Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Desde a Creators Update que a Microsoft optou por retirar boa parte das APIs relacionadas a telefonia celular do seu sistema operacional tradicional. Com isso, ficou claro que qualquer device com Windows 10 não poderia trabalhar com um aplicativo de telefone para fazer ligações, ouvir correio de voz, bloqueio de chamadas e outras coisas, mas, parece que as coisas mudaram e essas APIs estarão de volta ao sistema juntamente com a chegada da Redstone 5, que será a próxima grande atualização para o Windows 10, mas que só deve ser liberada no final deste ano.

Uma diferença entre as alterações da API no Windows 10 build 17650 (lançado recentemente) e a API 17643 WinRT mostra que todas as APIs retornaram, permitindo que os usuários do Windows 10, com o software de discagem à direita, bloqueiem chamadas, façam videochamadas, ouçam o correio de voz e todos os recursos usuais normalmente associados a um sistema operacional baseado em telefone.

Claro que essas APIs não tem grande valia em dispositivos como nos Computadores Sempre Conectados apresentados recentemente, como o HP Envy x2 ou mesmo o ASUS NovaGo. Sem dúvida elas terão alguma serventia em dispositivos menores, semelhantes a um smartphone. Quem sabe uma nova categoria ou algo do gênero, mas para que essa nova categoria seja implementada no mínimo o Windows precisa estar preparado para suportá-los e ai está a solução.

Isso pode muito bem servir de esperança para uma crença em algo como o Surface Phone, o mítico computador de bolso com Windows 10 ARM64 que há anos é esperado pelos fãs da plataforma, porém, vale salientar que estamos falando apenas de um rumor e não há nada concreto sobre esse dispositivo.

Satya Nadella, atual CEO da Microsoft já havia comentado que a empresa não tem interesse em lançar no mercado um produto similar ao que já temos hoje, como os tradicionais smartphones vistos nas prateleiras das lojas. Nadella já havia falado por diversas vezes sobre um dispositivo “definitivo”, que estaria dentro de uma nova categoria de devices. Acreditamos que um dispositivo assim seria, na verdade, um computador sempre conectado, como os que falamos acima, só que, com um design diferenciado, pequeno o suficiente para caber no bolso, quem sabe com um teclado físico ou não, com um poder de processamento semelhante ao de um laptop de entrada e que ofereceria as funcionalidade de um laptop e de um smartphone em um único aparelho, inclusive com o Modo Continuum aprimorado. Nunca tivemos nenhuma confirmação de um projeto relacionado a esse produto, só sabemos que seria incrível tê-lo no mercado por um preço acessível. Agora, com a chegada do Windows 10 em chips ARM a esperança em um dispositivo como esse cresceu. Quem sabe as expectativas se tornem uma realidade.

Fonte: MSPoweruser