Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

8 milhões de APPS… tá bom pra você? Essa é a expectativa da quantidade de APPs e jogos que o Projeto Centennial pode trazer para a Windows Store. Mas, o que é esse tal Projeto Centennial?

O Projeto Centennial é um projeto inovador da Microsoft que permite o porte de programas Win32 como aplicativos universais, fazendo assim com que eles possam ser executados em diversos tipos de dispositivos com mudanças mínimas em seu código. É algo semelhante ao Projeto Islandwood, que facilita o porte de APPs do iOS para o Windows 10 em formato universal, só que com um alcance ainda maior.

Projeto Centennial

Pelo visto o primeiro jogo a chegar na Windows Store vindo desse projeto foi o recentemente lançado Rise of the Tomb Raider. Na loja ele se apresenta como um APP universal, porém, ele exige um chipset com arquitetura 64-bit e o Direct X11. No momento ele só é compatível com PCs e tem aproximadamente 26GB de tamanho. Só pelo seu “peso” já seria bem complicado uma instalação em um smartphone, mas não é só isso que impede seu download em um Windows 10 Mobile, tem mais coisas por trás.

A ideia é fazer com que esses programas Win32, que originalmente foram criados para rodar em desktops, sejam convertidos em APPS universais e adicionados a Windows Store. Como atualmente nenhum modelo de Lumia é capaz de rodar esse jogo ou os próximos vindo do tal projeto, a novidade seria restrita a uma nova geração de aparelhos que viessem com processadores de 64 bits e quem sabe com o sistema também de 64 bits.

Nada disso foi confirmado, exceto o fato de que sabemos que a Microsoft está sim em busca do aprimoramento do Windows 10 Mobile e ele muito em breve entenderá instruções em 64 bits.

Essa informação também pode servir para alimentar ainda mais o rumor sobre a linha “Surface Phone“, que poderia vir com processadores Intel e esses seriam capazes de rodar apps Win32 portados pelo Projeto Centennial.

Seria essa a grande sacada da Microsoft para o seguimento mobile? Seria o suficiente? Não vamos esquecer dos demais projetos que continuariam na ativa, como o Projeto Islandwood comentado acima.

universal-app-platform-Build-2015

Fontes: tudocelular