Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Quando dizíamos que o Satya Nadella e a Microsoft estavam criando tendências com Windows 10 muita gente disse que o Android sim era o futuro, e que esse treco de universalização de sistemas operacionais nunca vingaria, afinal, não faz sentido rodar o mesmo S.O. de um PC num celular e vice-versa… bem, até a Google discorda de você e pensando nisso eles estão desenvolvendo o Fuchsia, um sistema operacional universal pensado para rodar em múltiplos dispositivos, como PCs, Tablets e Smartphones.

Fuchsia Google

Fuchsia (que é o nome de uma cor e também de uma flor conhecida como brinco-de-princesa) é um S.O. diferente do Android e do Chrome OS especialmente porque seu código fonte não seria baseado no kernel do Linux, tal como os dois sistemas atuais da Google. Sua nova “fonte” seria o kernel Magenta sobre o projeto LittleKernel. O Magenta seria justamente a ponte para se ter um sistema que pudesse rodar tanto em PCs, como em smartphones usando um mesmo código fonte.

Se você achou isso muito parecido com a proposta da Microsoft para o Windows 10 e o Projeto OneCore tenha certeza que não estamos falando em mera coincidência…

“Por fora” o sistema seria muito parecido com o Android 6.0 atual, o Marshmallow, isso porque a linguagem de programação visual do Fuchsia  seria muito próxima a usada no Material Design do Android. O Fuchsia ainda trará suporte às soluções gráficas OpenGL e Vulkan como base. Sabe-se também que o novo SO teria suporte para processadores com arquitetura ARM de 32-bits e 64-bits, e 64-nits para PCs.

Google_Material-Design_10-2998x1998

Se tem S.O. universal é bom a Google já ir pensando em APPs e Jogos Universais, correto? tal como os UWP do Windows… Sim! Eles precisam pensar ou numa maneira de portar os mais de 1,5K APPs e jogos da Play Store para um sistema novo, ou criar formas dos DEVs fazerem isso facilmente. Quem sabe criar uma “Google Bridge” (rsrs).

Então, a ideia seria “matar” o Android num futuro próximo? Não! num futuro próximo não! quem sabe num futuro distante, caso o Fuchsia alcance o sucesso esperado, mas por enquanto o Android continuará sendo o foco da Google, afinal, depois de suas buscas ele pode ser considerado seu segundo maior trunfo, porém, como muitos já sabem, ironicamente uma das empresas que mais lucra com o Android é a Microsoft devido as centenas de patentes usadas no S.O. do robozinho verde que pertencem a MS. Só de licenciamento de patente com o Android a Microsoft fatura mais de 2 bilhões de dólares por trimestre ano.

Não se sabe ainda quando o Fuchsia será anunciado oficialmente ainda, mas se a Microsoft e Google estão mesmo investindo em um S.O. universal, não deve demorar até a Apple de Jobs entre nessa mesma onda também. Só esperamos que ninguém suba no palco do evento da Apple para chamar isso de “super inovação” e ainda use frases do tipo: “vamos mudar a forma como as pessoas lidam com o sistema operacional… agora tudo será universal”.

Fonte: androidpit Obg ao Rogério Sarmento pela dica 😉