Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Alguém ai já ouviu falar do Projeto Zanzibar da Microsoft? Caso não, fique tranquilo, pois a grande maioria de nós nunca ouviu falar nesse nome esquisito, no entanto, é bom você saber de uma coisa… esse projeto pode revolucionar a indústria de brinquedos e mais…

Esse tal projeto está contido na atual visão da Microsoft relacionada a Realidade Mista, essa que tem como principal ideia aproximar o mundo real do virtual. A proposta do Zanzibar é justamente essa… fazer com que os brinquedos infantis (e até mesmo os mais adultos, como jogos de tabuleiro), ganhem “vida” por meio de uma nova interação digital.

Assista o vídeo a seguir antes de irmos adiante para que você possa entender o conceito.

Em sua descrição mais básica, o projeto Zanzibar é um tipo de esteira física que permite a interface com um computador ou tablet através da mistura de um campo tátil e realidade mista. Isso abre uma variedade de cenários em que você pode usar objetos diferentes e toque para jogar jogos ou trazer brinquedos físicos para o mundo digital. Falando de uma forma mais técnica, o Zanzibar é uma plataforma completamente nova de sensoriamento sob a forma de um tapete flexível, portátil que tem a capacidade de localizar, “sentir” e se comunicar com objetos bem como sentir o toque do usuário. O projeto combina o sensoriamento capacitivo juntamente com um campo de comunicação (NFC), permitindo simultaneamente o suporte a gestos multi touch e a manipulação de objetivos físicos.

É possível prever uma serie de aplicações para o Zanzibar, desde brinquedos infantis a ferramentas de trabalho, como projetos de arquitetura, paisagismos e muito mais.

Este é mais um projeto que sai das entranhas da Microsoft Research, que é um departamento da empresa voltado para inovações tecnológicas. Sem dúvida será de lá que sairão tecnologias que mudaram nossa forma de interagir com a tecnologia.

Essa tecnologia ainda não tem data para chegar no mercado, mas, já prevejo que amantes de RPG de tabuleiro ficarão enlouquecidos com a novidade.