Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Como as coisas hoje são diferentes… há cerca de 8 anos a Nokia era a líder mundial do mercado de smartphones.  A quantidade e variedade de modelos era gigantesca, com modelos inusitados, como o Nokia N-Cage, especialmente desenvolvidos para jogos, e o poderoso Nokia N95, que contava com um mecanismo deslizante para cima e para baixo com funções diferenciadas.

Nokia Lumia 930 VS Nokia N95

Alguém ai pode discordar que um smartphone com 64MB de memória RAM, como o N95-1, não pode ser chamado de poderoso, mas, deixa eu te lembrar uma coisa… o N95 rodava qualquer aplicativo ou jogo de sua época e outros que nem todos os demais celulares do planeta rodavam. Em 2007 ter um Nokia N95 era o mesmo que ter um iPhone 6 hoje. Tanto era status como também era um excelente aparelho. A única diferença é que o N95 não custava um rim e uma córnea, como é o caso do top de linha da Apple.

Mas, como será que podemos comparar esse “pequeno gigante” com seu primo próximo, o Lumia 930? Pela imagem acima vemos por que chamamos o N95 de pequeno gigante, já que perto do L930 ele parece um minicelular.

A diferença gritante é vista logo de cara, que é no tamanho da tela de ambos. São 2,6 polegadas com 240 x 320 pixels de resolução contra 5 polegadas com 1080 x 1920 pixels de resolução. Se fôssemos falar de ppi, pelo amor de Deus… seria um estrago, então, vamos adiante.

Nokia N95 Symbian

Falando de processamento, o N95 usava um Dual ARM 11 de 332Mhz de velocidade. Comparado com o Quad-Core de 2.2GHz Krait 400 do Lumia 930, hoje temos mais poder de processamento nas mãos do que em muitos Notebook da época, quanto mais se comparado ao do N95.

Mas, se alguém ai pensa que em tudo o Nokia N95 perde para o L930 está muito enganado. Dada suas devidas proporções, a câmera do N95 ainda faz a frente em muitas situações, assim como a do seu primo com Windows Phone. Com seus 5MP de resolução, lentes Carl Zeiss, Led Flash, Auto Focus, com capacidade para gravar vídeos a 480p a 30fps, é um baita conjunto óptico para algo lançado em 2007. Claro que as lentes ZEISS do Lumia 930 com seus incríveis 20MP de resolução, mais a tecnologia PureView capaz de capturar vídeos em 4K são incríveis, mas, se você sair por ai tirando fotos com um Nokia N95 o resultado será bem satisfatório.

Camera Nokia Lumia N95 930

Além disso, na questão conectividade ambos são bem completos. Bluetooth, Wi-Fi, 3G, entrada MiniUSB, TV-Out, tinha até Push to talk… isso tudo é do N95, para quem ainda não percebeu. A questão é memória? O N95 chegou a ganhar uma versão com 8GB de memória interna, capacidade hoje ainda considerada a ideal para um smartphone mid-end. O Lumia 930 vem com 32GB, mas para 2015 é aceitável e até normal.

Lumia 930 especificações completas windows phone 81

Dizemos que eles são primos por que eles não compartilham do mesmo sistema operacional. O N95 rodava em seu lançamento o Symbian OS 9.2, S60 rel. 3.1, enquanto o Lumia 930 foi lançado com o Windows Phone 8.1 Update 1. O Symbian era um sistema operacional proprietário da Nokia, que inclusive ganhou uma loja própria depois. O bom mesmo é que dava para instalar joguinhos e apps java no N95 facilmente.

Além de compartilhar a marca Nokia nas costas, ambos compartilham do mesmo acabamento de qualidade em todos os sentidos, e é por isso que sabemos que muitos ainda têm o Nokia N95 como celular principal tanto aqui no Brasil, como em muitos outros lugares.

A única lástima aqui é que o Lumia 930 ainda não alcançou a popularidade do seu primo mais velho. Já a lástima do N95 foi ter perdido terreno para o primeiro iPhone lançado pela Apple.

E então, o que achou dessas maravilhas modernas da Nokia, cada qual em sua época de glória?