Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como já havíamos dito antes, infelizmente o market share do Windows Phone/Windows 10 Mobile continua em queda livre em todo o globo, exceto por um único país, o Japão. Assim mostra o mais recente relatório da Kantar Word Panel referente ao mês de junho.

kantar-June-2016

Observando os dados acima podemos confirmar que o Windows Phone vem perdendo espaço para seus concorrente de uma ponta a outra do globo. Na Europa a queda parece ser ainda mais brusca, possivelmente porque era lá onde podíamos encontrar o reduto do S.O., como por exemplo na Itália onde no mesmo período do ano passado o Windows Phone respondia por nada mais nada menos que 14,2% do mercado, contrastando com os 5,6% de agora. Outro bom exemplo é a China, importante mercado para o seguimento de telefonia móvel, onde atualmente o WP responde por menos de 0,3% do mercado.

E não podemos esquecer dos EUA, outro importante mercado para dispositivos móveis, afinal, como diria o AndreHBuss, é lá onde residem os mais famosos e importantes DEVs do mundo, e nesse mercado o Windows Phone saiu da cota de 3% no ano passado para 1,6% em junho de 2016.

Nos números apresentados pela Kantar o único país onde o Windows Phone cresceu foi no Japão, e não era pra menos, afinal, só nessa região foram lançados mais de 6 novos modelos de Windows 10 Mobile, e mesmo assim foi um crescimento bem pequeno.

Lumias tristes

Esse mesmo motivo, lançamento de novos modelos com Windows 10 Mobile, é também o responsável pela enorme queda na cota de market share do sistema, afinal, quase não vimos novos aparelhos com Windows nas lojas nesse primeiros semestre de 2016, então, não estamos diante de nenhuma surpresa aqui. O que temos na verdade são números que deixarão qualquer fã do sistema com um profundo pesar pela falta de investimentos nesse promissor S.O., em nosso humilde opinião, único que poderia bater de frente com o Android da Google na atualidade.

Como de costume, não podemos deixar de comentar que o sistema em si não foi deixado para morrer. Segundo a Microsoft, o que está acontecendo é uma profunda mudança de estratégia, então, isso seria apenas um colossal efeito colateral, isso porque o Windows 10 Mobile é parte fundamental do Projeto One Core que tem como centro do Windows 10 e chegará o momento em que ele terá mais ênfase nesse gigantesco projeto.

Quem sabe algo comece a mudar quando enfim eles darem essa atenção específica prometida para versão mobile do Windows 10. Até lá podemos assistir de camarote ao quase desaparecimento do Windows Phone do mercado… ah, e o último relatório da Kantar com dados do Brasil foi divulgado em janeiro deste ano e mostrava o Windows Phone com uma cota de 4,1% do mercado.

Fontes: MSPoweruser