Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Joe Belfiore, o ex-diretor do Windows Phone, tem um santo forte dentro da Microsoft. Deixando a piadinha de lado, ele deve ser um ótimo profissional, já que encontrou uma maneira de continuar na hierarquia gerencial da empresa, mesmo depois de sua função principal ter sido descontinuada…

Já se passaram duas semanas desde que a Microsoft anunciou sua última reorganização que resultou na divisão da equipe de engenharia de clientes do Windows em duas partes. Belfiore ficou com a missão de criar e manter efetivamente as experiências dos clientes Windows. Parte dos deveres de Belfiore inclui a implementação de novas experiências com o Windows Shell e Edge para clientes casuais e comerciais, e se reporta ao vice-presidente executivo Rajesh Jha, que chefia a recém-formada unidade de engenharia de Experiências & Dispositivos.

Nesta segunda-feira (16), algumas outras equipes não específicas do Windows foram transferidas para Belfiore. De acordo com várias fontes que pediram anonimato, Belfiore agora também supervisiona a Educação, o OneNote e o Wunderlist / To-Do. Educação, OneNote e Wunderlist foram executados como um grupo nos últimos dois anos pelo Vice-Presidente Corporativo Eran Megiddo.

Desde que ele retornou da sua licença sabática, Belfiore já era o líder do Windows + Devices for Education, em parceria com o Office, mas ele não supervisionou a equipe EDU diretamente, ao que parece.

No ano passado, na conferência de desenvolvedores Build 2017, funcionários da Microsoft detalharam seus planos para tentar manter o Windows uma parte relevante dos novos cenários móveis, aprimorando as experiências de computação dos usuários iOS e Android com recursos como o Pick Up Where You Left Off. A liberação de aplicativos como o navegador Edge para iOS e Android também fazia parte desse plano.

Com as responsabilidades expandidas de Belfiore, parece que a Microsoft planeja continuar seguindo esse caminho, tentando usar seus aplicativos multiplataforma como o OneNote e o To-Do para se conectar perfeitamente com PCs Windows e melhorar os cenários de produtividade “modernos”. O To-Do e o OneNote já funcionam em diversas plataformas.

Separadamente, fontes internas revelaram que a Microsoft transferiu a equipe de consumidores do Skype para o Outlook como parte da segunda fase da última reorganização. Gaurav Sareen é o vice-presidente corporativo atualmente encarregado dos grupos Outlook, Yammer e Office 365. Ele deve adicionar o consumidor do Skype às suas responsabilidades, informaram.

Ao que parece, a transformação da Microsoft no app do Skype para consumidores no ano passado não foi bem recebida pelos clientes.

Recentemente, a Microsoft transferiu o vice-presidente corporativo, Javier Soltero, que ingressou na empresa quando a Microsoft comprou a Acompli em 2014, de sua posição como CVP do Office Product Group para CVP da Cortana. (A Cortana, por enquanto, ainda está no Grupo de Pesquisas + AI da Microsoft, assim como o Bing.)

Em contato para confirmar as novidades, um porta-voz da Microsoft disse que a empresa não tinha “nada para compartilhar”.

As equipes que foram para o guarda-chuva de Rajesh Jha incluem não apenas líderes de produtos do Office e Joe Belfiore, mas, também outros ex-líderes do Windows e Devices, incluindo Panos Panay, Kudo Tsunoda e Brad Anderson. Uma grande parte da missão Experiências e Dispositivos de Rajesh Jha é aumentar o mercado do Microsoft 365, que é o pacote do Windows 10, Office 365 e Enterprise Mobility + Security da Microsoft, vendido como um serviço de assinatura.

Obrigado ao Gui Verdi pela dica 😉

Fonte: ZDNET