Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Aplicativos construídos em Silverlight podem ficar sem suporte na nova versão do Windows Mobile que vem sendo preparada pela Microsoft (segundo rumores). Exemplos de aplicativos desse tipo são todos aqueles desenvolvidos para o Windows Phone 8.0, como WhatsApp, Slack e muitos outros. No caso o Windows Phone 8.1 já conta com suporte as APIs universais.

Graças a uma captura de tela por pelo @ gus33000 no Twitter, agora podemos ver que a Microsoft já desenvolveu um popup temporário para quando um usuário tenta abrir um aplicativo Silverlight em uma compilação que não o suporta. O popup diz que “os aplicativos Silverlight não são mais suportados nesta versão do Windows”.O que pode significar que quando a Microsoft estiver pronta para iniciar sua próxima tentativa com o Windows Mobile, aplicativos mais antigos, como o atual WhatsApp e Slack, não funcionarão nela.

Lendo os dois primeiros parágrafos deste post pode parecer uma péssima notícia, porém, tenha em mente que a Microsoft não usa mais o Silverlight em praticamente nada. É uma linguagem antiga, ultrapassada e que cedo ou tarde seria deixada para trás, então, a ideia seria foco total nos UWP, aplicativos universais do Windows.

Pensando pelo lado dos desenvolvedores, eles serão forçados a migrar suas aplicações para a plataforma universal ou serem deixados para trás. Todos já sabemos das vantagens de ter um UWP na loja, já que, no mínimo, o desenvolvedor terá cerca de 500 milhões de dispositivos com acesso a loja e que já rodam o Windows 10, então, se fosse você já teria migrado o App faz tempo…

O fim desse suporte possivelmente também deve coincidir com o fim do suporte oficial ao Windows Phone 8.1, que acontecerá no dia 11 do próximo mês, sendo assim, essa é uma manobra já esperada.

Antes que alguém pergunte, quem não suportará a atual versão do WhatsApp será a nova versão do Windows 10 Mobile. Nas versões antigas tudo continuará funcionando normalmente. A título de conhecimento, o WhatsApp continua funcionando até hoje no Windows Phone 7.8, então, eles podem criar um novo UWP sem retirar o antigo App construído em Silverlight da Windows Store.

Fonte: Windows Central