Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Claro que o nome desse aparelho não é Surface Pro da Panasonic, mas, pelo menos o conceito de híbrido está bem presente nesse super, ultra, mega resistente laptop da Panasonic.

O Toughbook 33 da Panasonic é um híbrido de laptop e tablet que vem com o Windows 10 Pro e um hardware de respeito. Ele tem foco no mercado corporativo, mas bem que cairia bem na mesa daquelas pessoas bem desastradas, isso porque o dispositivo é resistente a quedas, arranhões, água e poeira. Seu chassi é feito de uma liga especial de Magnésio e está pronto para resistir as condições climáticas mais severas. Pessoas que trabalham em locais inóspitos, sujos e insalubres adorariam uma máquina dessas e aqui podemos incluir até os militares. Ele conta certificação ‘MIL-STD-810G’ e o tradicional ‘IP65’.

Por dentro ele também é poderoso, já que pode vir equipado com os novos processadores de 7ª geração da Intel, como o i5-7300U de 2.6 GHz ou i7-7600U, mais potente. Sua tela de 12 polegadas possui formato 3:2 e resolução de 2160×1440 pixels. A Panasonic diz que ela tem até 15% mais brilho do que a dos seus concorrentes da mesma categoria. Há opções com 8 e 16GB de RAM e SSD de 256 ou 512GB para guardar todos os seus arquivos com segurança e velocidade.

De extras podemos destacar os seguintes pontos:

  • Ele conta com duas câmeras: a da frente é compatível com o Windows Hello, enquanto a traseira de 8MP tem até led flash
  • Sua bateria oferece até 20 horas de autonomia (10 horas cada bateria) graças ao módulo dublo de baterias intercambiáveis
  • Versões compatíveis com redes 4G LTE-Advanced e GPS estão disponíveis
  • Ele vem com o Windows 10 Pro, porém, a Panasonic oferece o downgrade para o Windows 7 Professional de graça. Medida essa que deve mirar empresas que usam softwares proprietários que ainda não foram atualizados para o Windows 10

Ele vem com dezenas de portas de todos os tipos e formatos que você imaginar, tal como: USB 2.0, USB 3.0, ethernet, LAN, Serial, VGA, leitor de cartões SD, HDMI, headset de 3,5mm, entrada para base de apoio, antena wi-fi dupla, sem falar nas possibilidades de expansões. Ele possui uma dock station que expande ainda mais suas possibilidades de conexão. Sendo ele um híbrido, tais portas estão presentes tanto no formato laptop, quando o teclado está acoplado, como no modo tablet, quando o usuário pega apenas a tela em si. Tem até um dock especialmente projetado para ser usado em veículos…

Enfim, o aparelho é resistente, poderoso e versátil. Sem dúvida suas possibilidades de uso são diversas, uma pena que seu peso e medidas inviabilizem seu uso no cotidiano de um usuário comum, dado o fato dele pesar 2,76Kg (todo o conjunto) e por ele ter 46mm de espessura quando fechado junto como teclado.

O preço? A bagatela de U$ 3.649, algo em torno de R$ 12.200. Se apegando ao raciocínio de que estamos falando de um aparelho pensado para trabalhos pesados, o preço não é tão ruim para uma empresa pagar.

Também é da Panasonic o ToughPad FZ-F1 com Windows 10 Mobile. Ele é um dispositivo extremamente difícil de quebrar e que pode lidar com quedas, água, altas e baixas temperaturas, bateria de longa duração, acessórios e outras qualidades. Veja mais detalhes sobre ele aqui.