Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Uma empresa especializada em análise de mercado, a Atlantic Equities, afirmou que daqui a cerca de 10 anos a receita com o Microsoft Azure deve ultrapassar a cota de US $ 115 bilhões. Isto é, a receita com este serviço em específico da Microsoft deve ser até 12X maior do que é hoje.

Em Q2 de 2018 a receita da empresa como um todo foi de $ 28,9 bilhões de dólares, o que significou um crescimento de 12% no YoY e lucro operacional de $ 8,7 bilhões de dólares (um aumento de 10%).  A Microsoft superou as estimativas dos analistas (que projetaram as receitas da Microsoft em $ 27,2 bilhões) para as receitas do segundo trimestre, ajudado pelo acelerado crescimento trimestral justamente em sua nuvem e softwares corporativos da empresa.

A receita de produtividade e de processos de negócios foi de $ 9 bilhões de dólares, que representou um aumento de 25%.

“Os resultados deste trimestre mostram o valor diferenciado que estamos entregando aos clientes através de nossas soluções de produtividade e como somos a escolha de provedor de nuvem de híbrida,” disse Satya Nadella, CEO da Microsoft na ocasião da divulgação dos resultados.

“Nossos investimentos em IoT, dados e serviços de IA (Inteligência Artificial) em nuvem e a computação de borda, torna possível acelerar ainda mais o nosso crescimento.”

Receitas em Intelligent Cloud foram de $ 7,8 bilhões de dólares (15% de aumento) lideradas por um aumento de 18% em produtos de servidor e receitas de serviços em nuvem, quase duplicando o crescimento das receitas do Azure, com incríveis 98% de crescimento.

“Nós entregamos outra moeda forte com as receitas comerciais da nuvem, crescendo 56% (YoY)  para $ 5,3 bilhões de dólares,” disse Amy Hood, vice-presidente executiva e diretora financeira da Microsoft.

“Forte execução de nossas equipes de vendas e parceiros, ajudaram a atravessar o crescimento das nossas empresas.”

Já se foi o tempo em que o Windows era a maior fonte de lucro da companhia. Hoje, o maior lucro vem dos serviços em Nuvem e do Office 365 e essa será a tendência daqui para frente. Tanto que a Atlantic Equities afirmou o seguinte sobre o tópico:

Resultado de imagem para azure services

“O Azure substituiu o Windows como a plataforma que sustenta a oferta corporativa da Microsoft, e prevemos que ele ultrapasse a receita de US $ 100 bilhões na próxima década. Com o Office 365, a Microsoft já estabeleceu uma forte posição no mercado de serviços como software e permanece um robusto potencial de crescimento, já que a maior acessibilidade do modelo de entrega na nuvem continua impulsionando a expansão na base de usuários e os clientes atualizam constantemente dos pacotes básicos ”. Palavra do analista James Cordwell da Atlantic Equities.

Ainda segundo eles, mesmo que o Azure nunca atinja a posição de monopólio que o Windows desfrutou no mercado, a receita será muito maior do que a receita máxima já extraída com o Windows, uma vez que está abordando um mercado muito maior. James mencionou ainda que a AWS continuará sendo a líder de mercado, com cerca de US $ 185 bilhões em receita nos próximos 10 anos, seguida de perto pela Microsoft e sua plataforma em Nuvem.

Inclusive, você já pode criar sua conta Azure gratuitamente e aproveitar uma boa gama de serviços gratuitos na Nuvem, como por exemplo: Crédito de R$670 para explorar serviços por 30 dias, 12 meses de serviços populares do Azure sem custo, e outros 25 serviços que serão gratuitos sempre, como máquinas virtuais do Windows, 5 GB de armazenamento de arquivos diversos, 250 GB de banco de dados SQL, 5 GB no Azure Cosmo DB (limitado a até 400 unidades de solicitação) e assim por diante. Clique aqui e crie sua conta agora mesmo, ou aproveite sua Conta Microsoft já existente e comece sua aventura.

Também é bom lembrar que o Azure já possui um aplicativo dedicado ao Android da Google e ao iOS da Apple.