Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A briga entre os motoristas do Uber e os taxistas comuns continua pelo mundo a fora e aqui no Brasil. Na verdade ela vem piorando cada vez mais, partindo inclusive para atos violentos e sem controle. A coisa deve piorar ainda mais agora que o gerente geral do Uber para a América Latina, Andrew MacDonald, confirmou ao UOL que eles devem expandir os serviços do aplicativo para as regiões norte e nordeste do Brasil até o final de 2016.

Antiga logo do Uber a esquerda, e sua nova logo a direita

Antiga logo do Uber a esquerda, e sua nova logo a direita

Andrew foi ainda mais longe, revelando que atualmente o Uber conta com cerca de 10 mil motoristas cadastrados que operam em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Campinas e Goiânia, mas que a meta é que esse número chegue aos 60 mil até o final deste ano e muito mais cidades sejam atendidas pelo serviço.

As cidades com pelo menos 1 milhão de habitantes serão o foco da expansão, sendo assim, Manaus, Recife, Palmas, Salvador, Maceió, João Pessoa, Fortaleza, e tantas outras grandes capitais do norte e nordeste estarão aptas a receber o suporte do APP. Ao mesmo tempo que chega o suporte, serão abertas milhares de vagas para motoristas interessados em trabalhar com o Uber, e sem dúvida não faltarão candidatos. Quem não vai gostar nem um pouco disso são os taxistas dessas regiões.

Para quem não lembra dessa história toda ou mesmo não conhece o Uber, ele é um serviço que lhe possibilita pedir por um motorista particular por meio de um aplicativo de celular. Entre as vantagens do serviço estão:

  • Maior qualidade dos carros;
  • Motoristas cadastrados que são submetidos a um rigoroso processo seletivo, que leva em conta seus antecedentes criminais, por exemplo, e também suas avaliações feitas pelos próprios usuários dentro do APP;
  • Controle de rota por meio de outros APPs, como o Waze, evitando assim ser enganado pelos espertinho que aumentam sua rota para faturar mais;
  • Tarifas por vezes menores que as cobradas pelo taxistas;
  • Não cobrança de taxas por mudança de município ou aeroportos;
  • Facilidade e segurança no uso por meio do pagamento eletrônico da corrida com cartões de crédito dentro do próprio APP.
Screen shots do APP do Uber para o Windows Phone

Screen shots do APP do Uber para o Windows Phone

Os taxistas tem “raiva” do Uber por eles consideram o serviço ilegal pelo fato de não haver regulamentação para seu funcionamento no país, entre outras coisas, como o fato dos motoristas não fazerem parte de nenhuma categoria de sindicato ou algo do gênero.

Protesto de taxista contra  o Uber no Rio de Janeiro em 2015

Protesto de taxista contra o Uber no Rio de Janeiro em 2015

Do outro lado, do lado dos motoristas do Uber, eles afirmam que toda a implicância dos taxistas deve-se única e exclusivamente ao fato deles não quererem melhorar a qualidade dos seus serviços, oferecendo as mesmas “regalias” oferecidas pelo Uber e seus drivers, como carros melhores, com mais conforto, tarifas menores e maior confiabilidade nas rotas, gerando um medo de uma concorrência a altura. Nas redes sociais a briga é tão feia quanto nas ruas. Em outros países a polêmica é a mesma.

Claro que APPs como o 99taxi ou o Easy Taxi oferecem um serviço extremamente semelhante ao do Uber, porém, a quem prefira os carros pretos sem pena nem dó.

Fontes: bit.blog