Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Uma situação que é familiar para muitas pessoas que trabalham em escritório é ter que entregar relatórios de tempos em tempos. Alguns momentos, isso pode gerar preocupação, uma vez que, apesar de ter verificado o arquivo algumas vezes, aparece uma mensagem de erro do Excel na tela. Por isso, vamos te mostrar passo a passo de como recuperar um arquivo corrompido do Excel. Continue lendo!

Recuperar arquivo corrompido do Excel

Quando o arquivo do Excel está corrompido, você receberá a seguinte mensagem de erro:

Recuperar arquivo do Excel

Viu essa mensagem na sua tela? Sem pânico! Há uma forma confiável de consertar um documento danificado. É uma aplicação do Recovery Toolbox for Excel. Mas antes de baixar o programa, eu aconselho você a tentar o método usual para recuperar realizar backup dos seus arquivos antes que eles eventualmente se corrompam.

Como proteger documentos no disco

Nenhum documento Excel tem seguro contra danos, não importa se é XLS ou XLSX. É mais comum para pessoas que utilizam gráficos e tabelas dinâmicas aparecerem mensagens como essa. No entanto, a maior parte dos problemas podem ser evitados. Você só precisa estabelecer um backup com antecedência, seguindo os seguintes passos:

  1. Abra o documento Excel
  2. Arquivo – Salvar como
  3. Clique na pasta onde quer salvar o arquivo
  4. Clique no botão Ferramentas ao lado do botão Salvar
  5. Vá para Opções gerais
  6. Em seguida, marque a caixa “Sempre criar backup”
Recuperar arquivo do Excel

Em apenas um minuto, você vai ter sempre um backup do arquivo crítico, mas não se esqueça de deixar documentos no seu flash drive de vez em quando. Apenas mídia removível pode te proteger contra qualquer problema de computador. Também vale a pena checar as configurações de autosave. Certifique-se de as configurações do MS Excel são como as da foto abaixo.

Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Vá em Arquivos
  2. Clique em Opções
  3. Em seguida, irá abrir um pop up e você deve clicar em Salvar
  4. Verifique se suas opções de salvamento automático estão como na imagem.

Agora você sabe como proteger seu trabalho das falhas do computador. Mas e se o documento não está mais disponível? Primeiro, confira o tamanho. Clique com o botão direito no arquivo e vá em Propriedades > Geral > Tamanho. Quando o tamanho do arquivo é de algumas centenas de kilobytes, e preferivelmente vários megabytes, o arquivo pode ser restaurado. No entanto, se o documento encolheu para alguns kilobytes ou menos, a informação se perdeu para sempre.

Ferramentas MS Excel padrão

Os dados no disco foram salvos, resta extrair o arquivo danificado. Nem todo mundo sabe que Microsoft Excel tem suas próprias ferramentas de recuperação. Usualmente, elas funcionam automaticamente, mas, às vezes, os mecanismos de bug falham. Sendo assim, você precisa ir até as configurações do Excel e rodar a ferramenta embutida manualmente:

  1. Vá para Arquivo – Abrir
  2. Selecione Recente
  3. Encontre o arquivo que você precisa na janela pop up
  4. Clique na seta próximo ao Abrir
  5. Clique em Abrir e Restaurar

Infelizmente, essa opção embutida de recuperação raramente funciona. Se o arquivo não pode ser consertado, em vez do comando Restaurar, pressione a chave adjacente. É chamado Extrair dados. Essa opção vai ao menos retornar os dados das tabelas perdidas. Se falhar novamente, então siga em frente.

Há um pequeno truque: às vezes, você pode abrir um documento Excel danificado com isso. Antes de abrir o arquivo, o sistema reconta as fórmulas no documento toda vez. Essa função, que nesse caso previne o arquivo de ser aberto, pode ser desativada. Nada complicado.

Primeiro, crie um documento vazio e abra-o. Em seguida, para a aba Fórmulas – no lado esquerdo da página. Aqui você precisa selecionar o comando Opções de cálculo > Manual. Então, sem fechar a planilha ativa, tente abrir o documento que precisa através de Arquivo – Abrir.

Não funcionou? Tudo bem. Vamos para as ferramentas profissionais para trabalhar com Excel.

Reparar arquivos danificados online

Temos uma carta na manga para reparar arquivos corrompidos do Excel. A ferramenta Online File Repair Service. Ideal para pessoas de negócios que não querem perder tempo. Você pode encontrar serviços similares na rede, mas o Online File Repair Service tem sido líder neste segmento por muitos anos, e isso é improvável de mudar em breve. Particularmente no custo, que é o menor entre os competidores.

recuperar arquivos do excel

O principio de operação é fácil de entender. Acesse o link e siga as instruções dos desenvolvedores. No processo, você será solicitado por um endereço de email – um documento corrigido será enviado para ele. Em seguida, carregue o arquivo e comece a recuperação.

O serviço permite que você se familiarize com os resultados de antemão, de modo que você não vai precisar pagar se a restauração não é possível. O preço em média é 10 dólares por arquivo carregado. Depois de pagar, você imediatamente recebera um documento restaurado, e você pode abrir o champagne e começar a celebrar!

Recovery Toolbox for Excel é a solução definitiva 

Digamos que você tem um documento danificado, mas os dados são confidenciais e sob nenhuma circunstância podem ser passados para pessoas de fora. Então eu recomendo dar uma olhada em Recovery Toolbox for Excel.

A ferramenta é poderosa para reparar arquivos do Excel. O programa já tem 15 anos. Está crescendo com os produtos da Microsoft. Mais importante, há uma versão de teste, de modo que você não tenha que comprar sem garantias.

recuperar aquivo do excel

Certifique-se de testar Recovery Toolbox for Excel antes de comprar. Se não há problemas durante o processamento, você só precisa comprar a licença. Depois disso, você pode carregar e salvar documentos em qualquer quantidade. Você também vai ter acesso ao suporte e atualizações regulares.

Lembre-se de fazer backup de arquivos importantes.

O que você achou do tutorial? Conseguiu recuperar o seu arquivo do Excel? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. É só clicar no ícone azul da rede social ao lado!