Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

A Sony lançou o PlayStation 5, sucessor do console mais popular do mundo. Dessa forma, duas versões do PS5 estão disponíveis no lançamento: um modelo padrão e uma edição totalmente digital sem unidade de disco. Portanto, pensando nisso, hoje fizemos o review (Design, potência, controlador…) completo do PS5.

PS4 Slim vs PS4 Pro: entenda a diferença dos consoles!

Mais de 114 milhões de consoles PS4 foram vendidos desde 2013. Isso tornou ele o console mais popular de sua geração e o quarto console mais vendido de todos os tempos, atrás do Game Boy, do Nintendo DS e do PS2.

A Sony disse que vendeu mais consoles PS5 nas primeiras 12 horas de pré-venda do que consoles PS4 em 12 semanas. Portanto, isso reflete no quão popular a marca PlayStation se tornou. Como sucessor do PS4, o PS5 provavelmente se tornará o padrão pelo qual julgamos o que é um jogo de “próxima geração”. 

Sabemos que o PS5 pode reproduzir até 8K, tem uma unidade de estado sólido (SSD) e uma combinação CPU / GPU customizada, mas o que isso significa em ação? Confira a análise para saber a resposta dessa questão e de várias outras.

Especificações do PS5

PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! - Foto: IGN
PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! – Foto: IGN
  • Dimensões:  390 mm x 104 mm x 260 mm (largura x altura x profundidade). No entanto, vale lembrar que não inclui a projeção maior, nem a base;
  • Peso:  4.5kg;
  • Unidade de disco: unidade 4K Ultra HD Blu-ray (apenas edição padrão);
  • Armazenamento interno: drive NVMe de 825 GB;
  • Saída HDMI: resolução de 4K a 120 Hz com HDMI 2.1; suporte para TVs 8K, taxa de atualização variável e AMD FreeSync;
  • Portas: 1x USB-C, 3x USB 3.1, 1x Ethernet;
  • CPU: AMD Ryzen Zen 2, 8 núcleos, 16 threads a 3,5 GHz;
  • GPU: AMD Radeon RDNA 2 a 2,23 GHz, 10,3 TFlops;
  • Memória: GDDR6 16 GB, largura de banda de 44 GB / s.

Design

PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! - Foto: The Enemy
PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! – Foto: The Enemy

O design totalmente em preto e branco do PS5 parece imediatamente distinto das cores sólidas dos consoles PlayStation e Xbox que os jogadores esperam das gerações anteriores. Além disso, o tamanho do PS5 também o diferencia – no modo vertical, é um dos maiores consoles domésticos já lançado, com 406 mm de altura.

Dessa forma, você pode configurar o PS5 horizontalmente, mas você ainda precisará sentá-lo na base para se certificar de que está posicionado corretamente devido à ligeira inclinação na parte externa do PS5. O console deve caber na maioria das prateleiras sem problemas no modo horizontal, mas se você planeja manter o console em sua mesa ou instalá-lo na parede, pode ser necessário encontrar uma outra solução.

Apesar de seu tamanho, o PS5 parece uma peça de hardware habilmente trabalhada. Portanto, pequenos detalhes demonstram a atenção da Sony ao cuidado, como o logotipo do PlayStation gravado em um canto do “shell” do PS5 e um conjunto de ícones de botão do PlayStation que indicam onde colocar o suporte. Os proprietários de longa data do PS4 podem se alegrar sabendo que os ventiladores do PS5 são silenciosos, graças ao case que fornece bastante fluxo de ar.

Além disso, a porta USB-C também parece uma adição importante, pois pode permitir dispositivos externos mais rápidos, como discos rígidos ou um fone de ouvido PlayStation VR atualizado.

Gráficos

PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! - Foto: BI
PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! – Foto: BI

Os gráficos são geralmente a marca registrada dos consoles de próxima geração, e o PS5 não decepciona. O PS5 foi feito para rodar a maioria dos jogos em resolução 4K. Portanto, isso é quatro vezes o tamanho de renderização que o PS4 padrão é capaz. O PS4 Pro pode rodar jogos em 4K também, mas não consegue se igualar à taxa de atualização de 120 Hz do PS5. Além disso, o poder de processamento do PS5 se supera quando se trata de recursos visuais aprimorados como “traçado de raio”.

“Spider-Man: Miles Morales” é um dos jogos mais lindos da história e bem acima da maioria dos jogos da geração passada. Dessa forma, o PS5 faz um trabalho incrível capturando todos os movimentos dinâmicos do Homem-Aranha sem sacrificar os detalhes nítidos de seus arredores em Nova York. Os poderes elétricos de Miles fazem um trabalho maravilhoso demonstrando os efeitos avançados de rastreamento de raios que o PS5 é capaz. Embora “Miles Morales” esteja disponível no PS4, no console antigo ele terá uma taxa de quadros mais lenta, modelos de personagens e ambientes menos detalhados e nenhum traçado de raio.

O potencial gráfico do PS5 é tão alto que muitos jogadores não terão uma TV nova o suficiente para fazer uso de todos os recursos. A resolução mais alta do PS5 (8K) e a taxa de atualização mais alta (120 Hz) só são possíveis em monitores compatíveis com HDMI 2.1. Além disso, a resolução de 8K também exigirá uma TV de 8K, embora nenhum jogo ofereça esse recurso atualmente.  Da mesma forma, o PS5 oferece suporte a alta faixa dinâmica (HDR), taxa de atualização variável (VRR) e AMD FreeSync, mas apenas em TVs selecionadas.

A unidade de estado sólido NVMe

PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! - Foto: BI
PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! – Foto: BI

A maior atualização da Sony no PS5 é uma unidade de estado sólido (SSD) NVMe de 825 GB. Dessa forma, ela melhora a velocidade de transferência de dados em cerca de 100 vezes em comparação com o PS4. Isso pode soar como um número inventado, mas a unidade NVMe realmente faz muito uma diferença, reduzindo as cargas de um minuto para apenas alguns segundos no jogo e os downloads de uma hora para uma fração do tempo.

Pode não parecer tão legal, mas a substituição da unidade é uma virada de jogo maior do que o suporte do PS5 para reprodução de 8K, rastreamento de raio ou taxa de atualização de 120Hz. A atualização no drive mudará completamente sua experiência de jogo, já que as calmarias na ação são reduzidas por cargas extremamente rápidas e atualizações que perdem tempo são concluídas em questão de segundos em vez de desperdiçar seu precioso tempo de jogo.

A Sony diz que você será capaz de atualizar o drive NVMe no futuro. Mas por enquanto nenhum dos outros drives NVMe no mercado pode rodar rápido o suficiente para funcionar com o PS5.

Desempenho

PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! - Foto: BI
PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! – Foto: BI

Para alguém que conseguiu cinco anos completos de serviço no PS4, o PS5 oferece um grande salto de qualidade. Dessa forma, os jogos do PS4 no início deste ano, como “Final Fantasy VII Remake”, parecem visivelmente mais nítidos e rodam significativamente mais rápido no PS5.

Revisitar Manhattan em “Spider-Man: Miles Morales” ajuda a demonstrar como os tempos de carregamento são mais rápidos. Dessa forma, as sequências de viagens rápidas e a maioria das telas de carregamento levam apenas alguns minutos em comparação com “Spider-Man” no PS4. O disco rígido atualizado ainda permite que o Homem-Aranha passeie pela cidade em velocidades mais rápidas devido a ambientes de carregamento mais rápidos. Além disso, vale lembrar que a Sony usou uma demonstração técnica de “Spider-Man” para demonstrar o poder do PS5 aos acionistas em 2019.

Graças à CPU aprimorada e ao drive NVMe, as ações básicas no PS5 são muito mais responsivas em geral. Dessa forma, alternar entre jogos, instalar atualizações e transferir arquivos parecem tarefas muito mais fáceis quando comparadas à interface relativamente desatualizada do PS4, embora muitas das opções do menu são as mesmas.

Interface

PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! - Foto: BI
PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! – Foto: BI

A tela inicial do PS5 é visivelmente diferente do PS4, com o menu XMB usando ícones significativamente menores e com gráficos maiores para preencher a tela. A navegação se move na “velocidade da luz” em comparação com o PS4, com o botão PlayStation do controlador acessando um menu rápido para opções comuns.

Notavelmente, os jogos e a mídia estão em páginas diferentes na tela inicial do  PS5. Inclusive, vale lembrar que o PS4 carecia de uma distinção visual clara entre jogos e aplicativos de mídia. O PS5 continua a suportar a maioria das principais plataformas de streaming, embora o aplicativo HBO Max não pareça estar disponível ainda.

Quando chamado, o menu do PlayStation também mostrará um conjunto de cartões de atividades para os jogos que você está jogando no momento. Os cartões de atividades apontam para atividades específicas, acompanham seu progresso, fornecem notícias e mostram as capturas de tela tiradas recentemente. Os ícones das cartas são um pouco grandes e não há uma opção de desligá-los, mas eles nunca parecem um obstáculo.

A Sony forneceu uma opção para permitir que você transfira dados do seu PS4 diretamente para o seu PS5. No entanto, infelizmente nem todos os dados salvos serão transferidos entre a versão PS4 e PS5 de um jogo. Você terá que verificar jogo por jogo, mas espero que a Sony ajude a simplificar esse processo no futuro.

Jogos

PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! – Foto: BI

Os lançamentos de console geralmente são marcados por um punhado de jogos exclusivos que só podem ser reproduzidos no novo hardware. No entanto, a Sony está mudando um pouco a fórmula para o PS5 . Dois dos três jogos que a Sony está lançando junto com o PS5, “Spider-Man: Miles Morales” e “Sackboy: A Big Adventure”, também serão jogáveis ??no PS4, embora os jogadores possam esperar gráficos um pouco piores e tempos de carregamento muito mais longos.

Até agora, apenas “Demon’s Souls” pode ser chamado de um verdadeiro exclusivo do PS5, pois não estará disponível para PS4, PC ou Xbox. Outro lançamento de 2021 da Sony, “Horizon Forbidden West”, também deve chegar para os proprietários de PS4.

As exclusividades da Sony

PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! – Foto: TT

As exclusividades da Sony ajudam a dar ao PlayStation sua identidade como a casa dos jogos de console premium, e a Sony está apostando que o PS5 oferece um salto grande o suficiente em desempenho para fazer com que os proprietários de PS4 dedicados invistam em um hardware premium para a melhor experiência possível. 

Exclusivos da Sony, como “Demon’s Souls”, mostram o poder do PS5, enquanto lançamentos multiplataforma, como “Spider-Man: Miles Morales”, demonstram a diferença de qualidade entre o PS4 e o PS5.

Para ajudar a suavizar o negócio, os proprietários de PS5 que assinam o serviço online PlayStation Plus da Sony terão acesso automático a mais de uma dúzia de jogos PS4 de sucesso para jogar em seu novo console.

A coleção PS Plus apresenta exclusividades da Sony, como “God of War”, “The Last of Us Remastered” e “Bloodborne”, bem como lançamentos de terceiros, como “Batman: Arkham Knight” e “Resident Evil 7”. Algumas das escolhas podem não ser empolgantes se você passou muito tempo jogando PS4, mas os jogadores que estão pegando seu primeiro PlayStation ficarão mais do que satisfeitos com esta coleção básica.

Além disso, existem mais alguns títulos PS5 exclusivos com lançamento previsto para 2021, mas poucos deles revelaram detalhes suficientes para justificar o gasto em um novo console.

Controlador

PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! – Foto: BI

O novo controlador DualSense é um dos maiores argumentos de venda da Sony para o hardware do PS5. O DualSense apresenta tecnologia de gatilho adaptável que permite aos desenvolvedores controlar a quantidade de tensão que os jogadores sentem quando pressionam os botões traseiros e feedback tátil que permite uma ampla gama de efeitos de ruído dentro do controlador.  Portanto, esses recursos têm o objetivo de criar uma experiência imersiva em que os jogadores possam sentir com precisão o recuo ao puxar o gatilho de uma arma ou sentir a tensão de um arco ao mirar.

Todos os recursos do DualSense são colocados em um uso fantástico no “Astro’s Playroom”, um pequeno jogo que vem pré-instalado no PSlayStation 5. No entanto, os outros jogos ainda não enfatizaram tanto os recursos do DualSense.

Além dos recursos especiais do DualSense, ele adota a popular porta de carregamento USB-C e elimina a barra de luz colorida do controlador DualShock do PS4. Em vez disso, o touch pad no centro do controlador DualSense é cercado por uma luz mais sutil que muda de cor. Finalmente, a bateria recarregável do controlador dura cerca de 20 horas de tempo de jogo.

O controle DualSense certamente supera o controle padrão do Xbox graças à sua bateria recarregável e recursos de feedback aprimorados.

O resultado final

PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! – Foto: BI

O PS5 cumpre a promessa da Sony de um console de próxima geração com uma máquina poderosa e chamativa que contará com grandes exclusivos para provar seu valor. Exclusivos da Sony, como “God of War”, “Spider-Man” e “The Last of Us”, tornaram o PS4 um destino para jogos premium. Dessa forma, estamos muito ansiosos por mais jogos, como “Demon’s Souls”, que demonstram por que os jogadores devem investir em um PS5.

No geral, o PS5 representa uma evolução bem-vinda na experiência do PlayStation e uma grande atualização no desempenho, mas a falta de novos jogos impressionantes reflete o quão difícil é mostrar inovação à medida que a indústria de console avança.

Você deveria comprar?

PS5 design: confira a análise completa da nova geração do PS! – Foto: UOL

Por enquanto, o PS5 é provavelmente o mais adequado para jogadores que usam seu console diariamente e precisam absolutamente do melhor em desempenho. A maioria dos próximos jogos PS5 também funcionam no PS4. Além disso, muitos jogadores não têm o hardware necessário para usar a saída 4K e 120Hz do PS5.

Dito isso, aqueles que comprarem um PS5 no lançamento podem esperar por alguns títulos de lançamento incríveis em “Miles Morales” e “Demon’s Souls”, e a atualização nos gráficos e no desempenho de carregamento ainda fará com que os jogos PS4 antigos pareçam novos até que mais títulos sejam apenas para a próxima geração.

Qual modelo você deve comprar?

A maioria dos primeiros usuários provavelmente deve optar pelo PS5  padrão, já que você precisará do drive Blu-ray para jogar qualquer jogo físico do PS4 que tenha em sua coleção.

Se você não está interessado na reprodução de Blu-ray 4K e está chegando ao PS5 sem uma coleção de discos de PS4, o console totalmente digital deve servir, já que os novos jogos PS5 em disco precisam ser instalados de qualquer maneira.

Prós: potência e desempenho de ponta, drive NVMe de última geração, grande biblioteca de clássicos e futuros exclusivos para o PlayStation.

Contras: o console é grande, um pouco estranho visualmente, poucos exclusivos para atualizar se você já tem o PS4, os recursos de alta qualidade requerem o hardware de TV mais recente, a transferência de dados / jogos do PS4 deve ser mais fácil

Gostou? O que achou? Deixe seu comentário. Além disso, não se esqueça de entrar no nosso grupo do Telegram. Basta clicar em “Canal do Telegram” que está localizado no canto superior direito da página!