ganhou um protótipo ainda em 2015, ou seja, na época da ascensão do Windows Phone e dos Lumias da Nokia. Até hoje não se sabe quais as verdadeiras intenções desse modelo e muito provavelmente nunca saberemos… então, vamos apenas dissecá-lo e devanear sobre o que ele poderia ter sido.

RM-1182 – O hardware

microsoft

O Feature Phone da Microsoft é funcional, mesmo sendo apenas um protótipo

Parte traseira do aparelho revela a logo da empresa encravada abaixo da câmera que tinha até led flash

Estamos falando de um telefone simples, com uma tela de 2,5 polegadas de baixa resolução, corpo totalmente construído em material plástico, câmera de 1,92 MP na traseira, bateria de 1200 mAh e recursos bem básicos de um telefone.

OBS: Só para deixar claro, um Feature Phone não é um smartphone, então, mesmo parecendo um hardware fraquíssimo, não se engane, um dispositivo assim por oferecer quase 1 semana de autonomia de bateria e uma performance equilibrada.

Seu design também parece ter sido inspirado em outros features phone da época, em especial os da Nokia. Repare que na frente temos a marca Microsoft e na traseira a logo da empresa. Isso significa que tal telefone, de fato, seria lançado no mercado como um produto by Microsoft.

RM-1182 – O software

Mesmo aparentando estar rodando alguma versão do Windows, a UI do usuário que estamos vendo não passa de um redesenho que imita a interface do Windows 10 Mobile.

Você poderia até personalizar o fundo e a cor de destaque usados em todo o sistema operacional, e todos os ícones do aplicativo, mas estaria usando a linguagem de design MDL2 da Microsoft e não necessariamente o Windows Phone ou Windows 10 Mobile enquanto sistema operacional. Até o efeito de transparência foi implementado e ficou bem legal.

Vejam ainda que ele contava com o Menu Hambúrguer, típico do Windows 10 Mobile, e o botão em forma de seta para a função voltar. Parece que ele contava até mesmo com um versão simplificada da Central de Ações, acessível nele por meio das Configurações do sistema.

Nele já vinham pré-carregados alguns aplicativos essenciais, como Telefone, Contato, Agenda, Alarme e até alguns jogos da Gameloft. Mas, o grande chamariz desse aparelho é que seria possível fazer login nele com sua conta Microsoft e usar serviços como Outlook, OneNote e até o GroupMe.

Diante desse último fato, arriscamos dizer que a ideia por trás do RM-1182 era oferecer esse modelo para empresas interessadas em integrar seus Features Phone a serviços conectados. Simplicidade ao limite, custo baixíssimo, mas sem ficar desconectado e sem abdicar da segurança. Seria uma boa proposta, concorda?

Enfim… o RM-1182 nunca chegou ao mercado e dificilmente voltará a ser pauta de alguma reunião dentro da empresa. Ele, assim como muitos outros projetos em torno de smartphones tradicionais, tais como o projeto dos Lumia 750 e 850, ficaram para trás.

Fonte > Windows Central