Clique e receba as novidades quentinhas no Telegram

Stratix 10 da Intel

A Microsoft acaba de revelar a sua plataforma proprietária de aceleração de hardware, o Project Brainwave, que promete uma Inteligência Artificial (IA) rápida e com sincronismos em tempo real com a Nuvem.

Tudo isso é graças ao novo chip da matriz de portas programáveis ??de campo Stratix 10 da Intel (FPGA). Ele pode executar tarefas de machine learning em 39,5 teraflops com menos de 1 milissegundo de latência e também pode trabalhar em múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Em outras palavras, ele pode lidar com tarefas complexas de AI, conforme elas são recebidas.

É consideravelmente mais flexível do que muitos dos seus rivais codificados. Baseia-se em um mecanismo de processamento de rede neural dinâmico “suave” que roda em chips FPGA off-the-shelf, onde os concorrentes muitas vezes precisam de sua abordagem bloqueada desde o início. Ele pode lidar com a própria estrutura de IA da Microsoft (Cognitive Toolkit), mas também pode funcionar com o TensorFlow da Google e outros sistemas. Você pode criar um sistema de aprendizagem de máquina (machine learning) da maneira que quiser e esperar que ele seja executado em tempo real, em vez de permitir que o hardware dite seus métodos.

Claro, para a surpresa de poucos, a Microsoft planeja fazer com que o Projeto Brainwave esteja disponível por meio de seus próprios serviços da nuvem, pelo Azure mais precisamente.

Não há garantias de que ele será amplamente adotado, mas é evidente que a Microsoft não quer ceder nenhum fundamento para o Google, ou Facebook e outros que estão fazendo uma grande quantidade de projetos em torno da AI. Ela está apostando no fato de que as empresas terão prazer em hospedar suas “estranhas” no Azure e eles sabem que eles terão mais controle sobre como sua IA funciona se tiverem uma plataforma própria para opera-la.

De qualquer maneira, os benefícios serão diversos e muito em breve conversar com sua assistente virtual será tão rápido e eficiente que realizar uma busca usando o método que usamos hoje, digitando no buscador, pode ficar obsoleto. As empresas contarão com ferramentas ainda mais avançadas para controlar os mais diversos processos e agora tudo em tempo real. Enfim, todos saem ganhando.

Fonte: engadget