Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Que tal testar se sua máquina está realmente protegida contra os famosos ataques de Ransomware? Mas, antes de tudo, você sabe o que é um Ransomware?

Ransomware é um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido, caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados. De acordo com um relatório da Cisco, ele domina o mercado de ameaças digitais e é o tipo de malware mais rentável da história.. O primeiro relato documental deste tipo de ataque foi em 2005 nos Estados Unidos.

Um exemplo deste tipo de malware é o Arhiveus-A, que compacta arquivos no computador da vítima em um pacote criptografado. Em seguida informa que os arquivos somente poderão ser recuperados com o uso de uma chave difícil de ser quebrada, geralmente de 30 dígitos, que a vítima receberá após efetuar sua compra em um site do atacante. Trata-se de um golpe ou de fato uma ação extorsiva pois esse tipo de hacker (crackers), mesmo após o pagamento do resgate, pode ou não fornecer a chave para descriptografar os arquivos.

Diferentemente dos trojans, os ransomwares não permitem acesso externo ao computador infectado. A maioria é criada com propósitos comerciais. São geralmente, e com certa facilidade, detectados por antivírus, pois costumam gerar arquivos criptografados de grande tamanho, embora alguns possuam opções que escolhem inteligentemente quais pastas criptografar ou, então, permitem que o atacante escolha quais as pastas de interesse.

Viu como a coisa é seria? Pensando nisso, você pode instalar em seu PC o RanSim Ransomware Simulator, que nada mais é do que um simulador de ataques do tipo Ransomware.

Tudo é feito apenas de forma simulada e o utilitário não modifica nenhum arquivo do usuário e é perfeitamente seguro. Depois da conclusão dos testes, ele mostrará quais arquivos teriam sido criptografados se fosse um ataque verdadeiro.