Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Antes de falarmos da novidade de hoje, vamos lembrar o que é o Projeto xCloud… ele é uma jornada que começou há vários anos e os testes públicos devem começar ainda em 2019. Seu principal propósito é fornecer uma experiência gamer semelhante a de um console, só que em seus dispositivos portáteis, via streaming de jogos, ou seja, via Nuvem, pela internet.

O streaming de jogos em nuvem é um desafio complexo e multifacetado. Ao contrário de outras formas de entretenimento digital, os jogos são experiências interativas que mudam dinamicamente com base na entrada do jogador. Oferecer uma experiência de alta qualidade em diversos dispositivos deve levar em conta diferentes obstáculos, como vídeos de baixa latência transmitidos remotamente e suporte a uma grande rede de vários usuários. Além de resolver a latência, outras considerações importantes apoiam a fidelidade gráfica e as taxas de quadros que preservam as intenções originais do artista e o tipo de entrada que um jogador tem disponível.

O projeto é super promissor, mesmo sabendo que ainda vai demorar bastante para usufruir do serviço com qualidade aqui no Brasil, dada a baixa qualidade da banda larga brasileira e de suas redes móveis.

A novidade de hoje é que ficamos sabendo que todos os jogos digitais do Xbox One terão suporte garantido no xCloud.

“O Project xCloud permitirá que os jogos nativos do seu console passem por nossos servidores de jogo e clientes de streaming hospedados no Azure. Qualquer jogo nativo para o console atualmente disponível na Microsoft Store para o Xbox será capaz de ser transmitido para um dispositivo móvel. 

O Project xCloud é uma plataforma aberta com uma experiência de design de usuário do cliente personalizável, onde o streaming começa com os desenvolvedores de jogos do Xbox, não tendo que modificar uma única linha de código de jogo existente. Esta conversa … aprofundará a forma como os jogos com reconhecimento de nuvem construídos com o kit de desenvolvimento de software do Project xCloud ajudará os jogos a se adaptarem para dispositivos móveis através dos mesmos gráficos e paradigmas de entrada que o desenvolvimento nativo do console. Você também aprenderá sobre a nova camada de micros-serviços que permite personalização, como vidro e entrada de toque, quando um controlador de jogo não estiver disponível, tudo fora do jogo.”

Resultado de imagem para GDC 2019

Esse texto foi retirado de um resumo de uma palestra que está agendada para ocorrer durante o #GDC2019. Um dos responsáveis pelo texto é o Gus Apostol, gerente principal do programa, equipe Xbox, Microsoft.

Além dessa grande novidade, a Microsoft deve usar o palco da  Game Developers Conference 2019 (#GDC2019) para falar mais sobre seus ambiciosos planos multiplataforma por meio dos quais eles pretendem levar a Xbox Live para outros consoles concorrentes. 

Fonte > windowscentral