Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Você n tem ideia do que significa resolução de imagem? Bom, explicamos o que significa, por que é importante e o que fazer para garantir que suas imagens acabem com a melhor qualidade possível.

Veja também o que é Full HD!

O que é resolução de imagem?

Resolução de imagem: entenda o que é e como funciona – Foto: Reprodução/Grafica Rocha

Na fotografia, o termo resolução pode significar coisas diferentes. Quando falamos sobre resolução de imagem, no entanto, o que geralmente estamos nos referindo é a resolução de pixels, ou seja, o número de pixels na imagem. 

As imagens digitais originadas de nossas câmeras e smartphones são compostas de pixels. Portanto, saber quantos pixels estão presentes nos dá uma ideia de que tipo de imagem estamos lidando.

Como é declarada a resolução da imagem?

A resolução da imagem é normalmente expressa como uma medida horizontal X vertical. Portanto, uma resolução de imagem de 6000 x 4000 indica que a imagem mede 6000 pixels de largura e 4000 pixels de altura. A multiplicação das duas figuras nos dá a segunda maneira em que isso é comumente afirmado, a saber, em megapixels. 6000 x 4000 é igual a 24.000.000, mais facilmente escrito como 24 megapixels (MP).

Como posso descobrir a resolução das minhas imagens?

Resolução de imagem: entenda o que é e como funciona - Foto: Reprodução/GizModo
Resolução de imagem: entenda o que é e como funciona – Foto: Reprodução/GizModo

O sensor da sua câmera captura e gera imagens naturalmente em uma determinada resolução. Se sua câmera possui um sensor de 24MP, ela produzirá imagens nesse nível, embora muitas câmeras modernas tendam a ter sensores com uma contagem de pixels ainda maior.

Deve ser possível verificar o número de pixels nos metadados da imagem, que são as informações anexadas a cada imagem. Você pode visualizar isso na sua câmera depois que suas imagens foram capturadas ou em um programa de software, como o Photoshop. Se você estiver usando um Mac, também pode clicar com o botão direito do mouse no arquivo da imagem e selecionar “Obter informações”. Enquanto os usuários de PC Windows podem clicar com o botão direito do mouse no arquivo e selecionar “Propriedades”, antes de visualizar a resolução na guia “Detalhes”. 

Mais pixels significam mais detalhes?

Cada pixel em uma imagem pode assumir apenas um único valor. Em outras palavras, não é possível ter mais de um detalhe em um pixel. Portanto, quanto maior o número de pixels, maior o potencial de mais detalhes na imagem. 

“Potencial” é a palavra operativa aqui. O nível de detalhe nas imagens depende mais do que simplesmente o número de pixels presentes. O ruído da imagem, a qualidade da lente e a técnica fotográfica contribuem significativamente para o detalhamento de uma imagem, assim como o processamento específico aplicado à imagem após sua captura e a força – ou ausência – dos filtros anti-aliasing na frente do sensor. Uma imagem de resolução mais alta pode fornecer uma imagem maior para visualização, mas isso não significa necessariamente que exibirá mais detalhes.

A resolução é a mesma que nitidez?

Não. A nitidez diz respeito à forma como os detalhes claramente definidos nas imagens aparecem e são, estritamente falando, subjetivos (enquanto o número de pixels em uma imagem pode ser facilmente quantificado). É perfeitamente possível ter uma imagem com alta resolução que não pareça nítida, assim como é possível ter uma imagem de baixa resolução que pareça agradável e nítida. Depende muito de como a imagem está sendo visualizada, a que distância e exatamente quem a está visualizando.

Então, o que acontece quando você manipula imagens usando software? Normalmente, o contraste nas bordas entre os diferentes detalhes aumenta, o que dá a impressão de detalhes mais nítidos. Mas você não está realmente adicionando informações extras à imagem ao fazer isso.

Devo postar arquivos de baixa ou alta resolução online?

Resolução de imagem: entenda o que é e como funciona - Foto: Reprodução/GizModo
Resolução de imagem: entenda o que é e como funciona – Foto: Reprodução/GizModo

A maneira como uma imagem pode ser usada é limitada em algum grau pelo número de pixels que ela contém. Os fotógrafos que procuram proteger seu trabalho geralmente enviam versões de baixa resolução de suas imagens, em um esforço para desencorajar o roubo. Isso faz muito sentido, embora diminua o impacto de tal imagem, pois só pode ser visualizada em um tamanho específico. 

No entanto, existem maneiras pelas quais você pode continuar compartilhando imagens em uma resolução mais alta, mantendo-as protegidas. Uma opção é colocar marcas d’água em suas imagens, o que também desencoraja o roubo, embora os fotógrafos normalmente as apliquem a imagens de baixa resolução para serem mais cautelosas.

O que é um exemplo de imagem de baixa resolução?

Não existe um ponto de corte específico para uma imagem de baixa resolução, pois depende realmente de como e onde está sendo usada. Mas uma imagem com uma contagem de pixels de três dígitos em ambas as dimensões raramente seria considerada de alta resolução para a maioria dos usos. 

Mesmo uma imagem que mede 1920 x 1080 pixels, por exemplo, seria equivalente a cerca de 2MP. Isso geralmente é bom para uso on-line, mas muito menor do que o que as câmeras e telefones de hoje produzem como padrão. 

O que é um exemplo de imagem de alta resolução?

Mais uma vez, não há limites definidos aqui, mas uma imagem diretamente de uma câmera moderna capturada em suas configurações de alta qualidade normalmente seria considerada alta o suficiente para a maioria dos propósitos.

As câmeras atuais tendem a produzir imagens em torno de 24MP, 36MP e 45MP e além. Dessa forma, elas contêm informações muito superiores às telas modernas de computador e televisão. Algumas câmeras ainda têm modos de alta resolução que capturam rapidamente várias imagens do mesmo assunto e as combinam em um único arquivo, que acaba com uma resolução de imagem equivalente a cerca de 180MP ou 200MP.

De que resolução preciso para minhas imagens?

Resolução de imagem: entenda o que é e como funciona – Foto: Reprodução/Canon

O que você está fotografando? Como está sendo exibido? Quem está vendo? e a que distância? Esses são os tipos de coisas que você precisa primeiro se perguntar se deseja responder à pergunta acima.

Se uma imagem é destinada a uma tela de computador moderna, ela não precisa ter uma resolução muito alta. A tela de um Macbook Pro de 16 polegadas da geração atual, por exemplo, tem uma resolução de cerca de 5,9 MP. As imagens diretamente das câmeras ou celulares de hoje se satisfariam disso facilmente. Também vale lembrar que,  geralmente, não estamos usando a tela inteira para visualizar uma imagem.

Se você planeja usar o Hyper Zoom ou cortar severamente suas imagens, é mais recomendável começar com uma imagem com a resolução mais alta. É uma boa ideia sempre capturar imagens da mais alta qualidade. Além disso, opte por capturar arquivos Raw. Dessa forma, você terá flexibilidade máxima posteriormente.

Quais são os prós e os contras das imagens de baixa resolução?

Imagens de baixa resolução não serão capazes de mostrar o mesmo nível de detalhe que as de alta resolução, mas o que elas podem não ter em detalhes compensam em eficiência. 

Geralmente, são menores em tamanho de arquivo do que as imagens de alta resolução, o que significa que elas podem ser carregadas mais facilmente on-line ou enviadas por e-mail e por meio de serviços de mensagens como WhatsApp e Facebook Messenger.

Tamanhos de arquivo menores também devem ajudar a garantir que as imagens sejam carregadas rapidamente nas páginas da Web, o que melhora a experiência do usuário e o desempenho geral do seu site.

Nota: o tamanho exato do arquivo depende em grande parte do conteúdo da imagem, do tipo de arquivo e do nível de compactação aplicado (se houver). É possível diminuir o tamanho dos arquivos de alta resolução usando a compactação, que os JPEGs usam como padrão.

Já ouvi os termos dpi e ppi? O que isso significa?

Ppi significa pixels por polegada, e essa é uma medida da densidade de pixels em uma imagem. Também pode ser usado para se referir a uma tela usada para mostrar imagens. O mencionado Macbook Pro, por exemplo, que possui uma tela Retina, possui 226 pixels por polegada, enquanto outros Macbooks têm muito menos.

O Dpi, que significa pontos por polegada, é semelhante em princípio, mas se refere à impressão, onde existem pontos em vez de pixels que compõem a imagem. Tradicionalmente, os fotógrafos pretendem imprimir suas imagens em um nível de 300 dpi para obter uma melhor clareza, mas é possível imprimir em um dpi mais baixo – e, portanto, em um tamanho maior – e ainda alcançar resultados mais que aceitáveis. Isso é particularmente verdadeiro quando uma imagem é pendurada na parede, onde normalmente é vista a uma distância maior do que quando uma impressão é realizada.

Qual é a relação entre 4K e resolução?

4K é um termo que tem sido amplamente utilizado nos últimos anos, seja em novos televisores e telas de computador até empresas como a Netflix e outros provedores de conteúdo. Normalmente, o termo é usado para descrever um vídeo ou parte do conteúdo que pode ser gravado, reproduzido ou transmitido com cerca de 4000 pixels de largura ou um dispositivo capaz de exibi-lo nesse nível.

Enquanto alguns fabricantes usaram o termo para se referir a imagens, as últimas gerações de câmeras modernas foram capazes de produzir imagens com mais de 4000 pixels de largura, portanto, o termo não é usado tão amplamente aqui quanto nos vídeos.

Apenas nos últimos anos, o vídeo 4K está amplamente disponível em DSLRs e câmeras sem espelho no nível do consumidor, com câmeras antes desta gravação em um máximo de Full HD (1920 x 1080 pixels).

Para vídeos e telas, o termo geralmente se refere a uma das duas especificações: DCI 4K ( 4096 × 2160 pixels) e UHD 4K (3840 × 2160 pixels). A maioria das câmeras capazes de gravar imagens em 4K e telas que dizem estar prontas para 4K funcionam com o padrão 4K UHD, embora hoje mais câmeras estejam adotando as duas.

Como aumento a resolução das minhas imagens?

Depois que uma imagem é capturada em uma resolução específica, não é possível aumentar sua resolução sem afetar sua qualidade. Embora seja completamente possível adicionar pixels aumentando as dimensões da imagem no software, este é essencialmente um processo de adivinhação usando os pixels existentes, em vez de algo que pode adicionar retroativamente detalhes que não estavam lá no início.

Portanto, mais uma vez, a melhor coisa a fazer é garantir que você esteja capturando imagens com as configurações de mais alta qualidade disponíveis na sua câmera. Deve ficar claro qual é a opção: ela normalmente será marcada como “Grande” ou com a contagem de megapixels específica que corresponde ao sensor dentro dela. 

Se você possui uma câmera moderna, ela também pode ter o modo de alta resolução acima mencionado, embora isso normalmente seja prático apenas ao usar um tripé e com um objeto estático também. Mesmo assim, ele fornecerá uma imagem significativamente maior em sua contagem de pixels do que o normal, portanto vale a pena considerar.

Fonte: Smart Frame

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar em “Canal do Telegram” que está no canto superior direito da página!