Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Infelizmente há uma lenda bem enraizada nos profissionais de tecnologia da informação de que a Microsoft odeia tudo que é open source ou gratuito. Eu mesmo há poucos dias tive uma longa discursão com algumas pessoas na empresa onde trabalho tentando provar que o Visual Studio Express é sim gratuito. Detalhe: Gente que saiu da faculdade não faz muito tempo.

microsoft-linux

Felizmente o mundo dá voltas e a mesma odiada Microsoft está oferecendo uma certificação oficial para Linux: a Microsoft Certified Solutions Associate  Linux on Azure. A certificação será oferecida para os profissionais que forem aprovados no Microsoft Exam 70-533 (Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions) quanto no exame da Linux Foundation Certified System Administrator (LFCS).

Para quem não é dá  área saiba que certificações (Java, Linux, .Net, Oracle entre outras) são normalmente caras, complicadas de se obter e normalmente profissionais certificados por órgão reconhecidos (Microsoft esta entre elas) são muito valorizados e disputados no mercado de trabalho.

O interessante é que o Linux esta tão enraizado nos serviços da Microsoft que hoje o sistema do pinguim representa nada desprezíveis 25% do Azure, pelo menos é o que disse Mark Russinovich CTO do serviço.

“É óbvio, se nós não oferecermos suporte ao Linux, nós seremos exclusivos do Windows e isso não é prático. No outono passado, um em cada cinco instâncias do Azure estava em Linux. Hoje, um ano depois, uma em cada quatro instâncias são Linux. Resumindo: a Microsoft oferecer suporte total ao Linux na nuvem é simplesmente um bom negócio”.

E se você pensa que isto é bom apenas para a Microsoft, saiba o pessoal da Linux Foundation também não pensa muito diferente. Para Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation a aliança e a certificação é um beneficion para toda a comunidade de profissionais de TI.

“hoje o ambiente de TI exige mais dos profissionais do que antes. Uma certificação emitida pela Microsoft que inclui um exame Certificado de SysAdmin da Linux Foundation irá definitivamente permitir que esses profissionais se destaquem de seus pares e garantir a eles a oportunidade de trabalhar nas mais interessantes tecnologias de nossos tempos”.

Enfim, a mensagem que fica é que as coisas mudam e se você ainda tem uma mentalidade da década de 80 é melhor se atualizar. Será que não chegou a hora de ter uma certificação Microsoft no currículo?

Fonte: Microsoft via Uol