Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

windows bridge project iOS App for windows

O Microsoft Bridge é um macro-projeto que tem como principal finalidade fornecer ferramentas para que DEVs de todas as plataformas possam portar seus APPS para o Windows 10, mesmo que esses tenham sido construídos em diferentes linguagens de programação. Dentro do Microsoft Bridge nós temos sub-projetos, são eles:

Os mais interessantes deles são o Project Islandwood, que serve para portar APPs do iOS para o Windows 10 Mobile e Desktop reaproveitando uma boa parte do código original dos APPs para iPhones e iPads, que são construídos em Objetive-C, e o Centennial, já que hoje existem milhares de aplicações win32 e todos podem um dia chegar na loja.

Tudo isso tem como principal objetivo aumentar consideravelmente o número e a qualidade dos APPs e jogos disponíveis na Windows Store. Todos esses projetos permitem ao desenvolvedor aproveitar boa parte do código original de sua criação para torná-la um aplicativo universal do Windows (UWP), para que o mesmo funcione em PCs, Tablets, Smartphone, Xbox One e até mesmo no Hololens, todos com Windows 10.

Video portanto apps do Android para o WIndows Phone

Um pouco diferente dos demais, o Projeto Astoria tinha um “q” a mais, porém, que deixou muita gente incomodada… o Projeto Astoria trouxe para o Windows 10 um tipo de subsistema que rodava dentro do Windows 10 e que servia para emular APPs Android dentro do sistema. Por meses algumas build da versão preview do S.O. vierem com esse subsistema, contudo, posteriormente ele simplesmente sumiu. O engraçado foi que depois que ele foi retirado tudo voltou a funcionar muito melhor.

Bem, agora é oficial e a ponte do Android para o Windows, ou Projeto Astoria, está oficialmente encerrado. A microsoft avisou que vai focar no Projeto Islandwood e no Xamarin. Ambos são bem interessante:

  • O Projeto Islandwood porque sabemos que os melhores e mais bem elaborados APPs estão na App Store para o iOS, então, Islandwood vai trazer o que há de melhor no mercado para a Windows Store.
A King é uma das empresas desenvolvedoras que já fez uso da Ponte para o iOS. Todos os jogos da serie Candy Crush foram portados por ela.

A King é uma das empresas desenvolvedoras que já fez uso da Ponte para o iOS. Todos os jogos da serie Candy Crush foram portados por ela.

  • O Xamarin é um projeto ainda maior, pois, como muito já devem saber, estamos falando de uma cross platform que que desenvolve ferramentas para criação de aplicativos móveis para Android, iOS e Windows, com o mesmo código, permitindo o lançamento mais rápido nas três plataformas.
Com o Xamarin é possível criar aplicações para o Windows, iOS e Android ao mesmo tempo usando praticamente um único código

Com o Xamarin é possível criar aplicações para o Windows, iOS e Android ao mesmo tempo usando praticamente um único código

Tudo isso pode ser encontrado dentro do Visual Studio, que passa a ser a mais completa ferramenta para desenvolvimento de aplicativos já criada. DEVs do iOS e Android podem usar o VS mesmo que o intuito seja criar aplicações para outras plataforma não Windows.

A princípio o fim do Projeto Astoria pode parecer ruim para algumas pessoas, mas saibam que não é. O principal motivo desse postura sem dúvida tem uma enorme ligação com a compra da Xamarin pela Microsoft, e também com base nos feedbacks de quem realmente interessa nessa história toda, que são os desenvolvedores. Neste momento eles é que precisam “gostar” das novidades. Eles gostando, veremos os APPs na loja e todo mundo fica feliz.

[Atualizado] O Projeto Astoria foi encerrado, mas não o Projeto Bridge que facilita a vida de quem quer portar seu APP do Android para  Windows 10. O desenvolvedor Android, poderá utilizar-se inicialmente da ferramenta disponível pelo Google J2Objc para transcrever seu código Java para Objective C e depois trazer esse código reescrito para o Visual Studio utilizando o Projeto Islandwood e oferecer um aplicativo universal para Windows. A Microsoft já se comprometeu a disponibilizar sua própria ferramenta para transcrição de códigos Java, Jata to Objective C++, futuramente além da já disponível ferramenta com o mesmo intuito Universal. Tecnicamente, a ferramenta foi encerrada, mas a oportunidade para os programadores Android-Java não!

Fontes: Windows Blog 

Obg ao Márcio Viana pela ajuda 😉