Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

HD, Full HD, 4K e 8K são algumas das diferentes resoluções de tela existentes. A principal distinção entre elas é a quantidade de pixels que são exibidos no monitor, ou seja, quantos pontos vão formar a imagem.

Resolução de imagem: entenda o que é e como funciona!

Entende-se que quanto maior for a quantidade de pixels, maior será a qualidade de exibição e vice-versa.

Nesse artigo, listamos as principais resoluções de tela e suas características. Além disso, falamos sobre tamanho e proporção dos televisores.

Principais resoluções de tela:

  • QVGA (320×240): Significa Quarter Video Graphics Array (QVGA). Vale mencionar que os primeiros televisores e celulares tinham essa resolução;
  • nHD (640×360): Essa resolução é exatamente um nano da Full HD. Portanto, chama-se nHD;
  • VGA ou SD (640×480) Significa Video Graphics Array (VGA), mas também é conhecida como Standard Definition (SD). Além disso, era a resolução mais usada em TVs antes da fabricação de televisores HD e Full HD;
  • qHD (960×540): É um quarto de Full HD. Dessa forma, chama-se qHD;
  • XGA (1024×768): Foi introduzida pela IBM, em seus monitores nos anos 1990;
  • HD (1280×720): É a metade de Full HD. Portanto, é chamada apenas de HD. Também conhecida como 720p;
  • WXGA (1366×768): É uma resolução muito utilizada em monitores de notebooks;
  • HD+ (1600×900): É uma resolução pouco utilizada. Além disso, é conhecida como 900p;
  • Full HD (1920×1080) : Atualmente é a mais usada. Foi criada para as transmissões de HDTV;
  • Full HD+ (2160×1440): É uma resolução um pouco melhor que a Full HD, mas pouco utilizada. Entretanto, ela vem se expandindo;
  • DCI 2K (2048×1080): Significa Digital Cinema Initiatives. Foi uma resolução criada para cinema no ano de 2005. Além disso, possui uma proporção 19:10.

Outras resoluções de tela

  • Quad HD (2560×1440): Essa resolução possui quatro vezes mais pixels que HD. Portanto, é conhecida como QHD;
  • Quad HD+ (3200×1800): Possui 4x mais pixels que o HD+;
  • Ultra Wide Squad HD (3440×1440): Possui proporção de tela em 43:18 (21,5:9). Primeiramente foi utilizada pelo monitor de 34 polegadas da LG, o LG 34UM95-P;
  • 4K/Ultra HD (3840×2160): Resolução nativa de 4K. Tem 4x mais pixels do que o Full HD;
  • 5K/Ultra HD+ (5120×2880): Resolução nativa de 5K. Além disso, tem proporção de 21:9;
  • 8K/Ultra HD (7680×4320): 4x mais pixels do que a resolução 4K.
Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças
Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças – Foto: Reprodução/Diferença.com

Tamanho x Resolução

Apesar de parecer semelhantes, tamanho e resolução são bem diferentes. O tamanho trata das dimensões físicas da tela, enquanto a resolução é a quantidade de informação exibida dentro desse tamanho.

Além disso, o tamanho é medido por polegadas, sendo que cada uma equivale a 2,54 centímetros. Para fazer a medida, é preciso considerar o tamanho da diagonal, já que os televisores são retangulares.

Por outro lado, a resolução é medida pela quantidade de pixels que cabem na tela. Os pixels são os pontos que formam as imagens e são organizados em linhas e colunas. Por exemplo, quando dizemos que uma resolução é de 1920 x 1080, quer dizer que o televisor exibe 1920 pixels por linha e 1080 pixels por coluna.

Proporção de tela ou Aspect Ratio

Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças
Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças – Foto: Reprodução/Oficina da Net

A proporção da tela ou Aspect Ratio é calculada por uma divisão de largura pela altura da tela. Resumidamente, quantos pixels de largura são usados para fechar uma linha de tela.

Veja abaixo as proporções que são mais utilizadas:

  • 4:3: Muito utilizada em monitores quadrados e nas antigas TVs de tubo;
  • 16:9 (WIDE): É a proporção mais comum, atingindo monitores, TVs e Smartphones. Além disso, é utilizada nas resoluções HD, Full HD, 2K e 4K;
  • 18:9 (WIDE): É uma proporção mais recente que vem sendo popularizada pelos smarphones mais novos. Também começou a ser usada no cinema.

O que significam as resoluções 720p, 1080p, 1440p, 2K e 4K? Qual é a proporção e orientação?

Nos velhos tempos da tecnologia, a resolução da tela ou da tela não era um problema. O Windows veio com algumas opções predefinidas e, para obter uma resolução mais alta, mais cores ou ambas, você instalaria um driver para sua placa de vídeo. Com o passar do tempo, você pode escolher melhores placas de vídeo e monitores.

Hoje, temos muitas opções no que diz respeito a monitores, qualidade e resoluções suportadas. A seguir, apresentamos um pouco da história e explicamos todos os conceitos essenciais, incluindo acrônimos comuns para resoluções de tela, como 1080p, 2K, QHD ou 4K. Vamos começar:

Tudo começou com IBM e CGA

A tecnologia de gráficos coloridos foi desenvolvida pela IBM. A CGA foi a primeira, seguida pela EGA e VGA – adaptador gráfico colorido, adaptador gráfico aprimorado, matriz de gráficos de vídeo. Independentemente da capacidade do seu monitor, você ainda precisará escolher uma das poucas opções disponíveis nos drivers da sua placa de vídeo. Por uma questão de nostalgia, aqui está uma olhada em como as coisas estavam em uma tela CGA que antes era conhecida.

Tudo começou com IBM e CGA
Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças – Foto: Reprodução/Digital Citizen

Com o advento do vídeo em alta definição e o aumento da popularidade da proporção 16:9 (explicamos um pouco a proporção), selecionar uma resolução de tela não é a coisa mais simples que já foi. No entanto, isso também significa que há muito mais opções para escolher, com algo para atender às preferências de quase todos. Vamos ver o que é a terminologia de hoje e o que isso significa:

A tela é o que, por quê?

O termo “resolução” não está correto quando usado para se referir ao número de pixels em uma tela. Isso não diz nada sobre a densidade dos pixels em cluster. Isso é coberto por outra métrica, chamada PPI (pixels por polegada).

“Resolução” é tecnicamente o número de pixels por unidade de área, em vez do número total de pixels. Neste artigo, estamos usando o termo como é comumente entendido, em vez do uso absolutamente tecnologicamente correto. Desde o início, a resolução foi descrita (com ou sem precisão) pelo número de pixels dispostos horizontal e verticalmente em um monitor. Por exemplo, 640 x 480 = 307200 pixels. As opções disponíveis foram determinadas pela capacidade da placa de vídeo e diferiram de fabricante para fabricante.

A tela é o que, por quê?
Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças – Foto: Reprodução/Digital Citizen

Resoluções do Windows

As resoluções incorporadas ao Windows eram limitadas; portanto, se você não possuísse o driver para sua placa de vídeo, estaria preso à tela de menor resolução fornecida pelo Windows. Se você assistiu à antiga instalação do Windows ou instalou uma versão mais recente de um driver de vídeo, poderá ver a tela de baixa resolução 640 x 480 por um momento ou dois. Era feio, mas esse era o padrão do Windows.

À medida que a qualidade do monitor melhorava, o Windows começou a oferecer mais algumas opções internas, mas o ônus ainda era maior para os fabricantes de placas gráficas, especialmente se você queria uma tela realmente de alta resolução. As versões mais recentes do Windows podem detectar a resolução de tela padrão para o seu monitor e placa gráfica e ajustar de acordo. Isso não significa que o que o Windows escolhe é sempre a melhor opção, mas funciona e você pode alterá-lo se desejar, depois de ver como é.

Resoluções do Windows
Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças – Foto: Reprodução/Digital Citizen

Cuide dos seus P e eu das resoluções de tela

Você pode ter visto a resolução da tela descrita como algo como 720p, 1080i ou 1080p. O que isso significa? Para começar, as letras indicam como a imagem é “pintada” no monitor. Um “p” significa progressivo e um “i” significa entrelaçado.

A varredura entrelaçada é uma reserva da televisão e dos primeiros monitores CRT. O monitor ou a tela da TV tem linhas de pixels dispostas horizontalmente sobre ele. As linhas eram relativamente fáceis de ver se você se aproximava de um monitor ou TV mais antigo, mas hoje em dia os pixels na tela são tão pequenos que são difíceis de ver, mesmo com ampliação. Os componentes eletrônicos do monitor “pintam” cada tela linha por linha, muito rapidamente para os olhos verem. Uma exibição entrelaçada pinta todas as linhas ímpares primeiro, depois todas as linhas pares.

Como a tela está sendo pintada em linhas alternativas, a cintilação sempre foi um problema nas digitalizações entrelaçadas. Os fabricantes tentaram superar esse problema de várias maneiras. A maneira mais comum é aumentar o número de vezes que uma tela inteira é pintada em um segundo, chamada taxa de atualização. A taxa de atualização mais comum era de 60 vezes por segundo, o que é aceitável para a maioria das pessoas, mas poderia ser um pouco mais alta para se livrar do tremor que algumas pessoas ainda percebiam.

Monitores LED

À medida que as pessoas se afastavam dos monitores CRT mais antigos, a terminologia mudou da taxa de atualização para a taxa de quadros, devido à diferença na maneira como um monitor de LED funciona. A taxa de quadros é a velocidade com que o monitor exibe cada quadro de dados separado. As versões mais recentes do Windows definem a taxa de quadros em 60 Hertz ou 60 ciclos por segundo, e as telas de LED não piscam.

Além disso, o sistema mudou de varredura entrelaçada para varredura progressiva, porque os novos monitores digitais são muito mais rápidos. Em uma varredura progressiva, as linhas são pintadas na tela em sequência, em vez de primeiro as linhas ímpares e depois as linhas pares. Se você deseja traduzir, 1080p, por exemplo, é usado para monitores caracterizados por 1080 linhas horizontais de resolução vertical e uma varredura progressiva.

E os números: 720p, 1080p, 1440p, 2K, 4K e 8K?

Quando as TVs de alta definição se tornaram a norma, os fabricantes desenvolveram um atalho para explicar sua resolução de tela. Os números mais comuns que você vê são 720p, 1080p, 1140p ou 4K.

Como vimos, o “p” e o “i” informam se é uma exibição de varredura progressiva ou de varredura entrelaçada. Além disso, esses números abreviados também são usados ??para descrever monitores de computador, mesmo que, em geral, um monitor seja capaz de exibir uma definição mais alta que uma TV. O número sempre se refere ao número de linhas horizontais no visor.

Abreviações de resoluções de tela

Veja como a abreviação se traduz:

  • 720p = 1280 x 720 – geralmente é conhecido como resolução HD ou “HD Ready”
  • 1080p = 1920 x 1080 – geralmente é conhecido como resolução FHD ou “Full HD”
  • 1440p = 2560 x 1440 – é comumente conhecido como resolução QHD ou Quad HD, e geralmente é visto em monitores de jogos e em smartphones de última geração. 1440p é quatro vezes a resolução de 720p HD ou “HD ready”. Para tornar as coisas ainda mais confusas, muitos smartphones premium apresentam a chamada resolução Quad HD + 2960×1440, que ainda se encaixa em 1440p.
  • 4K ou 2160p = 3840 x 2160 – é comumente conhecido como resolução 4K, UHD ou Ultra HD. É uma resolução de tela enorme e pode ser encontrada em TVs e monitores de computador premium. 2160p é chamado 4K porque a largura é próxima a 4000 pixels. Em outras palavras, oferece quatro vezes os pixels de 1080p FHD ou “Full HD”.
  • 8K ou 4320p = 7680 x 4320 – é conhecido como 8K e oferece 16 vezes mais pixels do que a resolução normal de 1080p FHD ou “Full HD”. Por enquanto, você vê 8K apenas em TVs caras da Samsung e LG. No entanto, você pode testar se seu computador pode render uma quantidade tão grande de dados usando esta amostra de vídeo de 8K:

O problema com o 2K é que ele não existe para dispositivos de consumo

Na cinematografia, a resolução 2K existe e se refere a 2048 × 1080. No entanto, no mercado consumidor, isso seria considerado 1080p. Para piorar, alguns fabricantes de telas usam o termo 2K para resoluções como 2560×1440, porque suas telas têm uma resolução horizontal de 2000 pixels ou mais. Infelizmente, isso está incorreto, pois esta resolução é 1440p, ou Quad HD, e não 2K.

O problema com o 2K é que ele não existe para dispositivos de consumo
Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças – Foto: Reprodução/Digital Citizen

Portanto, quando você ouve sobre uma TV, monitor de computador, smartphone ou tablet com uma resolução de 2K, esta afirmação está incorreta. A resolução real provavelmente será algo como 1440p ou Quad HD.

Você consegue ver vídeos de alta resolução em telas de menor resolução?

Você pode se perguntar se pode assistir a um vídeo de alta resolução em uma tela de resolução menor. Por exemplo, é possível usar uma TV de 720p para assistir a um vídeo em 1080p? A resposta é sim! Independentemente da resolução da sua tela, você pode assistir a qualquer vídeo, independentemente da resolução (superior ou inferior). No entanto, se o vídeo que você deseja assistir tiver uma resolução mais alta que a da sua tela, o dispositivo converterá a resolução do vídeo em uma que se ajuste à resolução da sua tela. Isso é chamado de redução de amostra.

Por exemplo, se você deseja assistir a um vídeo com uma resolução de 4K em uma tela de 720p, esse vídeo é mostrado na resolução de 720p, porque é tudo o que sua tela pode oferecer.

Qual é a proporção?

O termo formato de imagem foi usado inicialmente nos filmes, indicando a largura da imagem em relação à sua altura. Inicialmente, os filmes apresentavam uma proporção de aspecto 4:3, transferida para a televisão e para os primeiros monitores de computador. A proporção do filme mudou muito mais rapidamente para uma tela mais ampla, o que significa que, quando os filmes são exibidos na TV, eles precisam ser cortados ou a imagem precisa ser manipulada de outras maneiras para se ajustar à tela da TV.

Qual é a proporção?
Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças – Foto: Reprodução/Digital Citizen

À medida que a tecnologia de exibição melhorou, os fabricantes de TV e monitor começaram a avançar também para telas widescreen. Originalmente, “widescreen” se referia a algo mais amplo do que a tela 4:3 típica, mas rapidamente passou a significar uma proporção de 16:10 e depois 16:9. Atualmente, quase todos os monitores e TVs de computador estão disponíveis apenas em widescreen, e as transmissões de TV e as páginas da Web foram adaptadas para corresponder.

Até 2010, 16:10 era a proporção mais popular para monitores widescreen de computador. No entanto, com o aumento da popularidade de televisores de alta definição, que usavam resoluções de alta definição como 720p e 1080p e tornaram esses termos sinônimos de alta definição, 16:9 tornou-se a proporção padrão de alta definição.

Dependendo da proporção da tela, você pode usar apenas resoluções específicas para sua largura e altura.

Resoluções de tela mais comuns

Algumas das resoluções mais comuns que podem ser usadas para cada proporção são as seguintes:

  • Resoluções da proporção de aspecto 4:3: 640 × 480, 800 × 600, 960 × 720, 1024 × 768, 1280 × 960, 1400 × 1050, 1440 × 1080, 1600 × 1200, 1856 × 1392, 1920 × 1440 e 2048 × 1536
  • 16:10 resoluções da proporção: 1280 × 800, 1440 × 900, 1680 × 1050, 1920 × 1200 e 2560 × 1600.
  • Resoluções da proporção de 16:9: 1024 × 576, 1152 × 648, 1280 × 720 (HD), 1366 × 768, 1600 × 900, 1920 × 1080 (FHD), 2560 × 1440 (QHD), 3840 × 2160 (4K) e 7680 x 4320 (8K).

Existe uma relação entre a proporção e a orientação da tela?

A orientação da tela refere-se à maneira como você olha para uma tela: as orientações mais comuns da tela usadas são paisagem e retrato. A orientação paisagem significa que a largura da tela é maior que sua altura, enquanto a orientação retrato significa o contrário. A maioria das telas grandes, como as que usamos em nossos computadores, laptops ou TVs, usa a orientação paisagem.

Telas menores, como as de nossos smartphones, normalmente são usadas no modo retrato, mas, como o tamanho delas permite que você as gire facilmente, elas também podem ser usadas no modo paisagem. A proporção da tela define a proporção do lado mais comprido para o lado mais curto. Consequentemente, isso significa que a proporção da tela informa a proporção da largura para a altura quando você a observa no modo paisagem. A proporção não é usada para descrever telas (ou quaisquer formas retangulares) no modo retrato.

Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças
Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças – Foto: Reprodução/Digital Citizen

Em outras palavras, você poderia dizer que uma proporção de 16×9 é igual a 9×16, mas a última não é uma forma aceita de se referir à proporção. No entanto, você pode consultar a resolução da tela de ambos os modos. Por exemplo, uma resolução de 1920×1080 pixels é igual a 1080×1920 pixels; é só que a orientação difere.

Como o tamanho da tela afeta a resolução?

Embora a tela de uma TV 4:3 possa ser ajustada para exibir barras pretas na parte superior e inferior da tela, enquanto um filme ou programa widescreen estiver sendo exibido, isso não faz sentido em um monitor; portanto, o Windows nem oferece a você o tela widescreen como opção. Você pode assistir a filmes com barras pretas como se estivesse assistindo a uma tela de TV, mas isso é feito pelo seu media player.

Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças
Resoluções de Tela: Quais os tipos e diferenças – Foto: Reprodução/Digital Citizen

O mais importante não é o tamanho do monitor, mas a capacidade de exibir imagens de alta resolução. Quanto maior a definição da resolução, menores são as imagens na tela e chega um momento em que o texto na tela se torna tão pequeno que não é legível. Em um monitor maior, é possível aumentar muito a resolução, mas se a densidade de pixels do monitor não estiver igual, você não obterá a resolução máxima possível antes que a imagem se torne ilegível.

Em muitos casos, o monitor não exibe nada se você solicitar ao Windows para usar uma resolução que o monitor não pode suportar. Ou seja, em outras palavras, não espere milagres em um monitor barato. Quando se trata de monitores de alta definição, você definitivamente obtém o que paga.

Fonte: Digitalcitizen

O que você acha sobre resoluções de tela? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no botão “Canal do Telegram” no topo direito da página.