Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Estamos quase no final do mês de novembro e a ansiedade pela liberação da versão pública e estável do Windows 10 Mobile aumenta cada dia mais.  Isso porque a expectativa (e promessa) é que o software comece a ser liberado para aparelhos existentes no próximo mês. Uma pena que poucos usuários do sistema podem ficar assim… ansiosos.

windows 10 mobile home screen

A lista de aparelhos que poderão atualizar para o Windows 10 Mobile já no próximo mês é bem pequena e restrita a modelos mais novos. Confira a seguir:

Lumia 430, Lumia 435, Lumia 532, Lumia 535, Lumia 540, Lumia 635 (com 1GB de RAM), Lumia 640, Lumia 640 XL, Lumia 735 (o Lumia 730 também deve receber), Lumia 830 e Lumia 930.

E os demais Lumias, como todos da geração X20, a exemplo do Lumias 920, 520, 720, 1320 e até mesmo os Lumias 925 e 1520, que não pertencem nem a uma geração nem a outra? Bem, espera-se que uma segunda leva de atualizações chegue apenas em fevereiro de 2016.

Isso é uma informação preliminar e não oficial. Pode ser que em janeiro seja liberada mais um lote de atualizações e que abranja modelos mais antigos como os citados acima. Para confirmar essas informações seria interessante que o site que mostra o status da liberação de novos updates fosse atualizado. Nossa esperança é que isso aconteça também em dezembro.

Aqui temos outras informações sobre esse update:

Todos poderão usar Cortana em dezembro?

Não. Cortana chegará primeiro apenas para participantes do programa Insider. Dentro de alguns meses todos poderão aproveitar a novidade

Quais modelos serão compatíveis com o USB OTG e com o Modo Continuum?

Por enquanto sabemos que apenas os Lumias 950 e o 950 XL suportam ambas as funcionalidades. No máximo sabemos que o Acer Jade Primo suporta o Continuum também. Lembrando que essa ausência de suporte tem uma relação com o hardware do aparelho, o que já era de esperar.

Todos poderão usar o Windows Hello?

Não. Tal funcionalidade também é restrita aos novos modelos por exigir, mais uma vez, um novo hardware, a exemplo do leitor de íris dos Lumias 950 e 950 XL.

O programa insider para o Windows 10 Mobile vai continuar?

Sim.

Os Lumias 550, 950 e 950 XL virão com a versão RTM (build 10586) que foi liberada semana passada?

Pode ser que sim, porém, ela sempre será mais polida. Ainda assim, caso a Microsoft tenha optado por enviar uma versão com um ou outro bug para as fabricantes, nada impede de assim que o usuário ligar o seu Lumia já ter disponível um novo update corrigindo erros e melhorando o desempenho do sistema. Essa prática é comum nesse mercado.

Com quais novidades meu Lumia NÃO será compatível?

Apenas com aquelas que envolvem recursos novos de hardware, como as que falamos acima: Continuum, Windows Hello, USB OTG, etc.

Todos poderão atualizar para o Windows 10 Mobile?

Sim. A questão será apenas a demora para a liberação do udpate. Alguns, como já dissemos no post, verão a atualização já no mês que vem, outros só daqui há alguns meses. O único requisito para ter acesso ao update é que seu telefone esteja atualizado com o Windows Phone 8.1 Update 1, no mínimo e tenha 8GB de memória interna. Exemplos: Todos os Lumias da geração X20, X30, X25, Blu Win HD, Blu Win JR, HTC 8X, HTC One, Samsung Ativ S e SE, Huawei Ascend 2, Huawei Ascend W2, Acer Liquid M220, etc.

Vou precisar formatar meu celular para atualizar para o Windows 10 Mobile? Perderei meus dados?

Não. A atualização chegará via OTA, isto é, pelo próprio aparelho e será instalado por cima do Windows Phone 8.1 e de graça. Nada será apagado do telefone.

Sendo eu um participante do Programa Windows Insider, precisarei fazer o downgrade para pegar a versão estável do software?

Possivelmente sim, caso contrário o Windows Update entenderá que você continua interessado no programa e o manterá com uma versão Preview, mesmo que a build do Preview seja a mesma da versão pública. Quando sair uma nova build Preview seu telefone a encontrará, enquanto os demais não. Quem não deseja mais participar do programa é só fazer o downgrade para o Windows Phone 8.1 e não instalar mais o app Windows Insider.

Essa atualização ainda depende das operadoras?

Sim, porém, mesmo com essa dependência, da mesma forma como foi com o Windows Phone 8.1, a MS está trabalhando junto elas para que o update seja liberado o mais rápido possível. Ela já garantiu que a interferência das operadoras será mínima, no máximo no calendário de liberação*.

*Apenas a fabricante do aparelho pode barrar o update neste momento, como por exemplo: a Samsung, a HTC ou a próprio Microsoft.

Quem não pode fazer o update para o Windows 10 Mobile?

Usuários de modelos equipados com o Windows Phone 7.X, como os Lumias 800, 710, Samsung Ominia W, e outros que morreram no Windows Phone 8.0, como o HTC 8S.

Algum modelo de Windows Phone 8.1 pode ficar de fora do update?

A única exceção aqui é o Lumia 530, o qual ainda precisa ser detalhamento decidido como ele será atualizado, por possuir apenas 4GB de memória interna. Seu caso ainda está em análise. Isso também vale para alguns modelos da BLU e da Huawei, que também tem essa capacidade de memória interna. O que se sabe até o momento sobre esse caso em específico é que seria possível instalar o update por meio de um cartão Micro-SD.

Se eu não gostar do Windows 10 Mobile, poderei fazer o downgrade para ficar no Windows Phone 8.1?

Isso ainda não sabemos. No caso do Windows 10 for Desktop essa opção fica disponível por 1 mês após o upgrade. Quem sabe a medida seja repetida na versão mobile.

Depois desse upgrade, meu telefone continuará sendo atualizado?

Sim! Até onde o hardware dele suportar ou até onde a Microsoft assim desejar. Ou quem sabe a OEM do seu aparelho, caso ele nãos seja um Lumia.

Há alguma forma de forçar o update?

Até o momento não conhecemos nenhuma nem recomendados fazer isso.