Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Gartner, grande empresa de consultoria a nível mundial, relevou hoje o seu mais novo relatório com informações sobre o cenário global do mercado mobile. O relatório compara os números do segundo trimestre de 2014 com os do mesmo período de 2015.

Gartner relatório windows phone img1

Nesse período, entre os smartphones, o Android teve a menor taxa de crescimento desde o seu surgimento, mas ainda continua sendo, com sobra, o sistema operacional móvel mais usado em todo o mundo. Impulsionado por esse baixo crescimento, a Samsung, que ainda é líder do segmento, registrou perda de cota de mercado, enquanto fabricantes como a Huawei e a Apple só tem o que comemorar, já que seu market share e suas vendas só tem crescido.

Anshul Gupta, diretor de pesquisas da Gartner, observou um detalhe muito importante nesse último relatório. Pela primeira vez em muitos anos as vendas de smartphones na China caíram em cerca de 4%.

A China é o maior em vendas de smartphones no mundo. Sozinha representa 30% do total das vendas de smartphones no segundo trimestre de 2015. O seu mau desempenho influenciou negativamente o desempenho do mercado de telefonia móvel no segundo trimestre“, disse Gupta. “A China atingiu a saturação – seu mercado de telefonia é essencialmente impulsionado pela substituição de aparelhos, com menos compradores de primeira viagem…

Outro destaque desse relatório é o número total de celulares vendidos em todo o mundo no período analisado para usuários finais (consumidores comuns), que ficou em torno de 446 milhões de unidades. Desse total 82,2% são modelos com Android. Ainda com relação ao total, 88.739 são da Samsung, 48.086 da Apple e 27.690 da Microsoft. Com isso vemos que a Microsoft continua sendo a terceira maior fabricante de celulares do mundo nesse tipo de venda. Lembrando que desse total a grande maioria dos aparelhos não são da linha Lumia. Desses 27.690, apenas 8.198 unidades são de Lumias, os demais são os features phones, como o Nokia 222 lançado hoje.

Gartner relatório windows phone img2

Em comparação com 2014, a Microsoft aumentou suas vendas de smartphones da linha Lumia para esse tipo de usuário em cerca de 1,25%, contudo, mesmo assim, essa linha perdeu em cota de mercado, saindo de 2,8% para 2,5% agora em 2015 (veja a tabela 2 acima).

A Microsoft ainda tem muito o que conquistar nesse mercado. A Blackberry já está quase esquecida, enquanto outras fabricantes como a LG, Sony, Xiaomi, ZTE e outras continuam investindo no Android. O Windows 10 Mobile poderá ser o grande novo diferencial, já que o iOS da Apple e ele serão os únicos diferentes da maioria.

Fontes: Gartner